O Mal Nosso de Cada Dia - Donald Ray Pollock

21 de fevereiro de 2021

Título:
O Mal nosso de cada Dia
Autor: Donald Ray Pollock
Páginas: 304
Ano: 2020
Editora: Darkside Books
Gênero: Crime, Ficção, Suspense, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Em uma cidade esquecida no interior de Ohio, a esposa de Willard Russell está à beira da morte, não importa o quanto ele beba, reze ou faça sacrifícios e oferendas. Com o passar dos anos, seu filho Arvin, uma criança negligenciada, torna-se um homem frio e cruel. Em torno deles, circula um nefasto e peculiar grupo de moradores — um insano casal de assassinos em série, um pastor que come aranhas e um xerife corrupto —, todos entrelaçados numa viciante narrativa da mais corajosa e sombria lavra americana.
Donald Ray Pollock, o novo autor da DarkSide® Books, promete causar alvoroço nos corações mais frágeis. Ele constrói, com maestria, uma trama hiper-violenta, ambientada no pós-Segunda Guerra, repleta de personagens desagradáveis em um cenário devastador, cruéis o suficiente para cometerem crimes com a casualidade de quem troca de roupa. Mas isso não é tudo. Há muito mais por trás das manchas de sangue, da avareza e da mesquinharia: o desespero e as limitações de uma cidade pequena, a frustração de seus habitantes, a síntese de quem não equilibra luz e sombra dentro de si.
O autor elabora uma narrativa tensa e profundamente perturbadora em seu primeiro romance. Pollock se insere na linhagem dos grandes contadores de histórias da América, como John Steinbeck e seu realismo, William Faulkner e Flannery O’ Connor e o magistral gótico sulista e Cormac McCarthy e seu visceral Onde os Velhos Não Têm Vez.
Uma produção original Netflix, a adaptação cinematográfica do livro — prevista para setembro de 2020 — conta com direção do brasileiro Antonio Campos (Afterschool e The Sinner), produção do ator Jake Gyllenhaal e um elenco cheio de estrelas de Hollywood, protagonizado por Sebastian Stan (Capitão América), Tom Holland (Homem-Aranha), Robert Pattinson (só lembramos de O Farol), Bill Skarsgard (It: A Coisa), Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Eliza Scanlen (Objetos Cortantes).
Se você é apaixonado por histórias sombrias e sinistras, O Mal Nosso de Cada Dia é o som e a fúria da nova literatura. Feche os olhos e comece a rezar.



Resenha:


“- Tem um monte de filhosdumaputa que não presta por aí.
- Mais de cem?
Willard riu um pouco e engatou a marcha da caminhonete. – Sim, pelo menos isso...”

O Mal Nosso de Cada Dia é um livro do autor americano Donald Ray Pollock, lançado pela editora Darkside Books em 2020, que inspirou o filme The Devil All The Time da Netflix, cuja adaptação trouxe um elenco de estrelas.

Caso desejem conhecer um pouco mais sobre o filme, temos resenha, basta clicar na imagem abaixo:




Donald Ray Pollock, nasceu em Ohio e somente aos 50 anos resolveu dedicar sua vida a carreira literária, o livro O Mal Nosso de Cada Dia é o seu primeiro romance.

Talvez por ter escolhido usar sua cidade natal e onde sempre viveu como pano de fundo de sua trama, sua escrita pareça tão cruel, detalhista e realista.

 



Esse livro traz uma história onde diversos personagens em lugares diferentes lidam com as dificuldades de uma vida e do mal que pode se abater sobre eles e que eles mesmos podem cometer, e que aos poucos cada trama se entrelaça entre si culminando em um final que incomoda e choca, e que infelizmente poderia acontecer em qualquer lugar do mundo. Pois o mal está como o autor que deixar claro, em qualquer lugar e pode ganhar em qualquer dia.

Em uma narrativa não linear – hora mostrando um núcleo no presente, hora outro no passado – o autor vai contando a historia de dois núcleos principais de protagonistas.

Arvin Eugene Russel, desde sua infância até o inicio da vida adulta. Uma infância pobre marcada pela perda avassaladora e sofrimento. Enquanto cresce ele precisa lidar com o efeito de uma fé enlouquecida, violência, perseguições, que o tornam um jovem de bom coração, porém, capaz de se defender e as pessoas que ama com crueldade se necessário.



Em contrapartida o outro foco principal do livro é do casal de serial killers que podem não ter me chocado, porém muitos momentos me fez ferver de raiva e nojo.

Pela história ser muito centrada nos acontecimentos impactantes, eu não vou escrever muito mais para não ter spoilers. Só digo que gostei bastante do estilo de escrita e do livro como um todo.




Para quem já viu o filme, o livro não trará muitas novidades, foi bem adaptado e o principal está no filme, mas ainda assim o livro traz algumas surpresas e um maior aprofundamento tanto nos personagens como acontecimentos que são diferentes do filme. O livro eu achei ainda mais repugnante em alguns momentos acompanhar tantas pessoas sendo corruptas e más umas com as outras. Mas como acredito que foi exatamente essa a vontade do autor, acho que o livro cumpre bem o papel de ser uma narrativa realista do pior que algumas pessoas podem ser, mas ainda assim, mostra que existe em todos os lugares o bem para contrabalancear o mal.

