Título: A Filosofia de Merlí
Autor: Héctor Lozano, Rebeca Beltrán
Páginas: 320
Ano: 2018
Editora: Faro Editorial
Gênero: Filosofia, Humor
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Saraiva
Nota:
Resenha:
Ano: 2018
Editora: Faro Editorial
Gênero: Filosofia, Humor
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Saraiva
Nota:
Sinopse: Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor. Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros.
Resenha:
A série da Catalunha já é falado por muitos jovens, podendo ser encontrada no extenso catálogo da Netflix. Inclusive a resenha dela já marcou presença aqui no blog, não deixe de conferir Merlí!
A série nasceu de Héctor Lozano, idealizando o professor de filosofia dos seus sonhos, e hoje a resenha é do livro escrito por ele e pela autora Rebeca Beltrán. A Filosofia de Merlí é uma obra interativa da série, que complementa os mais variados temas abordados ao longo dos episódios. Durante os capítulos os autores expõe diferentes ensinamentos e reflexões apresentadas pelo docente de filosofia Merlí, lembrando o quão polêmico ele é ao buscar fazer com que os alunos pensem de forma livre.
Na série é possível conhecer a realidade de diversos alunos, inclusive do próprio filho de Merlí que também é seu aluno de filosofia, além disso há no enredo os professores e vários embates que rodeiam a comunidade escolar. Todas essas questões também são abordadas no livro, só que desta vez há a possibilidade de uma maior troca com estas múltiplas histórias e pensamentos que surgem.
Cada capítulo inicialmente apresenta em um pequeno texto uma filosofia ou um filósofo, expondo as diferentes concepções e ressaltando questões para a reflexão do leitor. Em seguida há as atividades e dinâmicas interativas sobre o tema, onde é contextualizado o assunto e o leitor pode colocar em prática o que pensa sobre. Em uma concepção geral, a proposta do livro é que seja questionada a forma com que essas filosofias se aplicam na prática cotidiana.
A edição também conta com frases ilustres da série e vale lembrar que todas as páginas tem uma linguagem bem informal, sendo marcada fortemente pela presença de gírias e até alguns palavrões. As ilustrações são outro aspecto bem marcante nos capítulos, apresentando com precisão e sem nenhum pudor todas as mensagens que a obra quer instigar. Toda a produção surpreende e é muito divertida, provocando um misto de emoções entre o público leitor.
Política, educação, preconceito, sentimentos, sociedade, tecnologia, vida, morte.... Estes são alguns dos variados pontos exibidos em toda obra, sem impor verdades ou mentiras. Todo o enredo busca exatamente desconstruir certezas, por isso aqueles mais conservadores podem não apreciar todo o conjunto.
Particularmente amei aprofundar mais meus conhecimentos sobre a filosofia e confesso não ter realmente visto sentido em muito daquilo... até eu assistir a série e mergulhar neste livro. Aqueles que já conheciam e gostavam de Merlí nos episódios da Netflix, tenho certeza que vão amar a obra. Os que estão abertos a novos questionamentos e reflexões sobre o mundo, também podem se envolver completamente em cada palavra.
É um trabalho realmente polêmico para muitos, mas me encantei demais com o roteiro e escrita de Héctor Lozano. Há um outro livro, que conta a história após o desfecho da série. Mal vejo a hora de trazer a resenha dele aqui pra vocês!
Filosofia era uma das minhas matérias fav na época da escola.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, nem o famoso professor e já me interessei muito.
Olá
ResponderExcluirNão conheço a série da Netflix .O autor traz questões que deve agradar quem gosta de polêmicas , um novo pensar sobre várias coisas.
Mas não fiquei com vontade de ler o livro .dessa vez deixo passar a dica
Eu quero tanto ver a série,mas admito que pra mim só aparece legendada e meus olhos não ajudam muito na matéria de ler na tv.
ResponderExcluirPor isso, fico só no namoro,mas ainda sonho muito em ver e agora ler também esse manual.
Filosofia nunca foi meu forte,mas se tem um ensinamento em torno, claro que deve ser gratificante ler!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Andressa!
ResponderExcluirLivros de filosofia e que nos fazem questionar alguns preceitos e consegue mmudar algumas premissas, são sempre importante de serem lidos.
cheirinhos
Rudy
Não sou uma estudiosa da filosofia, não conheço características de cada filósofo, mas sempre adorei a matéria no colégio. Acho que o conhecimento é tudo na nossa vida, algo que ninguém nos tira e pude perceber que esse livro parece ser sensacional. Com certeza seria uma de minhas leituras.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu quero assistir a série, nem sabia que tinha um livro! Que massa.
A história parece ser muito boa.
Não sei se tenho vontade de ler o livro, mas vou assistir a série e depois decido.
Beijos
Oiii
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas achei ele super diferente e super interessante. Eu nem gostava muito de filosofia na escola, mas fiquei com vontade de ler esse livro. Ainda não vi a série da netflix, mas estou qeurendo ver também!
Bjss ^^