Autor: Maureen Johnson
Páginas: 288
Ano: 2021
Editora: HarperCollins BR
Gênero: Suspense, Suspense, YA, Ficção, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse:
A AGUARDADA SEQUÊNCIA DE CORDIALMENTE CRUEL! Quando um colega de classe de Stevie é assassinado, os pais da jovem decidem tirá-la do Instituto Ellingham, prezando por sua segurança. Entretanto, Stevie está disposta a fazer qualquer coisa para voltar ao colégio e resolver de uma vez por todas o caso Cordialmente Cruel ― que se tornou sua verdadeira obsessão. Agora, no entanto, muitas outras questões estão vindo à tona. Onde o assassino se escondeu? Qual é o significado da charada que Albert Ellingham deixou para trás? E o que exatamente está em jogo no caso Cordialmente Cruel? Aos poucos, Stevie descobre que as misteriosas ocorrências em sua escola não ficaram apenas no passado ― elas são parte viva do presente de Ellingham.
Resenha:
“Onde você procura alguém que não está ali de verdade? Sempre numa escada, mas nunca num degrau.”
A Escada Furtiva é o segundo livro da série Cordialmente Cruel da autora americana Maureen Johnson, publicado no Brasil pela Harper Collins BR, é o lançamento de 2021, é assim que puder ter o livro digital eu não consegui largar até chegar a última página!
Por se tratar de uma resenha de série pode conter spoilers do primeiro livro, Cordialmente Cruel. Que já temos resenha aqui caso queriam conhecer a minha experiência de leitura do primeiro volume, basta clicar na imagem abaixo:
No primeiro livro conhecemos a jovem Stevie Bell que foi aceita em uma escola para gênios, o Instituto Ellinghan. O instituto foi construído décadas atrás por um magnata que buscava encorajar os jovens que possui os mais variados talentos (ou eram filhos de Deus amigos ricos) com aulas inovadoras e suporte a suas ideias exóticas.
Porém, o Instituto acabou se tornando palco de um crime e mistério até hoje não solucionado. Uma aluna foi morta, a esposa de Ellinghan e sua filha Alice, ainda criança na época está desaparecida.
E foi a obsessão de Stevie Bell por esses crimes não solucionados que garantiram sua vaga no instituto. Ela deseja desvendar o mistério e paradeiro de Alice.
“Para quem amava crimes, uma caixa de documentos era algo lindo. Poderia haver qualquer coisa ali dentro. Arquivos. Pistas. Evidências. A caixa de documentos era algo a ser investigado, o lugar onde encontrar uma prova, onde encontrar a frase específica no papel específico que o faz levantar tão depressa que a cabeça gira, e você se dá conta de que resolveu o caso.”
Muitas coisas aconteceram no primeiro livro, e nesse segundo ainda mais! Continuando com uma narrativa dividida com o ponto de vista de Stevie Bell no presente e uma no passado, podemos ver os crimes sendo desvendados em duas linhas temporais o que eu gosto bastante.
Neste segundo livro eu tive um pouco dificuldade com a protagonista que tomou umas decisões questionáveis em alguns momentos, mas não estragou a experiência de leitura.
A trama se tornou ainda mais complexa e o final entregou um gancho para o próximo livro, que só me fez ficar ansiosa! Preciso do próximo já!
Dessa vez por já saber que era uma série (coisa que eu não sabia ao ler o primeiro livro), não se senti traída por não ter a solução do caso, apesar de que tecnicamente... ah deixa para lá, leiam esse suspense inteligente e que prendeu a minha atenção.
“Na vida, o assassino pode ser qualquer um. As razões, os métodos, as circunstâncias… os caminhos que levam alguém a se tornar um assassino são tão numerosos quanto as estrelas. Entender isso é o primeiro passo para encontrar um assassino.”
Apesar de ser um suspense a escrita é fluida, é voltado para o público jovem adulto, e a protagonista lida com muitas emoções típicas da adolescência mesmo enquanto investiga assassinatos e se mete em enrascadas. Sim meus caros, temos romance e investigações adolescentes!
Outro tema que nesse livro foi mais explorado foi a ansiedade que a protagonista sente e ler isso no meio de algumas cenas mais fortes foi bem impactante. Serve para trazer esse transtorno ao conhecimento do público geral. O que sempre aprecio nas leituras, a inserção de temas relevantes na atualidade de pano de fundo do entretenimento!
Recomendo a leitura a todos que gostam do gênero!
“Assassinos não são um tipo. São qualquer um.”
Até a próxima.
Eu amo o gênero! Isso de enredos mais juvenis sempre me prenderam a atenção, mas admito que tive que procurar a resenha do primeiro livro. Não me lembrava mais rs(ow velhice que judia)
ResponderExcluirMas deu para perceber que o segundo livro consegue manter o mesmo nível de ação do primeiro, com mais descobertas até. E isso é maravilhoso!
Não sabia que era uma série rs mas se tiver oportunidade, quero muito ler sim!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Conheço a série das redes sociais da editora.
ResponderExcluirCurti muito a premissa, gosto quando inserem um pouco de romance.
Quem sabe um dia eu leia quando tiver mais livros na série
Olá Vivian!
ResponderExcluirO clima de mistério que permeia esse segundo volume faz com que a experiência seja mais uma vez incrível.
Parece haver um equilíbrio entre suspense e romance, e isso permite que a leitura seja bem fluída, ainda que em alguns momentos certos personagens nos deixem um pouco irritados com as atitudes desmedidas.
Demorou um pouco para sair a sequência, mas tomara que o próximo chegue mais rápido, pois é torturando ficar esperando, né?
Beijos.
Em 2020 veio muito o assuntod e dark academia e o primeiro livro dessa serie quase sempre estava nas listas de livros sobre, o que me deixou curiosa pela historia, e é interessante também falar sobre temas como ansiedade em livros "jovens", apesar de ser uma leitura valida pra todos né. Adoro as cores desses livros. Ediçoes lindas!
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirGosto muito quando tem passado e presente e podemos ir acompanhando o deseenrolar em cada tempo.
Mistéio, trechos ipactantes e muito suspense para a continuação, deve ser emocionante e carregado de ação.
cheirinhos
Rudy
ola Vivian
ResponderExcluirapesar de gostar de suspence e se tiver um romance gosto mais ainda ,esse é um livro que por enquanto não me despertou a vontade de ler. ainda mais porque é uma trilogia . que bom que a autora mantem a qualidade da narrativa ,a julgar pela sua nota .
Essa sinopse me lembrou tanto as séries de colégio que tem um assassinato e olha que tá fazendo sucesso hein... imagino que nos livros seja ainda melhor né? Porque eu adoro esse gênero!
ResponderExcluirFico um pouco insegura de começar um livro que a protagonista não me agrada, sabe? Mas 4 estrelas e a recomendação acaba sendo mais chamativo.
Olá! Eita que a curiosidade já foi ativada por aqui, o primeiro livro já tinha me conquistado e saber que o nível se mantem nesse segundo me deixa ainda mais animada, mas sou daquelas que precisa que todos sejam publicados, para não ficar sofrendo pela continuação, gostei que a história aborda um pouco sobre ansiedade, já me identifiquei com a protagonista.
ResponderExcluirOi, Vivian
ResponderExcluirJá ouvi falar dessa série e pela sua resenha deu pra ver que é bem gostosinha de acompanhar.
Esse mistério todo adorei também e fiquei curiosa. E tendo uma protagonista menina melhor ainda, pois geralmente livros policiais são só com meninos.
Bjs
Oi Vivian!
ResponderExcluirComo não li o primeiro livro, pulei a resenha. Então li apenas sua opinião final. Vou dar uma conferida no vol 1 antes.
Beijokas
Quanto Mais Livros Melhor
Amo livros quen tenham mistérios para resolver, fugir um pouco dos romances e deixar a cabeça funcionar para tentar solucionar. Mesmo que eu não conheça o primeiro livro, o segundo já chamou minha atenção. Sera uma leitura muito bem vinda.
ResponderExcluir