Autor: Ryunosuke Akutagawa
Páginas: 26
Ano: 2020
Editora: Morro Branco
Gênero: Contos, Literatura Estrangeira, ficção.
Adicione: Skoob
Onde Ler: Morro Branco
Nota:
Sinopse: Nesta obra-prima de Ryunosuke Akutagawa, exaltada como um dos melhores contos da literatura japonesa de todos os tempos, acompanhamos sete relatos sobre a morte de um samurai, cujo corpo foi encontrado em um bosque de bambus perto de Kyoto. Há verdade em cada um dos relatos, mas qual das versões realmente aconteceu?
Ryunosuke Akutagawa é um dos grandes nomes da literatura japonesa, tendo um prêmio com o seu nome que mesmo hoje, após 85 anos, é tido como o maior prêmio literário japonês.Seus contos “Dentro do Bosque” e “Rashomon” foram a base para o multipremiado filme “Rashomon” dirigido por Akira Kurosawa.
Este livro foi cedido pela Editora Morro Branco, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
“Ah, o que é a vida de um ser humano? Uma gota de orvalho, o brilho de um raio? Isso é tão, tão triste. O que mais posso dizer?”
O Projeto Cápsula é uma plataforma totalmente gratuita, onde a cada mês a editora Morro Branco, disponibiliza um conto de um dos autores do seu estelar catalogo.
O quarto conto é Dentro do Bosque do escritor japonês Ryunosuke Akutagawa, ele é um dos grandes representantes da literatura japonesa, conhecido por ter sido o primeiro autor a trazer a influencia do estilo oriental para a literatura nacional japonesa. Ele apesar de ter tido uma breve carreira, já que faleceu muito jovem foi um autor de mais de 150 contos.
Eu adorei este conto, temos uma morte e saberemos detalhes sobre ela através de pontos de vistas de vários personagens, cada um nos dando uma história única.
Não pude deixar de imaginar o quão isso reflete sobre os relacionamentos humanos, o quanto cada um de nós interpreta o mesmo evento de forma totalmente diferente, e que quando contamos algo, é apenas a nossa verdade, e não necessariamente a realidade.
Eu terminei o conto com a minha própria versão da história contada, a partir do que compreendi do que li. Foi muito interessante.
Como falei em outras resenhas desse projeto, os contos são uma maravilhosa maneira de conhecermos autores diferentes. E a Morro Branco está arrasando, cada um dos autores escolhidos, trouxeram um estilo de literatura e escrita.
Estou fascinada pelo projeto e já aguardo os próximos contos.
Para quem desejar ler esse conto, ele se encontra no site da Morro Branco, com acesso totalmente gratuito. Basta acessa ao site e ir à guia Projeto Cápsula, lá vocês terão acesso a todos os contos já lançados.
Com uma linda tradução e diagramação.
E nós temos aqui as resenhas dos três contos já lançados, caso desejem conhecer um pouco deles, basta clicar nas imagens abaixo:
Até a próxima.
Eu li o conto da Octávia e simplesmente amei. Adorei saber sobre esse projeto, pena que posso ser sincera?? Não teve tanta divulgação né? Eu li muito pouco sobre e olha que os contos são realmente pérolas escondidas e de uma qualidade ímpar!!!
ResponderExcluirA morte rende assunto e com certeza, vou lá ler mais esse conto maravilhoso!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
O projeto parece ser muito interessante. O nome desse livro me chamou muita atenção, fui até pesquisar sobre o autor, que tristeza.. Não o conhecia e nunca li nada de literatura japonesa, fiquei curiosa. Gostei da sua constatação sobre nossa própria verdade, é bem isso mesmo. Apesar de não gostar de contos, já coloquei esse na lista, pois a premissa dele é bem parecida com as dos livros que eu gosto.
ResponderExcluirBeijos
Que legal essa diversidade na literatura né? Acho que nunca li nada japonês, só livros que são ambientados lá, mas escrito por brasileiros. Adoro esses livros que trazem um suspense, diversas versões e você fica se perguntando o que realmente aconteceu. Pra 4 estrelas, o livro deve ser muito bom! Fiquei curiosa daqui ;)
ResponderExcluirOlá Vivian!
ResponderExcluirO que eu gosto na Morro Branco é que não se trata de uma empresa de visa só o lucro, mas também o acesso à cultura. Sempre vejo a editora disponibilizando contos de graça pra gente, e isso é muito bacana (lendas!).
E gente? Esse autor deve ter uma escrita muito boa por ser extremamente aclamado apenas com contos. Talento que chama, né? Como um bom apreciador de suspense eu adoro essa coisa de um monte de gente dando suas versões sobre os fatos, e aqui percebe-se que Akutagawa consegue nos instigar a buscar o que realmente aconteceu.
Beijos.
ola
ResponderExcluirainda não li nada dessa editora e que bom que ela dispobiliza contos para os leitores gostei desse conto parece ser bem intrigante
vou no site da editora conferir .
Vivian!
ResponderExcluirTive oportunidade de ler os contos anteriores e aprecio muito esse projeto da Editora, porque nos dá a possibilidade de conhecer novos autores de vários lugares e com vários estilos.
Certeza ue vou ler esse também.
Achei importante o que falou, que nos permite ter nosso próprio ponto de vista com as colocações do autor.
cheirinhos
Rudy
Oiii Vivian
ResponderExcluirEu não conhecia esse projeto, mas achei ele muuuito legal! Realmente é uma ótima maneira de conhecer mais autores, a única que conheço desses é a Octavia Butler. E já fiquei bem interessada nesse conto também, gosto de histórias que mostram vários pontos de vista, pra descobrir algum mistério.
Já estou indo no site pegar os contos 😁
Bjss ^^
Olá Vivian!
ResponderExcluirVerdade, quando contamos uma história temos tendência a exagerar ou omitir algum fato que para nós é irrelevante, dificilmente alguém se atém a 100% da verdade. Nunca li nada da literatura japonesa. Já vou correndo no site da editora, quem não ama um livro (ou qualquer coisa) grátis, não é mesmo?.
Beijos
Não conhecia o autor e nem seus contos, mesmo eu não sendo tão fã de contos achei fantástico o projeto. Disponibilizar contos gratuitos, so fica sem ler quem não quer mesmo. Vou visitar a plataforma para conhecer o que tem disponível, é bem valido e é conhecimento.
ResponderExcluirNunca li nenhum livro escrito por um japonês, e isso foi o que de cara me atraiu. Além disso, eu adorei ver que o conto tem vários pontos de vista, eu acho que a leitura fica melhor acompanhando cada perspectiva. Adorei a resenha!
ResponderExcluirOlá! Projeto maravilhoso esse da editora, uma oportunidade única para aqueles que ainda não tiveram nenhum contato com a escrita do autor, poder se familiarizar e para os fãs, é sempre bem-vindo mais e mais histórias. E eu amo como em tão poucas páginas é possível viver uma história tão intensa, não conheço esse autor, por isso, já vou lá conferir.
ResponderExcluir