Especial EPL - 12 Melhores do Ano... Ou quase isso!

30 de dezembro de 2020



Olá pessoal! Aqui estou eu com o meu tradicional post de Melhores leituras do ano! Ia sair dia 20 para comemorar meus DOIS ANOS de Livroterapia, porém, esse ano meu aniversário foi comemorado passando o dia todo com meu irmão mais velho e acabei não conseguindo postar no dia, então aqui está a seleção dos Dozes livros que mais amei ler em 2020.

E foi um ano com várias leituras ótimas e sofri para escolher alguns (inclusive boatos que talvez eu tenha encaixado mais livros do que deveria na lista! Não me processem!)

Este ano também foi um tempo que a leitura me ajudou muito, apesar de passar muito tempo sem ler (por causa do COVID e do tempo que precisei para começar a me recuperar e da saúde bem mais ou menos que tem me acompanhado esse ano), foi um ano que mais do que nunca tenho que agradecer a literatura! Por tudo que os livros trazem a minha vida e principalmente pelas pessoas que entraram em minha vida por causa dos livros! Meus amigos que seguraram a minha mão quando eu passei por momentos de dor e medo dos dias que estava vivendo! Sou imensamente grata a todos eles! Citarei aqui alguns que estão no dia a dia: os amigos do blog (que me aguentam todos os dias), meu irmão, minha família de sangue ou não e minha Parabatai, meu SQUAD, meu grupo SECRETO, Família Literária! Eu amo todos vocês!

Denise, Karla, Mah, Michel, Rodrigo, Andressa, Maíra, Raquel, Mariana e Alison. Obrigada pela amizade nesses dois anos de blog (alguns há muitos mais, outros que chegaram esse ano!) 

Agora chega de momentos sentimentais kkkk Vamos aos livros!

Como ano passado adorei alguns critérios na seleção, só entram livros lidos pela primeira vez nesse ano e que eu tenha lido e compartilhado para o blog! Talvez esteja na ordem dos...

...Mais amados? Não sei! Se eu pudesse pelo menos 5 dessa lista estaria no número 1!


1. Trilogia Crônicas da Quasinoite de Jay Kristof (Nevernight, Godsgrave e Darkdawn)


“Quem invoca a escuridão, acabará invocado por ela.”

Ok! Já comecei dando aquela manipulada e colocando 03 livros como os melhores do ano! Mas eu li toda a trilogia de uma única vez! E TODOS eles merecem ser enaltecidos! Aposto que vocês ainda se lembram da minha empolgação! Eu li, resenhei, dividi a minha experiência com direitos a surtos em leituras coletivas eu vivi dias e meses para amar e panfletar esses livros! E já quero reler! Então a História da Minha Assassina favorita Mia Corvere ganhou o post de melhor leitura do ano! 

E para quem quer lembrar dos detalhes dos livros basta clicar nas imagens abaixo para ler a minha emocionada experiência de leitura!

“Nunca trema. - Um sussurro frio no ouvido. - Nunca tema. E nunca, jamais, esqueça."



  



“- Nesta vida que levamos... há espaço para o amor, Mia. Mas para um amor como as folhas do outono. Belas uma viragem, fogueira na outra.”






“Ela estava ali por um motivo. Não para dormir, mas para acordar. Não para ser conquistada, mas para conquistar.”







2. Casa de Terra e Sangue, livro 01 da Saga Cidade da Lua Crescente de Sarah J Maas


Alguém se surpreendeu de ver esse livro aqui na minha lista!?

Eu simplesmente estava pura ansiedade para ler o novo livro da Sarah, ano passado li ACOTAR e Trono de Vidro e me tornei fã da escrita da autora.

Mas Casa de Terra e Sangue superou todas as minhas expectativas, acreditem eram altas, e alçou Bryce a minha protagonista favorita da autora e esse livro me emocionou muito. Uma trama bem interessante e uma das relações de amizade e lealdade mais linda que já li! 

“Por Amor, tudo é possível”

Sarah já deveria me dar os livros todos de uma vez dessa série para ler... acho justo né!

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:





3. Vow of Thieves, Livro 02 da Duologia Dinastia de Ladrões de Mary E Pearson


“... Nunca. Nem em mil amanhãs eu lamentaria. Meter-me em encrenca com você me faz feliz. Eu amo você com todo o meu fôlego...”

Ai meu coração! Esse livro é perfeito! A duologia em si, foi tão bem escrita com personagens e histórias muito bem escritas e aprofundadas que eu sinto um calor no coração só de lembrar da jornada de amor, luta, dor e ancestralidade de Kazi e Jase. Que livros meus caros! Mary escreve com muita emoção e mesmo nas cenas de ação temos uma história mais profunda que revela os motivos para tanto ódio e destruição. Sem contar que a escrita dela tem amadurecido a cada livro! Amo muito esse livro!

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:





4. Musa dos Pesadelos, Livro 02 da Duologia Estranho Sonhador de Laini Taylor

“Era uma vez, um silencio que sonhava em se tornar música, e então eu te encontrei, e agora tudo é música.”

A história épica de amor de Lazlo, o sonhador e sua Musa dos Pesadelos Sarai foi “encerrada” esse ano! E que final! Com seu jeito poético e sensível de escrever mesmo as mais duras e cruéis situações Laini Taylor nos contou uma história que fala mais do que sobre sonhos e sim sobre a coragem de tornar nossos sonhos reais! Mas é também uma história sobre crueldade e sobre as consequências dos atos tomados. Violência gera violência e o colo sem fim de corações e vidas despedaçadas até que alguém rompa esse ciclo. E um sonhador sempre sonha com algo melhor para todos não é?

Recomendo com forças esse livro! E vivo para enaltecer a escrita maravilhosa da Laini! Só leiam!

Para ler um pouco da minha experiência emocionada com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:





5. Corrente de Ouro, Livro 01 da Trilogia As últimas Horas de Cassandra Clare 


“O amor corta mais profundo do que qualquer lâmina”

Meus caros... acho que todos sabem que eu vivo para espalhar a palavra da Cassandra Clare! E sim! Aqui estou eu favoritando outro livro dessa mulher que ama quebrar meu coração! (O modo como ela mata meus personagens favoritos é diferenciado!) 

Mas nesse livro esse mal não sofri (e não, não é um desafio!)

Corrente de Ouro, nos leva ao passado dos Caçadores de Sombras e a uma aventura cheia de segredos e Magia! Obviamente ganhou meu coração 💖 

Para ler um pouco da minha experiência emocionada com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:



6. O Portão do Obelisco, Livro 02 da Trilogia A Terra Partida de N.K. Jemisin


“É surpreendente como a sensação é revigorante. Ser julgada pelo o que você faz, não pelo o que você é.”

Que livro! Li ele em janeiro e sigo impactada com a qualidade da escrita e da história envolvente que Jemisin nos entrega! Um mundo partido, uma sociedade que escraviza um povo sem se importar com as consequências! Uma fantasia tão primorosa que mescla ficção científica com o fantástico de uma forma tão natural que você não sabe onde um estilo começa e outro termina! E se apaixona diversas vezes por seus personagens, assim como os odeia!

Simplesmente perfeito!

O pensamento era simples e previsível: é melhor morrer do que viver como escravo.”

Para ler um pouco da minha experiência emocionada com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:






7. Todos Os Santos Malditos de Maggie Stiefvater


“A intenção de todo milagre dos Soria era a mesma: curar a mente. Daniel Soria estivera contando isso para si mesmo, sempre de novo, na noite anterior. Essa provação não era uma punição, ele se lembrou. Essa provação era um milagre. Mas não parecia um milagre."

Maggie, rainha que é, nunca me decepciona. Todos os Santos Malditos é o primeiro livro único que leio dela, e se eu pensava que ele iria me fazer refletir menos que as séries eu estava enganada. Com uma história sensível Maggie fala conosco sobre amor, desejos e sonhos. Usa com delicadeza a fé e os costumes de um povo para tocar no que cada um leva dentro de si e como pode lidar com seus medos e suas fraquezas. Que livro lindo!


Para ler um pouco da minha experiência emocionada com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:






8. Coração Granada de Aka Poeta

Eu amei tanto ler esse livro que já li outro do autor e amei muito também (logo tem resenha!)

Mas voltando ao foco Coração Granada é um livro de poesia que explode em você! Impossível não se emocionar e mergulhar no universo de sentimos que João tão habilmente compõe 
Super indico a todos!

“Tenho um coração quebrado,
mas ao menos tenho algum.
prefiro ter um coração despedaçado
a não ter nenhum.”

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:




9. Minha Sombria Vanessa de Kate Elizabeth Russel

"Mesmo que ele tenha feito alguma coisa, não pode ter sido tão ruim assim, ou O que nós poderíamos ter feito para impedir? As desculpas que inventamos para os outros são absurdas, mas não são nada em comparação com as que criamos para nós mesmos.”

Esse foi um livro com um tema bem difícil para ler, porém, infelizmente necessário. 

O abuso emocional, sexual e físico está tão arraigado em nossa cultura que alguns acham que isso é inevitável e não há nada que possam fazer para defender nossas crianças. Bom esse livro está aqui para provar que sempre pode ser feito algo, e reconhecer a situação desde o início é o principal! Livro escrito e denso. Merece uma leitura e debate!

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:





10. Os Noivos de Inverno, Livro 01 da Série A Passa-Espelhos de Christelle Dabos

Eu amo uma fantasia bem escrita! Aqui tem vários detalhes que eu amo! Uma protagonista interessante, poderes ou dons especiais, uma trama política e um mundo a ser compreendido! Com uma jornada que fisgou totalmente minha atenção esse livro até hoje está rendendo alguns pensamentos na madrugada sobre o que virá a seguir para a história! 
“Passar por espelhos exige enfrentar a si mesmo. É preciso ter estomago, sabe, para se olhar bem nos olhos, se ver como é, mergulhar no próprio reflexo.”

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:




11. O Príncipe e a Costureira de Jen Wang


Essa HQ foi uma super desejada e ao ganhar li em única pausa na correria da vida e amei! Trazendo de forma sensível tema importante fala sobre aceitação e amor! Preciso dizer mais nada né, mas também e belamente ilustrada.

Para ler um pouco da minha experiência com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:





12. N - Stephen King 


Encerrando o top 12 temos um King (se pudesse teria mais um pelo menos kkkk)

Essa HQ me impactou! A mescla do texto viceral de King com a adaptação bem feita de Marc Guccenenhim e arte de Alex Maleev me conquistou! Quando leio King sempre crio em minha mente uma imagem e ver essa HQ foi surreal! Uma das favoritas que tenho em casa 


Para ler um pouco da minha experiência empolgada com esse livro, basta clicar na imagem abaixo:




Quantos livros maravilhosos eu li esse ano é apenas para deixar a todos curiosos acabei de ler o livro 03 da trilogia A Terra Partida! E estou sem palavras! Favoritaço do ano! Mente explodindo aqui! Só posso dizer que aguardem que em breve tem resenha desse final épico!!!!

Estou tão empolgada que vou por uma imagem para deixar vocês vendo ele aqui também! 





Até o ano que vem meus caros! Desejo a todos um ótimo fim e de ano e que todos tenham ótimas leituras em 2021 e que seja um ano melhor para todos nós!

Beijos!




12 comentários

  1. Amei as fotos em preto e branco e arrasou nas fantasisas esse ano ein! Alias todas listadas quero muito ler, espero conseguir ler no proximo ano!!
    Feliz ano novo pra ti!!!

    ResponderExcluir
  2. A leitura esse ano foi essencial pra manter minha saúde mental. É o que eu mais amo fazer, então ajudou muito em relação a não poder ver os amigos, os familiares, passei ótimo momentos ao lado dos meus amorzinhos.
    Amo ver essas listas porque conheço muitos livros e acabo colocando na minha também... A única série da Sarah que eu conheço é ACOTAR. Ainda não tive coragem pra ler Trono de Vidro, mas como acotar se tornou um dos melhores livros que já li na vida, tenho certeza que a escrita dela se mantém perfeita em todas as outras séries. Pretendo sim ler essa nova série dela.
    Comecei o universo da Cassandra esse ano com As peças Infernais, comprei o box que chega mês que vem e já estou muito ansiosa! Li o primeiro em ebook, e adorei muitoo! Então minhas expectativas estão bem altas.
    Vi muitas resenhas de Minha Sombria Vanessa e coloquei na minha lista. Ganhei O Príncipe e a Costureira em um sorteio e tá aqui, só esperando a ve\ dele chegar pra eu ler essa lindeza, muito legal ver ele aí na sua lista.
    Fiz muitas releituras esse ano, mais de 50%. Minhas melhores leituras foram romances de época, como Pelo amor de Cassandra, alguns romances new adults que envolvem jogadores, amo séries assim e outros romances eróticos, além de algumas fantasias como Anjo Mecânico. Quero muito ler mais fantasias em 2021.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian!

    A Literatura salva, né? Esse ano voltei a ler e minha ansiedade diminui muito e me ajudou muito com a insônia. Sem falar das viagens, né? Porque viajar também é ler e ficar imersa em uma história. Mas enfim, 2020 foi bem proveitoso pra ti, né? Quanta coisa! Dos livros que citou, sinto vontade de ler Minha sombria Vanessa, mas confesso que tenho um pouco de receio por conta do tema pesado que ele aborda. Acho que talvez não seja um momento bom para ler um livro pesado, sabe? Mas tenho vontade de ler.

    Espero que 2021 nos traga mais boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que 2020 foi um ano para lá de maluco e desafiador, e nada melhor do que está cercada (mesmo que virtualmente) pelos aqueles que a gente ama nesse momento! E cheio de leituras aqui para mim, por isso, sei o quanto é difícil escolher apenas 12 melhores e amei o jeitinho que você deu, como diria meu professor “Ponto para as meninas”! Da sua lista a maioria também já está na minha lista e, diga-se de passagem, sobre sua influência (risos)! Nas minhas melhores leituras de 2020, com toda certeza em primeiro lugar está Pelo amor de Cassandra, como eu esperei por esse livro e como eu amei, tanto que li em um dia! Um conto de duas cidades, Eleanor e Grey, Daqui pra baixo e Jane Eyre também foram leituras incríveis. E que venha 2021!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    É que lemos tantos livros que tem de 'burlar' as regras um pouquinho, não é?
    Classificou muita trilogia e duologia, prova que são bons.
    E os livos todos bem escolhidos.
    Esse ano li muita coisa boa, mas ando com uma preguiça de fazer lista dos melhores...kkkk
    Feliz 2021 e com muitas boas leituras.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oiie Vivian
    Eu adoro acompanhar os posts de melhores do ano, mas sou uma pessoa que teria muita dificuldade para escolher hahahah
    Sou doida pra ler a trilogia Crônicas da Quasinoite, já vi muita gente elogiar todos os livros!!
    Eu já tenho o livro Casa de Terra e Sangue e o primeiro da Dinastia de Ladrões, mas não li eles ainda, vão ficar para 2021.
    Também tenho vontade de ler essa duologia da Laini Taylor, Coração Granada e N.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de post!Que alegria nas fotos e amei esse jeitinho de colocar eles em preto e branco, soando até como nostalgia(minha alma poeta sempre viaja mesmo rs)
    De todos os citados, eu só li e tenho O Príncipe e a Costureira e Minha Sombria Vanessa que sim, estão também na listinha dos melhores do ano!
    Eu li bem pouco de fantasia nesse ano, mas preciso muito me jogar mais no gênero, pois amo!!!
    Vou citar cinco que escolhi como os melhores:
    O Príncipe e a Costureira
    O Labirinto do Fauno
    Um Lugar Bem Longe Daqui
    Eleanor e Grey
    Vilão!!

    Beijo e oh, um novo ano repleto de alegrias e muita saúde!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Ola Vivian

    Realmente 2020sera sempre lembrado como um ano em que um inimigo invisivel veio e levou tanta gente.perdeu tantas vidas !tantos planos sonhos foram adiados esquecidos ou mesmo destruidos.
    Mas com coragem e fe seguimos em frente
    Sempre com o apoio dos verdadeiros amigos!
    Quero ler Minha Sombria Vanessa o mais breve possivel
    E no ano novo espero ler mais livro de fantasia .
    Desejo a voce um ano novo com saude paz força e esperança e claro com otimas leituras

    ResponderExcluir
  9. Das 12 escolhas li, sofri e tive uma horrível ressaca literária com Minha Sombria Vanessa, até hoje, não consegui digerir essa história.
    O Príncipe e A Costureira é um dos meus super desejados! Espero conseguir ler em 2021.
    O livro Coração Granada me parece bem interessante e que desperta reflexões.
    Os demais conheço

    ResponderExcluir
  10. Vivs!
    Que post maravilhoso, sério! Não nos conhecemos há muito tempo mas como não amar uma pessoa tão gentil e que ainda possui um gosto impecável para livros?
    Como nossa compatibilidade quando se trata de fantasia é EXTREMAMENTE ALTA, é desnecessário dizer que as resenhas de As Crônicas da Quasinoite fizeram seu trabalho e me deixaram muito empolgado para ler a trilogia (o que eu farei muito em breve, ainda em janeiro).
    E quem diria que Minha Sombria Vanessa estaria na lista, hein? É um livro sensível e que aborda temas fortes, mas a história realmente nos faz refletir sobre esse assunto tão triste e, infelizmente, real.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivian!
    Realmente 2020 foi um desafio, e o que seria de nós sem a leitura em nossas vidas, não é mesmo? Mas graças a Deus estamos todos bem 🙏.
    Não seria exagero dizer que metade dos seus melhores do ano estão na minha lista de leituras pra 2021: trilogia Crônicas da Quasinoite, Cidade da lua crescente, Musa dos pesadelos, Dinastia de ladrões (que fiquei sabendo da existência aqui no blog é preciso pra ONTEM), Corrente de outro (compartilho do mesmo amor e afeição pela Cassie), Coração granada (também fiquei sabendo aqui pelo blog) e Os noivos do inverno. Já deu pra perceber que vou ter muita diversão em 2021 hahaha. E se esses livros estão no ranking de melhores do ano então não tem erro. Obrigada a todos do blog por nos trazerem informação de qualidade e entretenimento do mundo literário, séries e filmes, que estejamos juntos no ano que vem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivian
    Esse ano os livros nos deram ainda mais forças, né?!
    Quantos livros interessantes! Ainda não li nenhum desses, mas fiquei com vontade de vários.
    Esse ano li 114, prefe só foram 8, o que me fez refletir sobre ler livros que não estão me agradando só por ler.
    2021 quero ler só o que tiver com vontade mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir