Autor: Stephenie Meyer
Páginas: 736
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Gênero: Fantasia, Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Aguardado há mais de uma década, Sol da meia-noite, novo livro do universo de Crepúsculo, chega ao Brasil em lançamento mundial no dia 4 de agosto
Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, a saga Crepúsculo narra a icônica história de amor de Bella Swan, uma garota tímida e desastrada, que acaba de mudar de cidade, e Edward Cullen, um rapaz misterioso que esconde um segredo aterrorizante: é um vampiro. Desde a primeira troca de olhares, ele fez tudo para ficar longe dela, mas e se as coisas não tiverem acontecido exatamente assim?
Até agora, os leitores conheceram essa trama inesquecível apenas pelos olhos de Bella. No aguardado Sol da meia-noite, vamos testemunhar o nascimento desse amor pelo olhar de Edward, mergulhando em um universo novo, sombrio e surpreendente, cheio de revelações.
Conhecer Bella foi o que aconteceu de mais irritante e instigante em todos os anos de Edward como vampiro. À medida que conhecemos detalhes sobre seu passado e a complexidade de seus pensamentos, conseguimos entender por que Bella se tornou o eixo central de uma batalha decisiva em sua vida. Como Edward poderia seguir seu coração se isso significava colocar a amada em perigo? Do que ele seria capaz de abrir mão?
Em Sol da meia-noite, Stephenie Meyer faz um retorno triunfal ao universo de Crepúsculo e nos transporta mais uma vez para Forks, convidando-nos a revisitar cada detalhe dessa história que conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Em meio a uma paixão cercada de perigos sobrenaturais, vamos descobrir como Edward encara seus prazeres mais profundos e as consequências devastadoras de um amor proibido e imortal..
Resenha:
“No que você está pensando agora?”
Sol da Meia Noite, é um dos lançamentos mais aguardados deste ano peculiar, publicado no Brasil pela Intrínseca causou um frisson na última semana.
Todos devem se lembrar de uma febre literária que se abateu pelo mundo em meados dos anos 2005, Crepúsculo livro da autora Stephenie Meyer foi uma febre. Os quatro livros do universo dos vampiros que não queimam no sol, se tornou um favorito de muitos adolescentes, o sucesso garantiu que os livros fossem adaptados para cinco filmes também de incrível sucesso comercial – com algumas ressalvas sobre a qualidade – o que tornou a febre Twilight, um verdadeiro marco.
Eu fui lendo os livros conforme eles foram saindo e minha experiência com eles sempre foi uma mescla de adorar o universo e a mitologia, alguns personagens secundários e odiar o relacionamento perturbador dos protagonistas, o comportamento deles, fora todos os detalhes completamente errados durante a saga como imprinting com crianças... Mas isso é para outra resenha. Então é aquilo, gosto dos livros, com a mão na consciência que tem vários aspectos errados na história como um todo.
A história de uma adolescente que se apaixonou por um vampiro secular, que para a sua surpresa também se apaixonou por ela é muito conhecida, agora quinze anos após o lançamento do primeiro livro, algo que os fãs vêm esperando por longos dez anos aconteceu.
“... percebi como seria fácil me apaixonar por Bella. Seria como cair, não era preciso esforço. Não me permitir amar Bella seria o oposto...”
Sol da Meia-Noite, é a história de Crepúsculo, mas pelo ponto de vista de Edward Cullen, o mocinho da franquia original, é um vampiro com mais de cem anos de idade, com muitos complexos e um poder fascinante. Ele pode ler as mentes de todos, aliás, quase todos. Bella é imune aos poderes dele. É inclusive isso um dos fatores que o fez se envolver com Bella e iniciar a história dos dois.
O livro em si não trás muitas novidades, porém, pelo poder do protagonista, temos informações novas – eu contei pelo menos 05 dignas de notas, e que fazem valer a pena ler o livro – e outras perspectivas dos acontecimentos já conhecidos.
“Eu era o vilão, o pesadelo. Como ela poderia me ver de outra forma? Se ela soubesse a verdade a meu respeito, sentiria medo e repulsa...”
O livro tem mais de 700 páginas, eu acho que foi basicamente uma bíblia de Edward, e não foi uma aventura totalmente maravilhosa ler ele não. Digo pelo fato de que:
☠ Eu já tinha sérios problemas com a personalidade preconceituosa, julgadora, esnobe, egocêntrica e convencida do Edward e isso não mudou em nada, pelo contrario. Ele cai em um ciclo de repetição de pensamentos, sério... Ele pensa muito, sobre tudo, e volta e meia se volta ao mesmo pensamento... – insira aqui um emoticon revirando os olhos –. E sem contar todos os comportamentos de perseguição e extremamente invasivos e ilegais dele. Ele é perturbador e errado para caramba.
📚 Bella, é um personagem que em muitos pontos me desagrada, mas é colocada em um pedestal no livro.
☠ Edward, esta constantemente julgando os outros, e se não fazem algo que ele quer para ele, o mesmo se ressente, o que é hipocrisia no mínimo. Sendo ele um assassino manipulador.
“Minha vida era uma meia-noite constante e interminável. por necessidade, sempre seria meia-noite para mim. Então como era possível que o sol estivesse raiando em meio a minha meia-noite?”
Contudo a leitura não foi totalmente insatisfatória, motivos:
📚 As cinco informações novas, duas dela que adorei muito, envolvendo Jasper e os pais da Bella.
🌹 Rosalie.
🐻 Emmett.
📚 Tudo o que acontece que Bella não sabe no primeiro livro!
É um livro para fãs, apesar de Edward ler a mente das pessoas, ele é muito centrado nos próprios pensamentos e idéias, então a história só funciona para quem leu o primeiro livro, eu pelo menos gostei mais desse livro, contudo se não tivesse lido crepúsculo não teria aproveitado muito. Da experiência de voltar a este universo ficou o desejo de ler sobre os demais personagens. Algo com os Volturis, os casais não explorados: Rosalie e Emmett, Jasper e Alice.
O ritmo de leitura é um pouco lento, foram mais ou menos três dias lendo, e ele tem 736 páginas, de basicamente monólogos mentais do protagonista. As cenas com mais ação ficam realmente nos últimos capítulos, o que já era de se esperar.
Como disse acima, livro para os fãs e este acredito que vão gostar muito da experiência, dependendo basicamente de quanto gostavam da série original e do vinculo afetivo com a história. O estilo de escrita da autora não se alterou.
Espero que todos os fãs possam ler o livro após essa longa espera.
Até a próxima.
Ola Vivian
ResponderExcluirEssa e a primeira resenha que leio desse livro táo aguardado pelos fás de crepusculo
E como recebeu quatro estrelas valeu a espera
Eu nao sou fá de crepusculo lembro da febre que foi na epoca inclusive cheguei a comprar os livros por impulso porque era modinha ,mas nunca li .
Assisti o primeiro e o segundo filme mas náo continuei.
E um livro longo mas vi blogueiras dizendo que leu o livro em um dia e com lagrimas nos olhos .
Otima resenha
Eu mesmo não sendo a fã enlouquecida da saga Crepúsculo, me peguei vibrando com esse super lançamento e não vejo a hora de poder ter esse lançamento em mãos.
ResponderExcluirQuase um calhamaço, eita!
Mas eu senti uma vontade meio besta nesses dias de alvoroço: rever os filmes. Eu acabei na época, doando os meus livros para uma Biblioteca Itinerante da minha pequena cidade. Tá, tem momentos que eu me arrependo disso(só o lado que queria os livros agora para exibir) mas esse livro novinho, eu quero muito ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Uma das resenhas mais esperadas (e eu nem sou fã de Crepúsculo assim haha)!! Algumas pessoas só perceberam as coisas erradas que se passam nos livros através desse último. Não vou julgar o Edward por pensar demais, pois também luto com isso, mas o resto.. Só Deus na causa. Que legal esse último quote! Meio que explica o nome do livro, seria Bella o sol da meia noite do Edward? Meio óbvio, mas eu não tinha parado para pensar nisso e, ignorando toda manipulação e perseguição, é lindo e romântico hahah.
ResponderExcluirBeijos
Vivian!
ResponderExcluirJá tinha lido comentários de que o livro é para fãs, afinal além de tem mais de 700 páginas, ainda tem toda essa personalidade narcizista do Edward...kkkk Mas para quem gosta, deve ser uma maravilha poder descobrir novos fatos que os outros livros não mostraram.
Curiosa para ver a versão do Edward, revivendo por uma ótica diferente.
Mas que bom que gostou, porque andei lendo umas resenhas não tão boas do livro.
Curiosa.
cheirinhos
Rudy
Aaaai, tô adorando que esse mês eu vou ver váarias resenhas desse livro. Essa foi a primeira saga que eu li, me lembro passando horas, não dormindo, tudo pra conhecer esse universo tão maravilhoso, tanto dos livros, quanto dos vampiros, que eu sou APAIXONADA!!!
ResponderExcluirO que eu tenho certeza é que vai ter gente que vai amar (principalmente os fãs), outros vão odiar (vão achar desnecessário), mas confesso que eu sempre quis ler a versão dele. Eu amo livros com duas visões, e faltou tanto a dele naquela época. Estou ansiosa pra começar a leitura.
Logo de cara fiquei em choque com a quantidade de páginas, mas foi um choque positivo. Imagina quantas horas vou passar com o Edward (ai, que amor!), mas confesso que concordo e muito com você com todos os aspectos extremamente estranhos dos relacionamento que essa série traz. Não só dos principais, mas do Jacob com a Bella, dele com a Renesmee.. enfim.
Adorei todas as suas colocações, acho que são super válidas, hoje mais velha eu consigo enxergar isso claramente. Mas, estou ansiosa pra saber sobre o ponto de vista dele.
Abraços
Olá Vivian!
ResponderExcluirÉ inegável que este livro era um dos lançamentos mais aguardados de 2020, até porque os fãs de Crepúsculo estavam órfãos há muito tempo e ávidos para retornar a este universo vampiresco muito bem construído de Stephenie Mayer.
Evidentemente, a obra é uma espécie de presente para os leitores, visto que nada de muito original pode ser encontrado neste "quinto volume". Mas é claro que é ótimo saber toda a história do primeiro volume pelos olhos de Edward, até porque este nos apresenta uma perspectiva mais ampla da parte "vampírica" da história.
Sobre essas ressalvas acerca do comportamento do personagem, não posso opinar muito pois não li a série, mas gostei que essas questões foram pontuadas de forma sensata (e não com o favoritismo de alguns fãs que ignoram todos os problemas encontrados na narrativa).
Beijos.
Quero só ver se vou dar conta de ler esse livro haha
ResponderExcluir700 páginas na visão do personagem que mais detesto vai ser uma prova muito difícil para mim, mas vou tentar em breve. Tendo Jasper já me deixa mais animada!
Adorei a resenha, como sempre!
Força! Vale a pena porque terá informações ótimas sobre alguns personagens queridos!
ExcluirOii
ResponderExcluirAté hoje eu ainda não li crepúsculo. Lembro que na época que os livros começaram a ser lançados, eu não costumava ler ainda, ai depois nunca peguei os livros para ler, só vi os filmes.
Esse livro deu o que falar mesmo, vi muita gente falando dele esse mês. Mas eu provavelmente não vou ler ele não...
Eu já não gosto de livros assim, que contam a mesma história mas por outro ponto de vista. E nunca gostei tanto do Edward e da Bella. Só fiquei curiosa pra saber essas 5 informações. Mas realmente o livro deve ser uma boa opção para os fãs da série.
Beijos!
Olá Vivian!
ResponderExcluirEu caí meio que de paraquedas no universo de Crepúsculo. Pra começar eu conheci a série assistindo Eclipse, sem nem saber da existência dos dois filmes anteriores, então já viu né? Não entendi foi nada e ainda era muito nova, nessa época não era uma leitora assídua. Não achei muita graça nos filmes. Faz pouco tempo que li os livros da saga e a qualidade da história me surpreendeu, realmente os filmes estragaram tudo. Pra ser honesta, apesar de ter lido os livros a pouco tempo, eu tenho amnésia literária e não lembro muita coisa da personalidade do Edward. Mas é inegável o frisson que Sol da meia-noite causou, um presente e tanto para os fãs. Não sabia que era tão longo rsrs. Imaginei mesmo que não teria tanta coisa inédita na trama mas acho que a leitura compensa pelas novas informações, embora sejam poucas. Adorei o quote que explica o porquê do nome do livro.
Beijos
Oi, Vivian
ResponderExcluirNão li os livros da saga, quando foram lançados metade do meu salário ia na faculdade então não comprei. Depois foi passando e nem lembrei mais, vi os filmes. Mas eles não dão a real dimensão da trama.
Agora, eu que lute para comprar e ler os livros, kkk.
Sempre gosto de ver a versão do outro personagem, mas nesse caso para os fãs a espera foi demais. Gostei de saber que mesmo Edward poder ler mentes, ele pensa muito e tem sua divagações.
Você leu as 700 e poucas páginas em 3 dias, isso que é devorar um livro.
Beijos
Sinceramente comecei a ler os livros, mas não tive paciência para terminar, por isso fui diretamente aos filmes. Legal esse livro por dar uma nova perspectiva a história. Não sei se leria, mas ficaria feliz se o filme fosse lançado.
ResponderExcluirOie Vivian
ResponderExcluirOlha, ao mesmo tempo que estou super ansiosa por esse livro, também estava com medo de ler ele. Crepúsculo fez parte da minha adolescência, foi uma das primeiras séries que li, mas eu estava morrendo de medo da autora cagar na história, igual fez com Vida e Morte. AGora lendo as resenhas, estou vendo as opiniões bem divididas. Acho que eu vou acabar até lendo, mas provavelmente vou esperar uma promoção, ou o livro abaixar o preço. Porque estou achando ele bem caro agora, pra ter só 5 fatos novos na história...
Bjss ^^
Olá! Eita que a saga foi umas das minhas primeiras aquisições, mas acho que esse lançamento está meio atrasado neh, tipo uns 10 anos. Confesso que comecei a leitura, mas acabei parando na página 20 (mas para mim pareceram 200), daí percebi que não estava fluindo muito bem e para não me decepcionar (ainda mais), resolvi fazer uma pausa pegar outros livros e retomar esse em um outro momento para enfim ter uma experiência mais proveitosa (pelo menos, assim espero).
ResponderExcluirOi, Vivian
ResponderExcluirAiii eu ri kkkk vc não gosta tanto do Edward, já eu tenho um crush nele kkkkkkkkk
Tô muito ansiosa para lê-lo, acho que vou curtir demais!
Tô curiosa para ver a interação dele com a família, principalmente a Alice, também adoro ela.
Bjs