Autor: Cassandra Clare
Páginas: 476
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Gênero: Aventura, Fantasia, Infantojuvenil, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Ficção.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
Resenha:
“As histórias que te contaram quando era pequena sobre monstros, pesadelos, lendas sussurradas em volta de fogueiras, são todas verdadeiras.”
O Universo dos Caçadores de Sombras da consagrada autora americana Cassandra Clare é um dos mais vastos de fantasia sendo publicados na atualidade. Por aqui, eu já dividi minha experiência de leituras de muitos dos livros da autora, e pra minha surpresa, ainda não tinha vindo falar da série de livros que originou todo este universo.
Os Instrumentos Mortais, é uma de literatura de fantasia urbana, com 06 livros lançados, foram os primeiros escritos pela autora (pelo menos os 03 primeiros livros), no Brasil todos os livros são publicados pela Galera Record.
A série é formada por: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.
Em Cidade dos Ossos, temos a história de Clary Fray, uma adolescente ruiva, com uma mãe super protetora, um melhor amigo e uma veia artística. Para comemorar seu aniversario ela arrasta seu melhor amigo Simon Lewis para uma balada noturna chamada Pandemônio, onde por acaso ela presencia um assassinato, é claro que para deixar tudo ainda mais insano, somente ela parece ser capaz de ver o assassino.
Após tentar avisar aos demais do assassinato, ela acaba atraindo a atenção do misterioso assassino.
Jace é um caçador de sombras, e em sua defesa resolve dizer à garota que chamou sua atenção de que ele não é o vilão dessa história, e que ele tinha apenas dizimado um demônio.
Enquanto Jace oferece respostas a Clary, acaba tendo sua vida transformada para sempre.
“Estava longe de estar bem. Aliás, a sensação que tinha era de que jamais voltaria a ficar bem.”
Em menos de um dia, ela tem sua casa atacada, sua mãe some, ela é atacada por um demônio, que precisa matar para sobreviver e com isso é envenenada.
“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo aquilo que se pensa que será para sempre.”
Sorte dela que Jace a socorre e leva ela ao instituto, e por assim, a introduz no mundo dos caçadores de sombras.
Conhecendo que o mundo que ela sempre achou que era absurdamente normal, é apenas um fragmento de um mundo riquíssimo, onde seres do submundo (vampiros, fadas, lobisomens, fantasmas, feiticeiros, anjos e demônios...) se escondem a plena vistas dos mundanos (seres humanos normais e sem poderes) e que ela agora está no meio de uma trama complexa que desafiará sua mente e colocará em risco seu coração.
“- As piores coisas que os homens já fizeram foram em nome do amor.”
Que aventura a espera.
O livro é bem dinâmico, temos muita ação e romance, os personagens principais são: Clary e Jace, porém, conhecemos Simon, o melhor amigo de Clary, Alec e Isabelle Lightwood, os irmãos de criação de Jace, e o poderoso feiticeiro Magnus Bane, que são o núcleo de todos os livros da série.
O relacionamento entre eles é o ponto alto dos livros, pois mais do que um livro de fantasia, Cassandra Clare é especialista em criar personagens cujas personalidades e ações acabam por nos conquistar, desta forma, a trama dramática do livro também chama atenção tanto quando o lado fantástico.
“Alec? É você?”
Para quem ama uma fantasia urbana, o livro tem todos os elementos para agradar, e apesar de ter alguns pontos que podem melhorar, já que este é o primeiro livro da autora, é uma leitura que me conquistou. Seus personagens são muito interessantes, e existe uma grande aventura nos livros, ao mesmo tempo em que é uma jornada de personagens que amam e se importam uns com os outros.
“O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.”
É um ótimo livro para fisgar a atenção dos leitores, e só posso adiantar, que só melhora a experiência de ler as histórias desses caçadores de sombras.
Em breve trarei a resenha dos próximos livros.
Como todo o universo da autora é conectado, ler estes livros é essencial para a compreensão dos demais.
Aqui já temos resenhas das demais trilogias da autora já publicadas. Caso desejem ler e conhecer um pouco mais de cada um destes livros, basta clicar nas imagens abaixo:
Até a próxima.
“- Significa caçadores de sombras, mais bonitos de preto do que as viúvas dos nossos inimigos desde 1234.”
Ah..esse livro eu li! rs
ResponderExcluirTá, foi só ele e há muito tempo,mas já foi suficiente para conhecer um pouco do que Cassandra é capaz.
Tanto que a autora está sempre na lista dos mais queridos.
O filme também é bem legalzinho e não foge demais à temática do livro não.
Ainda espero ler mais e mais livros da autora!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Tenho um carinho muito especial por essa saga (nem sabia disso, parei pra reparar agora hahah), mesmo não tendo lido todos os livros, foi uma das primeiras que li sem ser daqueles livros infantis. As capas são lindíssimas, com aquelas coisinhas brilhando! Lembro de ter adorado o filme e agora lembrei da série, que por algum motivo não fiz questão de ver. Vou procurar ler os livros e assistir a série, deu saudade desse universo.
ResponderExcluirBeijos
Ola
ResponderExcluirEssa autora é muito elogiada e tem bastante fâs .
Eu náo leio esse tipo de leitura em que tem tantos elementos sobrenaturais.ha muito tempo descobri que esse tipo de livro para mim náo dá .e nem adianta forçar .
Mas reconheço o enorme talento da autora para construir tantos enredos fantasiosos .
Que maravilha ver essa resenha por aqui. No início do ano, resolvi que iria ler esse universo da Cassandra. Ta na minha listinha, e tem até o primeiro livro das Peças Infernais no KU, e vi num vídeo que seria melhor começar por ordem cronológica dos acontecimentos do que por ordem de lançamento, então pretendo fazer todas essas leituras :)
ResponderExcluirOlá Vivian!
ResponderExcluirMemórias! Essa série foi a primeira que li, lá quando eu tinha 13 anos e descobri que ler era maravilhoso. O primeiro volume não é o melhor, porém mora no meu coração.
Esse universo shadowhunter que Cassandra Clare criou é muito cativante, e em Cidade dos Ossos temos elementos bem trabalhados que serão utilizados para a expansão da mitologia envolvendo os caçadores de sombras.
Izzy e Simon são meu personagens favoritos, e carregam esse livro nas costas. O drama envolvendo Clare e Jace é meio chatinho, e tem hora que a gene quer entrar na história e sacudir esses dois.
Irei adorar relembrar todos os livros através das próximas resenhas.
Beijos.
Ai, confesso que não tenho tanta vontade de ler essa série. Bastante gente fala que ela é ótima mesmo, mas meu problema foi que eu vi o filme primeiro, e já não gostei nem um pouco do filme. Ai fui ver a série depois, e nem terminei ela porque também não gostei. Ai hoje já não tenho vontade de ler os livros. Eu tenho mais vontade de ler a trilogia do Príncipe Mecânico, do que essa =/
ResponderExcluirBjss ^^
Vivian!
ResponderExcluirA série é sempre bem comentada e traz todo um universo fantástico e pelo jeito, bem construído.
Todos falam muito bem da série e mesmo sendo um primeiro livro onde ela apresenta o início de tudo, espero que os próxios livros sejam melhores e com evolução nas personagens.
cheirinhos
Rudy
Olá Vivian!
ResponderExcluirAh esse último quote hahaha, adoro. Os instrumentos mortais marcou minha adolescência, até fiquei meio gótica por um tempo me achando uma caçadora de sombras. A história nesse primeiro livro é meio fraca, mas melhora muitoooo. O meu favorito é o terceiro, onde a gente pensa que acabou mas não é bem assim. Acho que o filme com a Lily Collins foi bem fiel e eu gosto bastante, mas do que a série da Netflix rsrs.
Beijos
Eu já pensei em ler essa saga bem na época que os livros estouraram no Brasil. Com o passar do tempo eu meio que fui deixando de lado e a vontade ler acabou passando. Inclusive, a Katherine McNamara, que interpreta a Clary em Shadowhunters, me segue no Twitter haha Enfim, fico feliz que você tenha adorado o livro. Para quem gosta de fantasia, Os Instrumentos Mortais é uma opção maravilhosa.
ResponderExcluirOlá! Ainda sigo firme sem ter lido nada da autora, ok acompanho seus trabalhos sei do seu sucesso e das grandes histórias que ela nos entrega, mas aquela faísca, essa não acende nem com reza brava (risos).
ResponderExcluirNão sou tão fã de fantasias, mas também nunca li uma que seja fantasia urbana, o que é muito interessante. Quero muito ler essa série, pois muitos elogiam e falam positivamente sobre esses livros. Vale a pena sair do conforto dos meus gêneros preferidos e ler algo diferente.
ResponderExcluir