Título: O que terá acontecido a Baby Jane?
Autor: Henry Farrel
Páginas: 320
Ano: 2019
Editora: DarkSide Book
Gênero: Horror Gótico, Ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: Sinopse: Uma boa história não envelhece jamais. É o caso de O que terá acontecido a Baby Jane?Lançado originalmente em 1960, e há décadas fora de catálogo no Brasil, era um dos livros mais pedidos pelos exigentes leitores da DarkSide® Books.
O romance de Henry Farrell, brilhantemente adaptado ao cinema em 1962, tem o mesmo toque de terror gótico e psicológico de grandes clássicos desenterrados pela editora, como Psicose (1959), de Robert Bloch, e Menina Má (1954), de William March.
O que terá acontecido a Baby Jane? conta a história das irmãs Hudson, duas mulheres de idade que vivem isoladas em uma mansão e mantêm uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa.
Resenha:
Baby Jane, uma das irmãs Hudson, era a estrela da família e isso causava inveja à sua irmã mais nova , Blanche. Porém assim que seus pais morrem, elas vão morar na casa da tia, e lá , Blanche recebe toda a atenção, se tornando assim uma estrela mirim de Hollywood.
Baby Jane já não é a mais famosa da família e isso faz com que sua inveja seja vista e percebida por pessoas de fora, essas, que tentam avisar Blanche que algo não está certo com sua irmã.
"Ela pode ser sua própria irmã, querida, sua própria carne e seu sangue, mas você tem de encarar que, no fundo, ela a odeia como veneno, e nada lhe daria mais prazer do que ver você ser castigada."
Acontece um acidente com Blanche, que a deixa paraplégica e totalmente dependente de sua irmã, Jane.
Depois de alguns anos, observamos como a interação, estranha, entre as duas irmãs que moram juntas em um casarão às custas de Blanche, que secretamente tenta vender a casa e quando Jane descobre ela começa a azucrinar a vida de sua irmã mais nova.
"Na morte também podia haver renascimento. E, então, seu olho percebeu um movimento na casa logo abaixo, e ela se inclinou para a janela novamente."
Nesse romance gótico iremos encontrar assuntos como saúde mental, assassinato, mentiras, manipulações e obsessão. É algo entre Misery de Stephen King , misturado com Psicose mas que tem sua própria identidade. Tanto que ao terminar de ler, poderia jurar que era baseado em história reais, tal foi o realismo das interações humanas descritivas pelo autor no livro.
Existe um filme baseado nesse livro que foi feito com atrizes que eram consideradas grandes rivais na vida real: Bette Davis e Joan Crawford, e dizem ser uma obra incrível que envolve vários fatos curiosos, sendo um deles a maquiagem de Baby Jane, bem pesada e caricata, que foi concebida pela própria Bette Davis e o fato de já ter filme colorido mas ele ter sido filmado em preto em branco deixando-o mais sombrio e melancólico.
Cena do filme: O que terá acontecido à Baby Jane
Ainda não assisti ao filme, mas o livro merece ser lido, afinal, a escrita do autor é bem fluída e os personagens são bem construídos ao longo da trama. Não posso falar mais pois será spoiler, mas quando puderem, leiam sim.
Ah, no livro após a historia de Baby Jane, iremos encontrar mais dois contos do autor, que são tão bons quanto a história das irmãs Blanche.
Então é isso, até a próxima.
Olá, Karla
ResponderExcluirConfesso que não costumo ler livros assim, apesar de parecer ser interessante, acho que ficaria super ansiosa lendo ele KKKKKKKKKK
Achei a capa dele bem diferente, não consigo dizer se gostei ou não.
Nem sabia que tinha o filme!
BEijos
Oi Theresa.
ExcluirEntendo como é rsrsrs.
Geralmente a capa não é algo que me faça comprar um livro, mas esse além da história me ganhou pela capa sim ^^
Sobre o filme, também não sabia e espero assistir em algum momento.
Até logo! ^^
Karla!
ResponderExcluirNão assisti o filme também, mas fiquei bem interessada pelo livro, afinal, um enredo como esse, sempre me interressa e gostaria de saber como essa história termina.
Parece um bom thriller.
cheirinhos
Rudy
Oi Rudynalva.
ExcluirSim, um thriller ótimo, do jeito que curto.^^
Sobre o filme, queria muito assistir para saber se é fiel ao livro.
Até mais !
=D
ola
ResponderExcluirque premissa heim
não sou muito de ler terror mas esse me chamou a atenção por envolver irmas ,inveja ,assassinato . Otima dica .quando puder quero ler sim
Oiii Carla
ResponderExcluirQue história diferente!! Confesso que não é o tipo de livro que costumo ler, mas achei a história bem interessante, e até fiquei com vontade de ler. Não é uma prioridade, mas quero ler também.
Bjss ^^
Um livro que quero muito ler! Está na minha wishlist há tempos, mas é muito caro.
ResponderExcluirE olha que não é o meu estilo de livro, mas é tão instigante e além disso, conheço a história dos bastidores do filme baseado o livro. O que fez meu interesse aumentar.
Pois eu afirmo com categoria: Veja o filme! rs As atuações, o enredo, a fotografia(mesmo para a época dele)são imperdíveis.
ResponderExcluirEu morro de vontade ler o livro, fora a beleza da edição da Dark(pra variar) mas por trazer essa relação mais que estranha entre as irmãs, mas tudo se encaixa em algum momento!
Quero muito ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Não fiquei muito interessada nesse livro quando a darkside o lançou mas ao passar do tempo cada vez mais curiosa pra ler essa historia, por sempre mais focado no psicologico neh e eu amoo quando as historias vai mais pra esse lado. Muito curiosa pra ler!!!
ResponderExcluirOi Karla!
ResponderExcluirTaí um livro que eu não tenho na estante nem se me pagar! Tenho pavor de bonecas e essa capa parece ser mais bizarra que a história. É meio triste quando vejo uma nota baixa para um livro da Darkside, mas eu acho que o público brasileiro superestima demais algumas histórias estrangeiras e acabam se arrependendo.
Fiquei mais interessada no filme do que no livro, a maquiagem pesada deu um ar bem terror para Bette Davis. E imagina o clima de rivais nas filmagens?
Bjim
Independente da história, da sinopse, eu sempre vou olhar para os livros dessa editora e babar muuuito! Tenho dois livros e sou apaixonada, com certeza deixam minha estante mais bonita.
ResponderExcluirAchei esses assuntos tão legais, gosto muito quando são falados nos livros, por mais que eu leia vários romances.Não conhecia o filme, nem o livro, mas parecem ser mesmo muito bons!
Olá Karla!
ResponderExcluirAs peculiaridades da relação familiar sempre dão o que falar, não é mesmo? Acho que nenhuma família é perfeita, sempre tem uma intriga, uma inveja escondida em algum lugar ou explicita como na obra. Eu nunca tinha ouvido falar do filme, apesar de ser um classico do gênero. Fiquei curiosa para saber como será o final das duas irmãs.
Beijos
Olá! Ai ai que esse é um daqueles livros que eu não me animo muito não em dar uma oportunidade, pois o medo acaba falando mais alto (risos). Seria uma daquelas leituras que me manteria acordada por uns bons dias.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirÉ uma história forte, que parece ser até difícil de digerir.
Não gosto muito de tramas nesse estilo, mas como fala sobre saúde mental, fiquei curiosa para saber que se a Jane tem algo do tipo.
bjs