Há pouquíssimo destaques para as pessoas boas nesse livro, mas o fato delas existirem em meio a tudo o mais da trama me marcou mais do que algumas crueldades narradas.

Terminei o livro com o coração desejando que os personagens vivos ao final, consigam quebrar o ciclo de dor e violência em suas vidas e sejam felizes.




Um livro para quem gosta de tramas mais realísticas e bem escritas. O autor não enrola e tece muito bem as redes de acontecimentos que unem os personagens aos poucos. Por causa do tema, vou colocar alguns avisos de gatilho: violência, assédio sexual, assassinato, estupro, suicídio, racismo... Sim, muita coisa ruim junta.

A edição da Darkside está muito bonita, eu gostei da paleta de cores escolhida para o livro, apesar de não ter gostado muito que o nome do livro não tivesse destaque, o nome do autor esta em mais de metade da capa e se fosse o inverso eu teria gostado mais. A diagramação está impecável.


11 comentários

  1. Não escondo de ninguém meu amor pelo trabalho da Dark. Mesmo que a fonte não seja aquela grandona que me ajuda a ler melhor, eu vivo namorando todos.
    Eu ainda não comprei esse livro,mas vi o filme duas vezes já rs
    Eu sou fã demais do tema, da maldade humana, ainda mais nessa forma tão crua e real!
    Com certeza, quero demais esse lindão em mãos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro e nem vi o filmes, mas a historia praticamente se assemelha a realidade existe mais coisas ruins e gente ruim do que o contrario na real, mas ainda assim quando as boas aparecem ainda assim a gente presta atençao nelas...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que título macabro hein HAHAHA tô adorando ver tantos livros com notas máximas, fico tão animada!
    Tenho vários livros aqui com crimes e são os que eu mais gosto, adoro tentar desvendar, pensar quem fez. na maioria das vezes está bem ali embaixo do nosso nariz né? kkk
    Que elenco incrível, até agora não tinha associado que era esse o livro. Uau, fiquei muuito mais curiosa.Os livros dessa editora são lindos mesmo.
    Espero ler e assistir ainda esse ano!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vivian

    Eu sempre achei os livros da DarkSide bem macabros, e não tenho muita vontade, nem coragem de ler eles KKKKK Mas eles sempre arrasão nas edições.
    Estou passada com o elenco do filme! Só atores (as) bons!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acredita que não tenho nenhum livro dessa editora ? As edições Sáo lindas mas ainda não encontrei nenhum livro que me chamasse muito a minha atenção para comprar.e só compro livros que a sinopse chame minha atenção mesmo.
    Esse aí que você desenhou não chamou minha atenção. Náo gosto de livros e filmes que tenham muita violência. A vida real já e muito violenta .
    Mas que bom que temos sim pessoas boas que tenham luz dentro de si . É um acalento uma esperança .encontrar personagens bons dentro de uma trama assim .
    Mas dessa vez deixo a dica passar.

    ResponderExcluir
  6. Tanto livro quanto o filme são bem densos não é? Necessário ter estômago para aguentar a violência.
    Não É meu estilo.
    Sei que está fazendo muito sucesso e que a Dark sempre arrasando nas edições

    ResponderExcluir
  7. Oie Vivian
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e estou chocada por saber que o filme é uma adaptação hahahah
    Eu vi o filme esse mês, e gostei bastante dele, achei a história bem chocante! O livro provavelmente é melhor que o filme, mas confesso que não devo ler por não trazer muitas surpresas, e não gosto de ler o livro depois que já vi a adaptação 😕

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Vivian!
    Pelo menos tem algum personagem bom no meio dessa maldade toda pra gente não perder as esperanças de vez, né? Não curto muito tramas que exibem tanto o lado negativo do ser humano. Eu sei que isso pode ser ingenuidade da minha parte, mas pra mim as notícias dos telejornais já são violência o suficiente. A edição está bem bonita mesmo (Darkside né mores?), mas tambem achei desconfortável o nome do autor ganhar tanto destaque e o título do livro ser praticamente invisível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    O livro deve ser um choque de realidade, porque tem muita maldade no muito, muita gente perturbada que defende suas atitudes por tragédias na infância ou por outros fatos, mas na realidade, é apenas a maldade que exite em seu ser mesmo.
    Darkside sempre arrasa nas suas edições.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ahhh bem que eu estava achando a sinopse familiar, durante a leitura cheguei a pensar “Eita que tem um filme bem parecido” e não é que tem mesmo, pelo menos minha memória não está tão ruim assim, aliás, a resenha do filme foi tão impactante que definitivamente marcou e pelo visto o livro vai ser ainda mais.

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    o livro não é bem do gênero que curto, esses livros com serial killer e tantas outras atrocidades, me deixam mal, mas acho sim muito interessantes e importantes de serem lidos.
    O filme estou tentada a assistir, já que tem tantos atores que amo.
    bjs

    ResponderExcluir