Autor: Celeste Ng
Páginas: 416
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance; Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Resenha:
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance; Drama
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson. Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada. Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.
Quem não ama um bom barraco familiar?
Pequenos Incêndios Por Toda Parte nos introduz à chegada de Mia Warren e sua filha, Pearl, em Shaker Heights, bairro tradicional de classe média onde vive a família Richardson. Elena Richardson, mãe de quatro filhos e jornalista de meio período, logo vê que Mia precisa de um lugar para morar e aluga uma das casas da família para ela.
Nos primeiros dias morando no local, Mia passa a trabalhar na casa de Elena e com isso Pearl se torna bastante próxima dos filhos da jornalista. Paralelo a tudo isso, também acompanhamos uma disputa judicial envolvendo uma família muito próxima dos Richardson, que está lutando pela guarda de May Ling, a qual foi abandonada pela mãe logo após nascer.
Essa foi a melhor forma que consegui resumir essa história sem falar demais, mas olha, que livro viciante! Celeste Ng, por mais que tenha uma leitura demasiado descritiva (e quando eu digo descritiva quero dizer que a autora vai fazer você conhecer até o DNA de um vaso de flor, mas enfim), consegue nos prender nessa trama bem amarrada repleta de segredos.
“Era tão fácil, pensou ela com certo desdém, descobrir coisas sobre as pessoas. Estava tudo disponível, tudo sobre elas. Bastava procurar. Era possível descobrir qualquer coisa sobre alguém caso se esforçasse para isso.”
Mia Warren é uma mulher misteriosa. Fazendo bicos como artista plástica, a mais nova inquilina do bairro chique de Shaker Heights nunca contou para Pearl sobre seu pai ou qualquer outro familiar. E é claro que isso rende um bom drama à medida que Pearl começa a questionar a sua origem e o porquê de elas estarem sempre se mudando.
Elena, por outro lado, é aquela mulher perfeccionista, refinada e do lar. Apesar de trabalhar como jornalista no período da tarde, suas dedicações são totalmente voltadas para manter uma boa imagem da família. E que família complicada, minha gente!
“Mia ficou zonza. Enfiou as pontas das chaves na palma da mão, não para se proteger, mas para convencer a si mesma de que era real o que estava ouvindo.”
Os filhos de Elena estão longe de fazer jus ao conceito de “sofisticação” e são adolescentes bastante problemáticos, provavelmente por viverem uma vida de luxo e mimos desde sempre. Inclusive, em um desses arcos a autora abre margem para trabalhar um tema bastante complexo que se faz muito presente na sociedade, gerando uma ótima reflexão.
Mas o negócio começa a pegar fogo mesmo (hahahaha, eu juro que o trocadilho não foi intencional) é com essa disputa judiciária da criança. A mãe que quer a guarda de May Ling recebe o total apoio de Elena para lidar com toda a comoção da mídia. Porém, as coisas se complicam quando a Sra. Richardson percebe que Mia possui uma opinião bastante diferente.
“Desde sempre, a Sra. Richardson tivera uma vida ordenada e regimentada. Pesava-se uma vez por semana e, embora seu peso não oscilasse mais do que um quilo e meio, o que o médico garantia que era normal, ela se esforçava para se manter nele.”
A partir daí é tiro, porrada e bomba. As duas mulheres, de realidades muito distintas, entram numa guerra que irá afetar tudo ao redor, inclusive seus filhos. E todos os arcos se juntam para formar a imagem final que nos é apresentada no começo do livro: a casa dos Richardson em chamas. Evidentemente, muitas perguntas e hipóteses vão surgindo no decorrer da leitura. Quem colocou fogo na casa? Alguém morreu? Como o arco dos filhos se liga com a criança que foi abandonada?
As revelações, contudo, não chegam a ser surpreendentes. Mas o que torna a obra irresistível é a maestria com a qual Ng trabalha os dramas familiares, conectando todos os pontos e trabalhando cada personagem com a devida atenção. Ampliando ainda mais a história, temos a oportunidade de conhecer o passado de Mia e é simplesmente brilhante como tudo está interligado.
“Um lamento agudo brotou em sua garganta, afiado feito a lâmina de uma faca.”
Muita gente compara esse livro com o Pequenas Grandes Mentiras, e de fato ambas as obras abordam famílias, conflitos e esse paralelo entre condições financeiras. Mas aqui a autora utiliza menos do suspense e foca mais no drama, diferentemente da obra magna de Liane Moriarty, que nos corrói a cada capítulo com os depoimentos dos personagens.
