Autor: Cassandra Clare
Páginas: 406
Ano: 2014
Editora: Galera Record
Gênero: Aventura, Fantasia, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca mais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?
Resenha:
“Alec olhou para ela e balançou a cabeça.
— Como é que você consegue nunca ter lama em você?
Isabelle encolheu os ombros filosoficamente.
— Eu sou pura de coração. Isso repele a sujeira.
Jace aspirou tão alto que ela se virou para ele com uma carranca. Ele balançou seus dedos untados de lama para ela. Suas unhas eram arcos negros.
— Imundo por dentro e por fora.”
O Universo dos Caçadores de Sombras da consagrada autora americana Cassandra Clare é um dos mais vastos de fantasia sendo publicados na atualidade. Por aqui, eu já dividi minha experiência de leituras de muitos dos livros da autora, e pra minha surpresa, ainda não tinha vindo falar da série de livros que originou todo este universo.
Os Instrumentos Mortais, é uma de literatura de fantasia urbana, com 06 livros lançados, foram os primeiros escritos pela autora (pelo menos os 03 primeiros livros), no Brasil todos os livros são publicados pela Galera Record.
A série é formada por: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.
Esta resenha trará os detalhes do segundo livro da série, por isso pode conter spoiler do primeiro livro.
Em Cidade das Cinzas, a história se inicia ao fim do primeiro livro, Clary, esta lidando com algumas emoções e situações que jamais imaginou ser possível, ela ainda não aceitou muito bem descobrir que por toda a sua vida, sua mãe escondeu que ela era uma caçadora de sombra, ou seja, detentora de um legado e missão importante, lutar contra os demônios e proteger o mundo, abençoada pelo seu sangue com poder angelical.
“- Mas esse é o problema. - Clary disse, - Quando você ama alguém, você não tem uma escolha... O amor tira suas escolhas.”
Em Cidade das Cinzas, a história se inicia ao fim do primeiro livro, Clary, esta lidando com algumas emoções e situações que jamais imaginou ser possível, ela ainda não aceitou muito bem descobrir que por toda a sua vida, sua mãe escondeu que ela era uma caçadora de sombra, ou seja, detentora de um legado e missão importante, lutar contra os demônios e proteger o mundo, abençoada pelo seu sangue com poder angelical.
Seria ótimo, se fosse somente isso, sua mãe ainda está em posse de um inimigo, que não é qualquer um, e sim Valentim, pai de Clary.
Para piorar, ela esta apaixonada por Jace, que descobriu ser seu irmão...
E outros problemas, melhor amigo morto vivo, e outros que não falarei aqui...
Não está nada fácil para essa garota do Brooklin.
“Eu me lembro de quando você falava que crescer acontece quando você olha pra trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar. Acho que isso significa que eu cresci.”
O segundo livro tem uma história bem emocionante, os caçadores de sombras estão enfrentando a ameaça de Valentim, um deles, mas que anos antes se mostrou ser um verdadeiro monstro preconceituoso, e que deseja não a paz entre os membros do submundo e os caçadores e sim o extermínio de todos.
No primeiro livro, Valentim, conseguiu colocar as mãos em uma das três relíquias sagradas dos caçadores de sombras. O cálice mortal, que ao lado do espelho, e a espada mortal, cada um com poder especifico, e entregue ao primeiro caçador de sombras: Jonathan, o caçador pelo próprio anjo Raziel.
Com o cálice mortal, ele pode invocar e controlar demônios, o que o torna mais perigoso do que nunca.
Ele é capaz de fazer as mais abomináveis coisas, inclusive com seus próprios filhos e o terror que ele ameaça a trazer para o mundo é indescritível.
Os heróis do livro, precisam se unir ainda mais e superar magoas, traições e segredos para enfrentarem os problemas em que se metem.
Cidade das cinzas, tem um ritmo bem fluido e os personagens vão desenvolvendo e aprofundando os laços entre eles. Alguns amores épicos têm inicio, outros relacionamentos me fizeram pensar que a autora não estava batendo bem da cabeça, mas, nem somente de romance o livro se sustenta, e sim de uma trama interessante, cheia de fantasia e elos intensos de amor e amizade. Temos aqui um livro com um maior desenvolvimento na parte dramática, já que os personagens estão mais entrelaçados do que nunca.
“… Era como se houvesse uma bolha de dor ou arrependimento que morava dentro do coração dele, e quando ele queria dizer alguma coisa, qualquer coisa, que parecesse significativa ou verdadeira, a bolha se erguia e sufocava as palavras.”
Nesse livro, Magnus, acabou por ganhar de vez meu coração, assim como Isabelle, que são até hoje meus personagens favoritos de instrumentos mortais.
Apesar de que Alec, Presidente Miau sejam também meus amores.
Indico esses livros pra todos que amam fantasias urbanas, livros com personagens com excelente humor, jornadas de herói e é claro, tramas cheias de amor, amizade e luta por ideais elevados.
Em breve trarei a resenha dos próximos livros.
Como todo o universo da autora é conectado, ler estes livros é essencial para a compreensão dos demais.
Aqui já temos resenhas das demais trilogias da autora já publicadas. Caso desejem ler e conhecer um pouco mais de cada um destes livros, basta clicar nas imagens abaixo.
Até a próxima.
Ola
ResponderExcluirCassandra Claire é muito aclamada no mundo literario.
Embora seja um genero que eu náo curto eu percebo pelas resenhas que leio que sua trama é agil com varios elementos e que prende quem é fá do genero .
Amando conhecer mais desse universo único criado por Cassandra!
ResponderExcluirEu só li Cidade dos Ossos e também vi a adaptação. Por isso, morro de vontade dar continuidade não somente nessa série, mas nos demais livros que a autora veio trazendo no correr dos anos!!!
Com certeza, farei isso!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Nossa, ela já descobriu que o Jace é irmão dela? Achei que isso só aconteceria bem depois, então a leitura deve realmente fluir bem e devem haver coisas bem interessantes por vir, já que revelaram esse "segredão" e ainda há muitooos livros na série. Não lembro de metade desses personagens que você citou haha.
ResponderExcluirOlá Vivian!
ResponderExcluirEssa sequência mostra claramente a evolução da escrita da autora, pois aqui Cassandra está mais a vontade e nos conquista com a continuação eletrizante da série.
Do jeito que o primeiro volume acabou, já era óbvio que Cidade das Cinzas seria um livro cheio de sentimentos e passagens dramáticas, principalmente envolvendo Clary e Jace. E lembrei daquela cena deles na casa do campo, onde a história do falcão é contada. Acho que chorei kkkkkk.
Além disso, quem ganha destaque também é o vilão Valentim. O preconceito do personagem em relação aos membros do submundo permite que façamos um paralelo com a nossa realidade, pois sabemos muito bem que infelizmente muitas pessoas são vítimas de intolerância e racismo. Clare foi muito perspicaz sobre isso e realmente nos faz refletir.
O final é de deixar a gente no chão, né? Eu considero Cidade de Vidro o melhor da série, e vamos de próxima resenha.
Beijos.
Confesso pra você que pulei algumas partes porque esse livro tá na minha lista de leitura e pretendo fazer ainda esse ano. Não sou muito fã de spoilers, aí acabei não lendo todo. Mas é muito bom saber que você continua indicando os livros. O que mais ouço são elogios para esse universo dela :)
ResponderExcluirOie Vivian
ResponderExcluirEu ainda não tenho tanta vontade de ler essa série, mas pela quantidade de fãs, não posso negar que é uma série ótima, e bem escrita. Eu tenho mais curiosidade para saber se os últimos 3 livros também são bons, porque não eram planejados inicialmente, e tenho bastante receio de séries que fazem isso.
E também vejo bastante gente que ama o Magnus e a Isabelle, e na série e também gostava bastante deles (até mais do que os protagonistas kkkkkkk)
Bjss ^^
olá Vivian!
ResponderExcluirAaaaah Presidente Miau <3 saudades. Esse livro é basicamente drama familiar, quando li choquei com a informação de Jace e Clary serem irmãos rsrs, tia Cassie adora brincar com o coraçãozinho dos leitores. E a interação do Simon com os vampiros é muito legal rsrs.
Beijos
Vivian!
ResponderExcluirSempre fico bem confusa com as séries da autora, mesmo você já tendo feito uma postagem explicando tudo direitinho.
Fato é que gosto muito desse tipo de fantasia com dramas e segredos familiares, poderes, união, amizade e por aí vai...
cheirinhos
Rudy
Apesar de nunca ter lido a série, o que eu gosto de ver nela é que os livros são bem grossos mas ainda assim a leitura é fluída e acontece de forma natural. O segundo livro da saga parece ser cheio de acontecimentos, o que deixa a leitura ainda melhor!
ResponderExcluirOlá! Mesmo não sendo tão fã assim da série, é sempre muito legal acompanhar um pouco mais da história e entender um pouquinho o porquê de tanto sucesso.
ResponderExcluirPena que ainda estou acompanhando apenas as resenhas dessa série, pois as histórias são bem legais. Quero muito iniciar essa leitura, mesmo não sendo tão fã de ficção, esses livros me interessa.
ResponderExcluir