Cidade das Almas Perdidas - Os Instrumentos Mortais, 05 - Cassandra Clare

11 de outubro de 2020

Título:
Cidade das Almas Perdidas  - Os Instrumentos Mortais, 05
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 434
Ano: 2014
Editora: Galera Record
Gênero: Aventura, Fantasia, Jovem adulto, Ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?



Resenha:

“Faria qualquer coisa para salvá-lo, qualquer que fosse o preço, independentemente do que pudesse dever ao Inferno ou ao Céu, não faria?” 

O Universo dos Caçadores de Sombras da consagrada autora americana Cassandra Clare é um dos mais vastos de fantasia sendo publicados na atualidade. Por aqui, eu já dividi minha experiência de leituras de muitos dos livros da autora, e pra minha surpresa, ainda não tinha vindo falar da série de livros que originou todo este universo.

Os Instrumentos Mortais, é uma de literatura de fantasia urbana, com 06 livros lançados, foram os primeiros escritos pela autora (pelo menos os 03 primeiros livros), no Brasil todos os livros são publicados pela Galera Record.

A série é formada por: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.

Por se tratar de uma resenha de uma série contêm spoilers dos livros anteriores.

“Em tempos difíceis, em épocas sombrias, algumas pessoas brilham.”

Cidade do Fogo Celestial, o quinto livro dá série se inicia duas semanas ao final do quarto livro. 

Recapitulando brevemente os acontecimentos. 

No último livro, o grupo do bem, se viu diante de um novo inimigo, ninguém menos que Lillith, a mãe de todos os demônios, e fonte do sangue demoníaco que Valentim usou em Sebastian/Jonathan. Este que foi morto no final do terceiro livro. Decidia a criar uma nova criança com sangue de anjo e demônio Lillith fez alguns experimentos que fracassaram por isso resolveu trazer de volta Sebastian, para isso manipulou Jace, Simon e Clary para o ressuscitarem. O final do quarto livro, Sebastian não somente estava vivo novamente, como também levou Jace ao fugir.

Com isso, todos estão atrás deles. A clave querendo destruir Sebastian, a equipe do bem querendo salvar Jace. Para isso eles vão quebrar todas as regras, enfrentar um poder incalculável e ainda vão ter tempo de lidar com um novo exercito a serviço de Sebastian que nada no mundo os preparou para tal. O mundo dos caçadores de sombras jamais será o mesmo após esse livro.

“- Os planos de Isabelle são terríveis. – Simon apontou um dedo para ela. – Os seus planos são suicidas. Na melhor da hipóteses.” 

O livro tem uma trama bem fechada, ainda temos muito da jornada de Simon para aceitar que não é mais um humano, e seus sentimentos por Izzy estão cada vez mais fortes. Magnus e Alec, que são acredito eu, o casal mais querido da autora, também está enfrentando alguns problemas sérios nesse livro, e só posso adiantar uma coisa: porquê? Porque Cassandra, você nos faz sofrer dessa maneira?

"Enquanto ainda puder sonhar, sonharei com você". 

Indico como sempre para quem gosta de um livro de fantasia urbana, tramas com dramas familiares, laços de amizades e sacrifícios não somente para salvar o mundo, mas salvar a todos que amamos.


 
O final do livro foi mais uma vez emocionante, e não da para esperar para ler o próximo, que encerra a trama.

“Erchomai... estou chegando”

Como todo o universo da autora é conectado, ler estes livros é essencial para a compreensão dos demais.

Aqui já temos resenhas das demais trilogias da autora já publicadas. Caso desejem ler e conhecer um pouco mais de cada um destes livros, basta clicar nas imagens abaixo:









“Preto para caçar pela noite, Branco é a cor da tristeza e da morte.
Ouro para a noiva a caráter vestida, 
E vermelho é a cor de invocar um feitiço.”

9 comentários

  1. Nossa
    Fico impressionada com a rapidez com que voce faz suas leituras .queria ler rapida assim .
    Bom nessa serie parece que o bicho pega kkk.essa lilith é terrivel hein ?
    Bom eu fico aqui só acompanhando as resenhs de voce porque náo tenho coragem de ler livros assim kkk

    ResponderExcluir
  2. Vivia!
    Imagino o quanto Simon está 'sofrendo' por não ser mais humano, é difícil aceitar.
    Fiquei imaginando quais seriam os problemas que Magnus e Alec tem de enfrentar, já estou curiosa.
    A Cassandra arrasa.
    A capa é belíssima desse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivian!

    Já conhecia os livros, embora não tenha lido. Resolvi ver a série e achei tããããão fraquinha, que só assisti até a primeira temporada. Por ter assistido um pouco da série de TV, não boiei muito na sua resenha. Pelo menos os principais personagens me recordo. De todas as personagens, gostava mais da Izzy e do Magnus. Aliás, lembro que na primeira temporada, o Simon é mordido. Quer dizer que só no quinto livro ele começa a se aceitar como não humano? Meu Deus... HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a série... Não tem nada a ver com os livros
      Basicamente pegou nomes dos personagens e só.
      E defendendo o Simon, são 5 livros, mas a passagem de tempo é curta!

      De uma chance aos livros!
      😄

      Excluir
  4. Eu tô adorando ver que os livros estão mantendo notas tão boas. Fiquei apreensiva por muito tempo em começar a ler esse universo, acho que também por eu ser apegada aos romances e acabo deixando fantasias de lado. Mas esse mês eu comecei e tô feliz de enfim ser apresentado a todos esses personagens :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha para o lado fantástico da literatura! 😀

      Excluir
  5. Olá Vivian!
    Esse quinto volume é um dos mais tensos de toda a série, não é verdade? A gente não sabe o que vai acontecer mas Cassie toda hora fica brincando com nossos queridos personagens, de modo que temer pela vida dos mesmos é inevitável.
    E se a gente achava que o Valentim era ruim, Sebastian então nem se fala rsrsrsrs. Tudo bem que a mãe do menino também tem culpa pele filho sádico, mas ô vilão insuportável.
    Esse livro tem uma parte que eles vão para Paris, né? Lembro que adorei conhecer a cidade hahahahah.
    Aguardo a resenha do controverso sexto livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou até ficando com vontade de ler essa série agora. Já deu pra perceber que a série estava bem diferente dos livros, e o filme foi só do primeiro livro. E já acho que eu também iria sofrer com o Magnum e o Alec, na série eles também eram meu casal favorito!!
    Estou adorando suas resenhas, e já estou ansiosa pela ultima resenha...

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá! Taí o único livro da Cassandra que já aguçou minha curiosidade e me fez repensar sobre a leitura, foi justamente o do Magnus e Alec, por isso, quando li o nome deles ali, meu coração bateu até mais forte #aexagerada.

    ResponderExcluir