Em suma, Pequenos Incêndios Por Toda Parte é uma obra que se trata dos segredos que guardamos para proteger aqueles que amamos. Algumas verdades precisam ficar enterradas para que se possa dormir à noite sem peso na consciência e arrependimentos. Eu conferi a adaptação para série feita pelo serviço de streaming Hulu, e, apesar das diferenças gritantes em relação ao livro, confesso que ADOREI. Admito que isso se deve em grande parte por conta do elenco, pois Kerry Washington e Reese Witherspoon arrasaram contracenando justas.
Até a próxima resenha!
Uma escrita bem descritiva? Hahahah como leitora de King eu já fico atenta kkkk
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista de leitura já tem um tempo, mas por causa da Hype ainda não li (ou eu leio logo para evitar spoilers ou demoro séculos kkk) contudo as adaptações das obras da
Autora eu tenho gostado bastante então, logo lerei.
Curiosa para saber mais sobre a Mia (apesar de achar que Elena vai ganhar mais minha atenção) e sobre os debates gerados pela trama envolvendo os adolescentes!
E sim, eu amei Kerry e Reese ❤️
😘😘😘😘
Vivian!
ExcluirNão tanto quanto King, mas olha, haja paciência! A adaptação foi ótima (não no quesito fidelidade, mas mesmo assim foi um bom entretenimento).
Beijos.
Eu posso não ter lido o livro ainda, mas vi a série e simplesmente fiquei apaixonada!
ResponderExcluirTá, o time de atrizes e atores está fabuloso e claro, contribuiu sim para que os episódios ficassem até leves, mesmo com o peso de todo o drama, principalmente nos capítulos finais, onde eu fiquei meio eufórica na torcida para que tudo terminasse bem(e terminou rs)
Agora quero muito ler sim o livro!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Angela, obrigado pelo comentário!
ExcluirO elenco realmente é impecável! Gostei muito do final também, foi emocionante.
Beijos.
Ainda não li nada dela nem da liane, mas quero muito ler algo de ambas as autoras. Confesso que esse livro tenho mais vontade de ler a adaptação rsrs, mas o tudo que nunca contei tenho muita vontade de ler. Voce gostou mais da adaptação ou ainda prefere o livro?
ResponderExcluirAriela, obrigado pelo comentário!
ExcluirDizem que Tudo O Que Nunca Contei é o melhor livro dela! Também estou louco para conferir. Em relação a essa obra, eu particularmente prefiro o livro, que possui muito mais detalhes.
Beijos.
Nos primeiros capítulos o livro é meio parado não é?
ResponderExcluirAí de repente as coisas começam a acontecer.
As histórias paralelas são bem interessantes também
Alison!
ResponderExcluirGosto de dramas familiares e ainda com esse suspense todo entree as protagosnitas e disputa pela guarda da criança, deve ser um livro interessante.
Gosto quando tem detalhes de tudo, detalhes são fundamentais.
cheirinhos
Rudy
Ola Alison
ResponderExcluireu vi bastante esse livro no meio literario mas ainda não pude ler ,tambem tenho vontade de ler Liane Moriarty . gosto de um drama familiar e se tiver um bom suspence é melhor ainda.
ahahaha começou com barraco a gente já fica mais alerta!!
ResponderExcluirAdoro autores que conseguem nos prender, não sou muito de ler esse gênero, mas adoro uma boa dica, sempre fico aqui anotando. Melhor ainda saber que tem adaptação, acho que assisto muito mais desse gênero do que leio, algo instigante até pra mim kkkkk
Que bom que gostou!
Fiquei querendo muito ler esse livro depois dessa resenha, ainda mais por ter assistido a série no ano passado e gostado bastante. As atrizes realmente arrasaram! Quero conferir o livro em breve.
ResponderExcluirBeijos
Eu adorei o livro! Achei o final um pouco aberto, mas gostei que ele nos deixa pensando nas coisas que aconteceram.
ResponderExcluirAinda não assisti a série, mas os comentários que vejo são ótimos!
Estou doida para começar.
beijinhos
She is a Bookaholic
Olá! Eita que o livro já está na minha listinha, justamente por trazer essa história repletas de barracos familiares, ai ai minha curiosidade (risos)! Fiquei curiosa em relação a adaptação e vou procurar para assistir e fazer as devidas comparações #quemnunca.
ResponderExcluirQue livro top, adoro segredos, e esse livro tem uma trama muito interessante e intrigante ao mesmo tempo. Histórias que podem nos fazer refletir sobre algo é muito importante, pois podemos trazer para nòs mesmo. Gostei e quero muito ler esse livro.
ResponderExcluirOi, Alison
ResponderExcluirEu adoroooo livros com segredos e dramas familiares.
Mas esse os personagens parecem ser bem chatinhos, hein.
Sempre leio bons comentários sobre os livros da autora e vou tentar lê-lo sim ...
Bjs
Oi Alison!
ResponderExcluirBarraco? Quem nunca curtiu um que atire a primeira pedra kkk
Fiquei super interessada e espero amar assim como você.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor