Noiva Fantasma - Yangsze Choo

28 de julho de 2020


Título: Noiva Fantasma 
Autor: Yangsze Choo
Páginas: 360
Ano: 2015
Editora: DarkSide Books
Gênero: Fantasia, Horror, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...” 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma, que a DarkSide Books publica no Brasil em 2015, é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.



Resenha:

“Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha.”

Noiva Fantasma é o romance de estréia da escritora Yangsze Choo, publicado no Brasil pela editora Darkside Books em 2015. Com uma capa belíssima que realmente me encantou. 

Com uma trama que une o sobrenatural fantástico ao drama, temos um flerte com o horror. É difícil, colocar essa história unicamente em uma definição de estilo.

O nome do livro por si só, já pode criar uma aura sombria para o livro o que pode afastar um pouco leitores que não gostam de horror/terror, mas em minha humilde opinião, digo que devem dar uma chance para essa história.

Já que a trama tem muito mais do que fantasmas ou temas sobrenaturais, é uma jornada dentro da cultura oriental, suas crenças e superstições.



Li Lan, é uma jovem, filha única de uma família tradicional da Malaia em 1893, sua família está empobrecida graças a reclusão da sociedade do seu pai, que anos atrás contraiu varíola, e apesar de sobreviver ficou profundamente marcado por cicatrizes, sem contar que o surtou da doença, levou sua amada esposa, a mãe de Li Lan. Por causa da situação financeira de sua família, Li Lan teve uma boa educação, porém, por toda a sua vida, foi protegida e sequer debutou na sociedade.
Agora ela está em uma idade elegível para se casar, e isso acabará trazendo uma mudança radical para a sua vida.

“Eu não era não capaz de afastar dele. Queria ficar ali, hipnotizada, como uma mariposa atraída pela lua.”

Tudo porque uma das famílias mais poderosas de sua cidade a desejam como noiva para o herdeiro deles.


Seria algo grandioso para ela, só que nada aparentemente pode ser perfeito, já que o pedido de casamento a ligará a um noivo morto, e ela se tornará uma noiva fantasma.

“... certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”

Após esse pedido, tudo na vida de Li Lan mudará, ela conhecerá outros personagens, alguns que a conquistarão e outros que ela detestará profundamente.

Enquanto tenta ser a melhor filha para o seu pai, ela se divide entre seguir seu coração que acredita ter encontrado aquele que deveria ser o seu destino e seu dever, honrando assim sua família. Precisará se aventurar de uma forma que ela nunca imaginou para poder enfrentar uma assombração obsessiva.

Li Lan, é uma protagonista muito boa, ela possui uma mescla equilibrada de características, em muitos momentos ela é muito ingênua e toma decisões que um leitor experiente pode por a mão e pensar: sério!? Contudo, ela age exatamente como uma garota que possui um código moral e de honra e que foi protegida de tudo a vida inteira. Não da para esperar que ela consiga enxergar sobre as manipulações e traições que podem a cercar. Mas, ela possui um desenvolvimento durante o livro, conforme vai vivendo situações que tornam possível que amadureça e que se conheça realmente, algo que eu gosto muito nos livros. E ela passa por muitos momentos que são um desafio.

Noiva Fantasma, tem vários personagens secundários, sim eu considero todos ali secundário, mesmo interesses românticos e outros tenham influência em momentos cruciais da história, é uma historia sobre a Li Lan.

Só que não posso deixar de comentar sobre alguns personagens, que me conquistaram ou que despertaram meu repúdio:
Amah, a babá e protetora de Li Lan, Lim Thian Ching, o jovem que mesmo morto deseja Li Lan para si, Titia número 03, Tian bai, Fany e Er Lang 
Todos acabam sendo cruciais para a trama e responsáveis por algumas das reviravoltas mais interessantes.


Algumas características da narrativa do livro:
Uma parte inteira do livro é dedicado a uma jornada no além, o livro nos permite conhecer muito da cultura oriental, como funcionam as divisões de casta na sociedade da época e a riquíssima cultura especificamente ligada ao respeito aos antepassados. E os rituais fúnebres tradicionais.

Eu simplesmente amei essa parte do livro, apesar de pela imensa quantidade de informações, ela pode ser considerada densa e o ritmo de leitura fique um pouco arrastado para quem não curte muito uma narrativa descritiva intensa.

Inclusive deixo para vocês lerem o livro e conhecerem mais essa pratica bizarra das noivas fantasmas, que ainda podem ser encontradas atualmente em algumas regiões que ainda mantêm essa tradição viva.

O final do livro me conquistou, e apesar de que não reclamaria de mais alguns parágrafos.

Indico esse livro para os fãs de dramas familiares, de jornadas de crescimento pessoal, da busca do amor verdadeiro e de um tom mais sombrio e delicado sobre temas dolorosos como aprendermos a lidar com a perda de pessoas amadas, aceitarmos o que não podemos mudar e buscar compreender quem somos e o que desejamos realmente para nossas vidas. Tudo isso, é claro, com um toque de horror pessoal.

20 comentários

  1. Aquelas fotos perfeitas!!! Nunca irei me cansar de agradecer por esse carinho com todos nós aqui do outro lado! Eu vivo subindo e descendo a tela, só pra ficar vendo mil vezes e guardar tudo!
    Namoro esse livro já tem alguns anos e oh, falar das edições da DarkSide é chover no molhado né? rs Sempre são perfeitas e mais uma vez, ela trouxe essa mistura de gêneros.
    A gente imagina que é só um "terrozinho",mas não. É cultura, é coisa que existia de verdade e isso é o ponto alto da história.
    Mas também é amor, é respeito familiar e pelo que li acima, aquela bagunça que deu certo!
    Ainda tenho esperança de ler sim!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ângela. Temos sempre o cuidado de tentar trazer fotos que alegrem nossos olhos por aqui. Ficamos gratas pelo elogio.
      Espero que possa ler em breve o livro. Acho que vai gostar.
      😙

      Excluir
  2. Que funko mais fofooo!! É da personagem mesmo ou só um parecido? Já vi muito esse livro por aí, mas não me interessei em ler sobre, pois sou muito medrosa haha. Realmente, estou inclusa nessas pessoas que foram afastadas por não gostar de terror/horror. Confesso que seria legal descobrir mais sobre cultura oriental, acho bem interessante, apesar de nesse caso ser tudo sombrio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. O funko é da Bela (Bela e a Fera) e ela está vestida de noiva como no filme mais recente.
      Lindo demais né
      O livro é uma maneira muito instigando de conhecer um pouco saudades cultura oriental. E sim. Meio sombria. 💀

      Excluir
  3. Olá Vivian!
    Estou chocada com essa história das noivas fantasmas, e muito curiosa para saber mais da cultura. Eu não consigo nem imaginar como seria esse casamento rsrs. Realmente a gente vendo os acontecimentos de fora da história fica querendo dar umas sacudidas nas personagens e só nos resta torcer para que elas façam as escolhas certas. Não achei que a trama seja tão apavorante, até eu que não sou fã desse gênero me arriscaria a ler. Fora algumas raras exceções a Darkside sempre faz capas e diagramações maravilhosas nos seus livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, sim. Eu não senti medo durante a leitura. É um conto sombrio porém não aterrador.
      Vale a pena ler!

      Excluir
  4. ola
    que interessante essa tradiçao de noiva fantasma que ainda sobrevivem .não sou fã de terror mas fiquei curiosa com essa tradiçao,acho que por isso eu daria uma chance para esse livro

    ResponderExcluir
  5. Eu acho essa capa linda, e sempre me interessei pelo livro só por essa capa. Mas confesso que não sei nada dessa história. Fiquei até surpresa por saber que é uma história de época. E achei super diferente esse enredo, dela ficar noiva de um personagem morto. Fiquei muito curiosa pra saber mais dessa cultura, e pra saber como termina.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Já tive oportunidade de ler esse livro e mesmo gostando da história, quase não termino, achei que poderia ser um pouco mais movimentado, sem contar com muitos personagens que me confundem um pouco.
    Na verdade está mais sobrenatural do que para terror, ainda assim gostei de ler, porque descobri outras culturas diferentes da nossa é sempre bem interessante...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Peguei esse livro uns anos atrás e não consegui termina-lo, então abandonei. A história me deixou, muitas vezes, confuso e perdido, como você citou ali o excesso de informações às vezes peca no decorrer da narrativa, mesmo que seja interessante para conhecermos a cultura que é apresentada no livro. Vi sobre a série que vai sair, mas confesso que mesmo assim não me animei em dar uma segunda chance.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu já tinha visto a sinopse desse livro, e já tinha vontade de ler. Fiquei chocada que essa tradição ainda existe. Eu acho esse enredo muito interessante, e acho que vou gostar de conhecer um pouco da cultura oriental. Nunca li nenhum livro parecido com esse, e espero gostar dessa história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Vivian!
    Nem acredito que já faz cinco anos que esse livro foi publicado. Eu lembro de querer lê-lo há muito tempo, e o coitado está eternamente na minha aba "quero ler" do Skoob.
    É inegável que a obra de Yangsze é rica e diferenciada, pois a autora pega a cultura envolvendo as noivas fantasmas e vai além, nos proporcionando uma jornada incrível para acompanhar o desenvolvimento de Li Lan, uma personagem que começa a história de mãos atadas mas acha uma forma de lidar com essa situação no mínimo estranha (embora provavelmente na cultura oriental seja algo normal, que faz parte dos rituais fúnebres locais).
    Essa mistura de elementos asiáticos me lembrou bastante da trilogia A Filha do Império, principalmente a questão do "do além". Será que temos aqui o conceito da roda do tempo? Seria demais saber mais sobre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Nossa agora estou super curiosa sobre o livro que tu falou. Vou procurar para ler e ver se tem algo em comum. Eu adoro poder fazer esses comparativos. E Noiva Fantasma me fisgou.
      Adorei a indicação 😄

      Excluir
  10. Preciso começar dizendo que eu fiquei chocada com essa sinopse porque eu nunca vi nem li nada do tipo, nem sabia que isso existia :O
    Não sei, tô naquele momento que eu não digo realmente que não leria, mas que não estou extremamente animada, meio estranho ne? Mas achei sua resenha muito completa! E ainda fico encantada cada vez mais com suas fotos, acho que 50% do apelo da leitura vem das imagens dos blogs literários, parabéns por esse cuidado :)
    Fiquei curiosa pra saber como você ficou sabendo sobre esse livro, já que foi lançado há alguns anos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna.
      Eu já estava querendo ler esse livro tem uns bons anos.
      Eu sou fã da editora, pois ela trás livros de terror ou horror pessoal, porém com mesclas de dramas que me encantam. Primeiro eu amei a capa. E depois eu me encantei com a sinopse
      Eu leio muito sobre a cultura oriental e consumo bastante mangas
      Só que o que me fez ler realmente foi uma leitura coletiva organizada pelo Instagram @livrosdanati em conjunto com a Editora.
      Foi uma ótima experiência 💜
      E sim, as fotos nos conquistam mesmo para a leitura
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá! Engraçado que essa é a segunda vez que me deparo com esse livro e a princípio não tinha gostado nada nada do enredo, mas agora sabendo um pouco mais dessa parte cultural que a história aborda, até que bateu uma vontade de dar uma chance a leitura, principalmente porque estamos falando de uma edição da Darkside neh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super indico Elizete
      E não tem muito terror!!!

      Excluir
  12. Oi, Vivian
    Acho esse livro bizarro e interessante ao mesmo tempo, rsrs
    Gostei da sua resenha, deu pra ver que a jornada da Li Lan não é só horror, que tem personagens bem desenvolvidos e bastante cultura. Embora uma cultura estranha essa de noiva fantasma.
    Ai tenho vontade de ler, mas tenho medo de ter terror kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olha que essa resenha me fisgou hein, e olha que eu nem gosto desses elementos do terror, mas achei o enredo muito interessante, embora bem bizarra essa tradição, a escrita parece ser muito instigante, claro que já fiquei curiosa para saber mais da jornada de Li Lan.

    ResponderExcluir
  14. Essa resenha ficou incrivel. Eu lembro de ter começado a ler esse livro há alguns anos atras mas nunca terminei a narrativa. Eu acabei abandonando pq esperava uma coisa completamente diferente mas quero retomar a leitura futuramente. Vi que tem a serie na netflix que lançou no fim do ano pasado e estou mt curiosa sobre ela

    ResponderExcluir