Cerimônia Mortal - Série Mortal, 05 - J. D. Robb (Nora Roberts)

11 de dezembro de 2020

Título:
Cerimônia Mortal - Série Mortal, 05
Autor: J. D. Robb (Nora Roberts)
Páginas: 392
Ano: 2006
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Romance Policial, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Em seu mais novo caso, Eve Dallas - detetive do Departamento de Homicídios da Cidade de Nova York - descobre que, mesmo perto do fim do século 21, velhas crenças ainda se mantêm intactas. Investigando a morte de um colega policial, Eve se vê obrigada a colocar a ética profissional acima de qualquer relação emocional. No entanto, quando encontra um cadáver na porta de sua casa, percebe que aquela pode ser uma ameaça bem pessoal. Ao lado do marido Roarke, ela se vê envolvida em uma aventura além da compreensão humana, no limite entre o bem e o mal.


Resenha: Então, parece que se tem uma coisa que não vai mudar nesta série é que tudo gira em torno do casal, e não somente da detetive!

"Ela estava com um botão de rosa tatuado na bunda, e não ficou nem um pouco satisfeita com isso. Em pé, nua, Eve ajustou o espelho triplo do banheiro até conseguir dar uma boa olhada.
- Acho que vou mandar prender Trina por causa disso - murmurou.
- Sob que acusação? Decorar o traseiro de uma policial sem autorização? - sugeriu Roarke, ao entrar. -  Reprodução criminosa de uma imagem floral?..."

Apesar de ser uma série de investigação e de detetive, que no caso é a Eve, teremos as interações do casal tanto como casal quanto como parceiros, já que Roarke é metido e sempre dá um jeito de estar no meio da confusão.

Aliás, para ler os livros anteriores da série, basta clicar na imagem abaixo:

                                      

Bom, vamos começar a narrativa com Eve indo ao velório de um colega policial. Ele morreu de repente e de forma inesperada. Lá mesmo, durante o velório a neta do falecido entrega um bilhete à Eve. A partir daí as anteninhas da Tenente já começam a balançar e ao chegar na delegacia, seu comandante a chama para investigar a morte do colega e junto disso ela tem que investigar outro colega policial, bem chegado à ela. Tudo isso, em segredo, já que pelo que parece os dois estavam meio enrolados!

"- Demônios existem! - Eve franziu a testa quando ele conseguiu estacionar em uma vaga elevada, junto da calçada. -  Existem, são de carne e osso...e caminham sobre duas pernas. Você e eu já encontramos um monte deles."

A partir daí, as coisas começam a complicar. Como investigar algo em segredo se ela precisaria justamente das habilidades do cara que é investigado? Recorrendo as habilidades do marido, lógico! Não esqueçam que o cara é muito rico, tem recursos inimagináveis e toda a boa vontade do mundo para fazer qualquer coisa que a sua "Querida Eve" pedir!

Então, claro que ele está bem no meio da investigação. E que confusão temos aqui. Vamos descobrir que mesmo lá em 2058, certas coisas permanecem as mesmas. Eve se vê investigando duas religiões distintas, as que usam "magia negra" e as que se fazem da "magia branca". Bruxas boazinhas que de repente se veem envolvidas em tramas de assassinatos e bruxos maus que só querem se aproveitar descaradamente dos outros.

"-Viu só? - reclamou, cutucando o peito de Roarke com a ponta do dedo, enquanto caminhavam pelo corredor. - Eu lhe disse que ia acabar sendo humilhada por causa desse botão de rosa idiota.
- Você foi drogada, esbofeteada, amarrada nua e quase assassinada, mas a rosa tatuada em sua bunda foi o que a incomodou mais?"

Coisas misteriosas estão acontecendo. Coisas sobrenaturais e sem explicação que vão nos deixando cada vez mais encucados, afinal, não é uma série sobrenatural e coisas assim não deveriam acontecer. Não sem uma explicação! Ah, mas existe explicação! E no final eu fiquei besta de ver o quão simples eram.

Não tivemos surpresas, os assassinos eram quem pareciam ser desde o início e o final trouxe explicações lógicas e convincentes e mais uma vez nosso casal conseguiu vencer os malvadões, não sem alguns sequestros, tiros e mortes!



Quinto (de 32)! Estou chegando lá!

Preciso dizer que nenhum livro lido até agora decepcionou! Está inclusive, cada vez melhor! Agora, além das investigações, temos um casal que se entende cada vez mais e uma ajudante com um humor ácido que traz um novo brilho aos livros! Confesso que espero que a policial Peabody, que Eve está treinando se torne detetive e permaneça ao lado da sua mentora, pois esta dupla funciona muito bem! 

"Peabody fez uma careta ao ver o bando de repórteres se acotovelando do lado de fora dos portões. Havia minicâmeras, gravadores e olhares famintos.
- Nossa, espero que eles peguem o meu melhor ângulo - disse Peabody.
- Achei que você estava sentada nele.
- Obrigada. É que eu ando malhando muito...."

Sem contar os outros personagens como Nadine, a repórter teimosa e metida que aos poucos está se tornando amiga da Eve. A doutora Mira, psicóloga da polícia e outra que vem se aproximando e claro, Mavis, a mais antiga amiga da Detetive. Viram que mulherada nestes livros? E olha que esse é de 2006, nem tinha esse mimimi de feminismo e a Nora já trazia mulher fortes e independentes!

Claro que temos Roarke, o marido maravilhoso da Eve, Summerset, o mordomo, Feeney seu amigo e mentor e por aí vai, personagens que vêm crescendo a cada livro!

Enfim, adorei mais esta leitura e estou louca para abandonar todos os outros livros por esta série que só melhora!


15 comentários

  1. Devagar e sempre você vai chegando lá, Denise!!!!
    Acho interessante o romance em um livro policial, e curto muito, desde que não interfira no mote principal do livro.
    Ainda sobre o casal de ouro, estamos no livro 5 será que permanecerá assim até o 32???
    Legal essas personagens femininas todas. Unidas e amigas e não umas contra as outras.

    ResponderExcluir
  2. Quinto de 32! Realmente falta pouquinho #Sqn rs
    Menina de Deus, eu juro que queria ter seu ânimo para séries. Mas minha pobreza e disposição andam juntas e de mãos dadas.
    Até Anne que são só 10 volumes, eu tô protelando e só tenho 03 livros ainda.
    Tá, é Nora, é investigação e com certeza, deve ser tudo de bom rs(dá vontade ler? Muita)
    Mas...rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. 32 livros, misericórdia hahah mas a sensação ao terminar deve ser incrível!! Tenho vontade de ler, se não fosse por esse fator.. Achei interessante que o livro se passe em um futuro tão distante de nós, é um detalhe que eu não havia reparado antes sobre a série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Agora queero ver se chega no fim da saga hahaha acho que gostei mais do 4, mas parece que continua fluindo bem

    ResponderExcluir
  5. Essa longa serie sempre me impressiona quando vejo o tanto de livro. 32 livros e o trigesimo segundo é o ultimo ou ela esta continuando?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise!

    Mulher, eu te admiro TANTO por ter coragem de encarar uma série com 32 livros! Olha, você é uma guerreira e ainda tem um bom caminho pela frente. Hahahaha
    Romance policial é um dos meus gêneros favoritos, então essa parte de investigação pra mim é tudo, ainda mais quando você não imagina como as coisas aconteceram ou quem é o culpado e no final, é surpreendida. Uma pena que nesse livro, essa parte é meio óbvia, mas também... imagina o quanto deve ser difícil bolar plot twist para TRINTA E DOIS LIVROS. Acho que nem Nora Roberts conseguiria. rs

    ResponderExcluir
  7. OLA
    Gosto do seu jeito simples e sincero de resenhar ,parece que voce está pessoalmente falando conosco sobre o livro . Espero que os proximos livros tambem sejam assim ,bem envolventes .

    ResponderExcluir
  8. Eu sinto que já conheço essa detetive há anos HAHAHA adoro acompanhar várias séries que você resenha por aqui. Tenho uma dúvida, esse livro traz um pouco da relação deles também, sei lá, pode ser considerado um livro de romance? Tem cenas do dia a dia? Ou só dos crimes e como eles resolvem?
    Que bom que você tá gostando tanto, cada livro fico com medo de você dizer que foi horrível, gosto tanto da Nora. Ansiosa para o próximo! beijos

    ResponderExcluir
  9. Denise!
    Muito bom quando todas as persogens participam ativamente no livro.
    Gostei de saber que a série envolve o casal e não apenas Eve e mostra que a cumplicidade entre eles está em tudo.
    Bacana que a parte policial dessa vez foi melhor, mesmo que óbvia, entretanto com explicações plausíveis.
    cheirinhos

    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise!
    Eu ouvi magia? Não posso nem ver.
    Fico de queixo com a criatividade inesgotável de Nora Roberts, que em cada volume cria um caso único e extremamente bem construído para esse casal resolver. Assim é fácil aceitar o grande número de livros que compõe a série, justamente porque são livros EXCELENTES.
    Percebe-se, ainda, que a autora está dando mais destaque para os personagens secundários, que naturalmente são construídos de forma aprofundada e acabam nos conquistando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Denise!
    Eu morro de rir com os quotes dessa série 😂, sério, a interação entre o casal é demais, dá pra ver que tem muita química e parceria entre eles. Como assim coisas paranormais? Já quero saber a explicação disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Em se tratando da Nora a gente fica na expectativa de uma dose, nem que seja pequena, de magia (risos). E animação só aumenta em saber que a cada novo livro a leitura fica ainda melhor.

    ResponderExcluir
  13. Oiee Denise
    Olha, já gostei de saber que o livro foca bem no casal, não só na protagonista. Porque já tinha muito medo de acontecer algo com eles, porque terem ficado juntos no começo da série, e ainda ter tantos livros pela frente hahaha
    Confesso que ainda tenho um pouco de receio de começar essa série por ser tão longa, mas acho as histórias de cada livro super legais e interessantes! E a cada resenha sua, fico com um pouquinho mais de vontade de ler ahhaha

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Aiii tem sobrenatural e bruxas, que demais!adoro o tema kkk
    Acho que esse é um dos que mais vou curtir da série.
    O Roarke parece ser um amor e a Eve incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir