A Marca de uma Lágrima - Pedro Bandeira

12 de julho de 2020


Título: A Marca de uma Lágrima 
Autor: Pedro Bandeira
Páginas: 128
Ano: 1994
Editora: Editora Moderna 
Gênero: Infanto-Juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.

Resenha:

“É só transformar em granada
os pulmões e o coração,
espalhando aos quatro ventos
estilhaços de paixão!” 

Ok, aqui estou eu trazendo uma resenha cheia de nostalgia e amor aos livros infanto-juvenis nacionais! A Marca de uma Lágrima, é um daqueles livros que poucos brasileiros encontraram um exemplar, sem parar para pensar: UAU! Eu já li esse livro!

Escrito por um dos maiores escritores brasileiro, Pedro Bandeira, ele foi publicado pela primeira vez em 1985 e sua revisão em 1994, pela Editora Moderna.
Na década de 90, ele foi incluído no cronograma curricular escolar, e foi por isso que o conheci. Ele foi leitura obrigatória para as aulas de português da minha sexta série. E o primeiro livro que comprei com minha mesada. Apesar de ter amado, ele foi emprestado no outro ano e nunca mais foi visto, então eu ganhei uma edição igual – esta mesma da capa azul – da minha mãe. Um livro que mantive até fevereiro deste ano, era uma relíquia, porém na enchente que teve aqui ele foi danificado além do reparo. Agora eu tenho uma nova edição, curiosamente também antiga e de capa azul, presente de uma amiga querida, a Bia, que escolheu ele da minha lista de desejados sem saber da minha ligação emocional com ele. Ou seja, ela acertou em cheio no presente. 💙 sou imensamente afortunada por ter as melhores amigas do mundo 💙


Por isso, aqui estou eu relendo, outra vez ele, agora com ela. Choramos juntas? Sim! Não negarei.

E pensei: esse livro precisa ser apreciado e divulgado
“Há o instante da chegada
e o momento da partida.
Quanta vida eu já vivi?
Quanta resta ser vivida?”

A marca de uma lágrima, é uma adaptação de Cyrano de Bergerac, Pedro, contou que foi muito impactado por esta história da peça do francês Edmond Rostand, em sua adolescência.

E ao escrever A Marca de uma Lágrima, ele impactou uma nova geração.

Aqui temos Isabel, uma adolescente que tem sérios problemas de autoestima. Acredita que sua melhor característica é ser engraçada e inteligente. O que com certeza é importante, porém, não a define totalmente. Ela possui uma melhor amiga, a bela Rosana e estão sempre juntas. Ao irem à festa do primo de Isabel: Cristiano, recém chegado à cidade, ocorre um grande acontecimento.

Isabel se apaixona, e ela não é a única.

“São dois espelhos quebrados,
dois vezes sete de má sorte.
Já vivi quatorze anos,
quanto resta para morte?”

Logo ela se vê no meio de uma farsa romântica, presa na necessidade, que ela mesma cria em sua mente de ajudar no namoro de Cristiano com Rosana, ela sofre com uma paixão não correspondida. E quando pensa que nada pode ser pior, uma morte ocorre em sua escola, e todos esses problemas, a impede de perceber algo muito importante.

É uma trama cheia das intensas emoções que todo adolescente passa, os dilemas com seu corpo, as paixões que achamos que serão as únicas de nossas vidas, ou seja, é um livro excelente em muitos aspectos. Pode ser lido e debatido tanto em sala de aula para gerar um debate saudável sobre autoestima, como pode ser o pontapé inicial para essa conversa em família mesmo.

“É fácil vê-la chegando
em cada instante que passe,
pois se começa a morrer
no momento em que se nasce.”

Como já perceberam provavelmente, eu adoro um suspense, e aqui temos um dos primeiros que li e amei. Já que não somente dos problemas amorosos dos adolescentes, temos também um homicídio a desvendas.

Recomendo a todos lerem esses livros, a leitura é extremamente fluida, uma marca da escrita de Pedro Bandeira, que além desse livro, tem outros sucessos, como a série Os Karas – minha favorita das aventuras e suspense dele – e outros livros infantis e infanto-juvenis premiados.

Espero que tenha gostado dessa resenha de um livro nostálgico e até a próxima.

“Vou caminhando pra morte,
não decidi meu nascer.
Da morte não sei o dia,
mas posso saber!” 

16 comentários

  1. Aquela resenha que a gente lê suspirando! Menina, que arraso os versos, as palavras conectadas com os sentimentos. Aliás, "bota" sentimento nisso!
    Que gostoso ler algo assim num domingo de manhã, onde o coração estava apertadinho e do nada sorriu!
    Ah, nossa literatura nacional, nossos artistas, nossas letras, nosso sentir!
    Obrigada por tudo isso!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Tenho até hoje o livro. Não li na escola. Minha irmã me deu depois que ela leu, pois ela sabe que amo ler e a história vale demais ser lida. Sempre recomendada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian!
    Eu lembro que tinha esse livro na biblioteca na minha escola! Teve até uma vez que uma amiga minha estava lendo e super me indicou, embora na época eu estivesse interessado nessa série Os Karas do autor (o governo aqui de São Paulo deu um kit com os livros DE GRAÇA pra gente, acredita?).
    É possível perceber que A Marca de Uma Lágrima possui um significado muito importante pra você, né? E como sempre, os melhores livros são aqueles que nos remetem a memórias passadas.
    Aqui a história é bem simples, mas é notório que a adaptação de Bandeira deu muito certo, justamente pelo fato de o autor expor em suas páginas o dramas que enfrentamos nessa fase de descobertas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Um livro que foi super importante para mim, e cheio de antigas e velhas lembranças. Nunca imaginei ao lhe presentear o quanto ele era marcante para você. O que o torna mais especial.

    Só acho que agora tênis que ler Os Karas.
    (Insira aqui a figurinha Só talvez)
    ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que plano maravilhoso! (Insira aqui a figurinha miau miau caraio)
      Presente lindo que chegou no momento certo assim como sua amizade! 💙

      Excluir
  5. Olá Vivian!
    Que emocionante a sua história com esse livro!
    Conheci Pedro Bandeira nos primeiros anos do ensino fundamental, lendo o livro O pequeno pode tudo, uma história bem infantil que me tocou bastante. Também li Os Karas e achei sensacional. Ainda não tive a oportunidade de ler A marca de uma lágrima, mas me identifiquei com a personalidade de Isabel. Não tem como não se emocionar com a sua história, com dilemas como amor e amizade estando envolvidos na trama. Também acho que romance e suspense dão uma ótima combinação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OLA que bonita a sua ligaçao com esse romance e o mais legal foi o fato de sua ter te dado esse livro de presente mesmo sem saber do quanto ele importa para voce
    nunca li nada desse autor .a sua resenha me deixou curiosa para conhecer a escrita do autor
    vou ver se na biblioteca ou no sebo de cidade encontro ele .

    ResponderExcluir
  7. A gente só pensa que coitada dela, tomara que alguma coisa dê certo. Eu amo esses livros antigos que eram obrigatórios, mas eu sempre gostei de ler, então pra mim era uma delícia, enquanto pra outros era quase um castigo hahahaha. Que bom que você trouxe a resenha dele, como você falou, muitos vão ler e vão relembrar, e que coisa boa é isso :)
    Que lindo que você ganhou ele e ainda trouxe uma memória afetiva.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro na escola mesmo, mas só de ler sua resenha agora, já percebi que eu não lembro de quase nada dessa história, e agora me deu uma vontade de ler de novo. Eu realmente não lembro como o livro termina, mas acho que eu tinha gostado bastante desse livro. Eu tinha esse livro, vou até ver se acho ele aqui em casa pra reler =)

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    Realmente é uma resenha carregada de nostalgia.
    Na infância pude ler a série Vagalumes e quando Pedro Bandeira lançou esse e alguns outros livros, já era adulta, mas não me furtei as leituras instigantes que seus livros traziam e como era encantada pela história do Cyrano de Bergerac, li com entusiasmo ainda maior. Saudades...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Nossaaa, esse foi o primeiro livro que eu realmente gostei de ler na escola!! Me deu saudade dele aqui agora. Eu nem costumo reler livros, mas se eu tivesse ele ainda, acho que iria reler ele, não lembro de quase nada do livro. O meu livro eu também emprestei e nunca mais voltou hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eita que por incrível que pareça, não conhecia o livro, mas deu para perceber que a história é linda, assim como sua história com o livro! E bora aumentar nossa lista.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que a primeira vez que coloquei o olho no livro, nem reconheci, mas me lembrei dele pela história. A marca de uma lágrima está na minha lista de "quero ler" há um tempo, gosto bastante da premissa cheia de possíveis mensagens e reflexões sobre a passagem pela adolescência, principalmente sobre corpo e autoestima. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana essa sua relação com esse livro, e que bom que você esta tendo a oportunidade de ler novamente uma história que te faz tão bem, confesso que não li nada do autor, mas fiquei bastante curiosa em conferir alguns de seus livros.

    ResponderExcluir
  14. Sempre que eu penso nesse livro eu sou automaticamente levada para 2010 no ensino fundamental quando meu professosr fez a minha turma ler esse livro e eu me apaixonei de vez pela literatura nacional

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vivian
    Sou loucaaaa para ler esse livro!
    Eu li a série dos Karas e a amei demais.
    E a Isabel parece ser uma personagem cativante.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir