Luz, Câmera, Ação!!! Dexter

24 de janeiro de 2021

Diretor ou produtor:
 Daniel Cerone, Sara Colleton, Charles H. Eglee, John Goldwyn, Michael C. Hall
Chip Johannessen, Clyde Phillips
Ano Início: 2006
Ano do Término: 2013
Temporadas: 8
Gênero:  Drama criminal, Mistério, Suspense, Thriller psicológico
Elenco: Michael C. Hall, Julie Benz, Jennifer Carpenter, Erik King, Desmond Harrington, Lauren Vélez, David Zayas, James Remar, C.S. Lee, Dominic Janes, Christian Camargo
Nota: 
Sinopse: Dexter é uma série televisiva americana centrada em Dexter Morgan, um assassino em série com diferentes padrões que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue no departamento da polícia do Condado de Miami. O programa estreou em 1 de outubro de 2006 no canal Showtime e teve o seu último episódio em 22 de setembro de 2013. No entanto, seu retorno foi anunciado em 14 de outubro de 2020 com uma boa parte do elenco principal (apesar de ainda não terem sido anunciados os nomes) e a nona temporada deverá ter sua estreia no segundo semestre de 2021. O ator Michael C.Hall, que interpreta Dexter Morgan, é o único confirmado até agora.
Situado em Miami, sua primeira temporada foi fortemente baseada no livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay, o primeiro de sua série de romances Dexter. Temporadas posteriores apresentaram uma evolução distinta das obras de Lindsay. O livro foi adaptado para a televisão pelo roteirista James Manos Jr., que escreveu o episódio piloto.
Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do "Código de Harry", um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, para garantir que seu filho nunca seja preso e assegurar que ele mate apenas outros assassinos. 




Resenha: Meio exagerada, eu sei, mas assisti a série ao mesmo tempo que estamos lendo os livros para resenhas e no futuro, para Leitura Coletiva. Fazer o que sem temos livros e episódios à mão né?

Aliás, temos todas as temporadas de Dexter na Amazon Prime!


Bom, mas vamos falar da série! Por enquanto eu só li os dois primeiros livros e posso dizer que realmente, como diz na sinopse, a primeira temporada foi fortemente baseada no primeiro livro, mas a partir da segunda, a liberdade criativa dos produtores falou mais alto! Tanto que teve um personagem que nos livros já morreu na primeira temporada, enquanto que na série, foi quase até o final!


Mas enfim né, sabemos que é assim mesmo, do papel para a TV, as séries nunca vão seguir o mesmo caminho. Não que por isso uma ou outra seja ruim, só é...diferente!


Ainda não sei como será o último livro, confesso que morro de vontade de pegar ele e ler as últimas páginas, só pra ver se foi parecido com o final da série, que aliás, eu não gostei! Mas fiquei feliz quando soube que ano que vem teremos uma última temporada, talvez nos dê um final melhor!


Dexter é um assassino. Um Serial Killer! Quando criança viu sua mãe ser brutalmente assassinada, cortada em pedaços e deixada lá, morta, com ele e o irmão e esta é a justificativa que vemos para que ele tenha se tornado um assassino. Não que eu concorde com a justificativa, eu acho que é tudo muito mais complexo, mas...né...é só a minha opinião.


Então ele foi encontrado por Harry, que o levou para casa, o adotou e o criou como filho. Em um certo momento, Harry descobre as tendências assassinas do filho e faz o possível para canalizar os desejos dele. O ensina a matar apenas "Homens maus", aqueles que não terão o castigo merecido da justiça.

E é seguindo esse código que o Dexter vive. Mata para saciar seus desejos, mas somente depois de intensas pesquisas mostrarem que sua vítima realmente merece morrer.


Há uma imensa disparidade neste personagem, já que até onde se sabe, psicopatas não têm sentimentos. Ele sempre mostrou ter empatia e mais tarde, ao formar família, aprende o que é o amor, em especial de um filho. Vemos, na série da TV, uma evolução dos sentimentos dele. Dexter jamais se mostrou sem sentimentos, isso percebemos pelo próprio Código que ele segue. Oras, se ele não tivesse sentimentos, não continuaria a seguir o código mesmo após a morte do pai adotivo não é? Além, disso, sempre percebemos uma forte ligação entre ele e sua irmã adotiva Deb.


Não posso dizer que amei a série, mas gostei bastante e não sei se a minha opinião vai mudar ou não, mas eu gostei mais da série da TV do que da série dos livros, como eu disse, só li dois até agora, de repente eu mudo de opinião, quem sabe né?

Ah, e em breve teremos uma última temporada, com dez episódios, numa tentativa de "arrumar" aquele que foi o pior final de uma série de todos os tempos, na minha opinião! Tomara que funcione!

Aliás, vou deixar os links das resenhas dos livros abaixo, basta clicar nas fotos!

                                                                




12 comentários

  1. Eu já teria dado cinco estrelinhas e alguns muitos corações rs
    Eu simplesmente sou apaixonada pela série na tv e admito que só de ver as imagens acima, deu vontade rever ela todinha.
    Tá, o final foi u oh rs por isso também tenho muita esperança de que a nova "temporada" venha para dar um final decente ao que pra mim, tinha sido bom até o último episódio.
    Amei o post!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Se contenha e não vá ver o final da série de LIVROS!
    Eu adoro a série de TV 📺 meu sonho é ter todos aqui em casa assistir sempre quebrei quiser, dou a série sempre 5 🩸 🩸 🩸 🩸 🩸 de tanto que gosto!
    Eu gosto das nuances da personalidade do Dexter, acredito que o trauma que ele passou criou sim uma rachadura da psique dele que fez com que ele se fechasse para muitos sentimentos e só após muita coisa ele começou a se reconectar com essa parte dele! Contudo, obviamente concordo que existe muita ficção na série, mas nem somente psicopatas matam né kkk

    Adorei relembrar a série! Estou ansiosa pela nona temporada!
    😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. não vi a serie e confesso que a curiosisade ainda pra assistir não veio. Sei que tem muito gente que nao gosta do final, ta junto com outras series com finais ruins rsrsrs crying mas é ate bom que vai ter novos episodios né, pra dar uma virada no final que muitos nao gostaram.

    ResponderExcluir
  4. Andei assistindo alguns episódios sem compromisso. Curti mas definitivamente não é a minha.
    Acompanhei o tal final polêmico e senti a indignação de quem ama a série

    ResponderExcluir
  5. Ola
    ja vi outras resenhas dessa serie mas não tenho um pingo de vontade de assistir. a premissa não me atrai .não sou muito de assistir series . .então dessa vez deixo passar a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Confesso que sempre que vejo uma série com muuuitas temporadas, dá uma preguicinha KKKKKK não sou uma pessoa de séries, prefiro livros e filmes mesmo, arrisco uma e outra quando meus amigos se juntam para assistir.
    Realmente, as coisas vão ser um pouquinho diferentes dos livros, né? Mas algumas mudanças acabam sendo adequadas para a televisão.
    Fiquei com vontade de conhecer a série, mesmo sendo enorme.

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise!
    Toda adaptação que sai de livro eu assisto esperando o pior, pois raras são aquelas que me agradam, justamente pela falta de fidelidade ou inserção de elementos nem um pouco relevantes.
    Mas tirando o final, Dexter parece ser um ótimo entretenimento, principalmente para quem gosta de séries mais episódicas, focadas na resolução de um plot.
    Que interessante que depois de tanto tempo vão fazer uma nova temporada, e tomara que esses produtores pensem em algo que compense o final ruim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Denise!
    Não tive oportunidade de ler os livros ainda, mas confesso que sou fascinada por essa série e concordo que o final antigo não foi dos melhores, ainda assim, gostei de tudo.
    Esse é um dos vilões que mais amo.
    Acho a série inteligente ebem feita, a da tv.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá! Confesso que ainda não assisti a essa série e os livros me dão um certo medinho, já que não tenho muita tolerância para sangue (risos), mas depois da resenha, fiquei curiosa com esse final tão decepcionante, ainda bem que teremos uma redenção por aí hein!

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouço falar muito bem dessa série, mas eu mesma nao consegui assisti, talvez por receio mesmo, dizem que tem partes que são um pouco assustadoras. Já estão indo para a nona temporada e eu não assisti a nenhum episódio, quando eu tiver animo vou assisti com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Denise
    Os livros não me chamaram tanta atenção, geralmente largo no começo livros se serial killer ou psicopata. Kkkk
    Mas essa série já me indicaram tanto que pretendo começar. Tem um amigo que sempre comenta sobre e amou.
    Tá na lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise!
    Eu assisti todas as temporadas super rápido. Gosto desse tipo de série. Mas lembro que achei o final meio nhaaaa. Mas a série em si é muito boa.
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir