A Ilha dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 4 - Rodrigo de Oliveira

9 de julho de 2020

Título: A Ilha dos Mortos - As Crônicas dos Mortos, 4
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 480
Ano: 2015
Editora: Faro Editorial
Gênero: Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Muitos anos se passaram desde que a maior colônia de sobreviventes do Apocalipse zumbi se transferiu para Ilhabela. Com o tempo, eis que surge uma evolução dentre os próprios mortos- vivos: os zumbis estão mais selvagens, ágeis e violentos... Este livro traz o surgimento de uma nova era, cruel e implacável, em que a perseverança dos sobreviventes e seus líderes será testada de forma muito diferente. Um livro cheio de reviravoltas, movimentos bruscos, cenas impensáveis.

Leia as resenhas dos livros anteriores, clicando nas imagens abaixo:  

 

Resenha: O Condomínio Colinas não existe mais, durante a batalha com Jezebel, que descobrira onde Ivan e sua família viviam, acabaram por destruir o Condomínio, preparando ali, uma armadilha mortal para a zumbi, bom, não tão mortal assim, já que ela ainda vive, existe, ou sei lá como classificar a criatura.

"A ilha estava completamente infestada, com milhares de seres vagando pelas ruas e praias. Uma tarefa dificílima se apresentava para aquele grupo, que chegava sem ter um único lugar seguro para se abrigar e ainda precisava eliminar todos os zumbis."

Então, os moradores sobreviventes fugiram para Ilhabela. Lá liquidaram todos os zumbis e fixaram residência. Estavam relativamente protegidos, já que é uma Ilha e uma vez que não existam zumbis lá, os de fora não têm como entrar.

Mas os zumbis não eram a única ameaça. Foi descoberto que  os que não foram infectados quando o planeta Absinto passou, já tinham alguma doença pré existente, algo fatal que mais cedo ou mais tarde, os levaria. Não vou contar quais nos deixaram, mas posso dizer que alguns personagens muito queridos, se foram.

Outros ficaram, casaram, tiveram filhos... e são esses que agora lutam para tentar proteger os habitantes de uma nova ameaça. Muitos anos se passaram, os filhos de Ivan e Estela cresceram, e agora lutam para manter o que seus pais começaram.

“Ele cobriu o rosto com as mãos e recomeçou a soluçar de forma convulsiva. Nunca se sentira tão vulnerável em toda a sua vida. Porque dessa vez havia se deparado com um adversário absolutamente invencível e impiedoso.”

Acontece que além das doenças e dos zumbis, temos mais alguns problemas, primeiro, uma mutação muito estranha aconteceu entre os zumbis e os que mutaram, estão agora mais fortes, maiores, mais implacáveis, quase indestrutíveis, tornando-se uma ameaça então, muito maior do que os antigos zumbis. E segundo, algo muito pior, muito mais difícil de enfrentar e muito mais traiçoeiro: A ambição do ser humano! Sim, além de ter que enfrentar tudo o que essa nova vida trouxe, eles ainda têm que enfrentar supostos amigos os traindo, buscando por vingança de algo que nunca aconteceu, enganando...e o que é pior, pessoas que foram salvas antes, tiradas dos braços da morte pelos mesmos que agora elas traem descaradamente. E pensar que o ser humano pode realmente ser assim...

Bom, esse livro me surpreendeu de diversas maneiras, primeiro eu pensei que não poderia ser tão bom, visto que "faltavam" personagens, o autor novamente se superou. É tão bom quanto os outros. Acompanhar a luta desses diversos novos personagens foi tão emocionante  quanto os anteriores e ao longo das páginas eu aprendi a gostar deles também.

" “Meu Deus, ela fala!” E depois disso, o rádio ficou mudo para sempre.— E alguém já esteve diante desse monstro? Encarou o bicho olho no olho e sobreviveu para contar a história? — Agora o rapaz queria saber todos os detalhes.
— Apenas um homem, Lucas. Apenas um. — E Gisele lançou um olhar profundo para Ivan."

E como esse não é o último e eu fiquei pensando como ele pretende dar continuidade ao próximo com tanta gente nova...eis que o final nos trouxe uma grata surpresa e agora eu só posso dizer que estou super, super curiosa para ler o próximo livro!!!

"Minha filha, eu sei que à primeira vista pode parecer um ótimo conceito, mas deixe-me explicar uma coisa, está bem? No nosso país já tivemos a possibilidade de reeleição consecutiva ilimitada dos poderes Legislativo e Executivo, e isso nunca funcionou muito bem. Nossos governantes, muitas vezes, preocupavam-se muito mais com a sua reeleição do que com o cumprimento dos seus deveres. Em alguns lugares, o processo eleitoral era um jogo de cartas marcadas, no qual já se sabia quem iria vencer"

É uma leitura que eu recomendo muito para quem gosta do tema. Os personagens são ricamente construídos, os cenários incrivelmente transmitidos à nós e a leitura é fluída e agradável.

"- E o que a senhora viu? O que existe no futuro da minha filha? A mãe da menina perguntou, animada.
- Destruição. Sangue. Morte, Guerra. Isabel encarou a moça, que arregalou os olhos.
- Tudo isso vai acontecer com ela? E como isso pode ser bom?
- Essa criança vai mudar o mundo. Finalmente o Otávio e o Uriel encontrarão um oponente à sua altura. Eu não queria estar na pele deles, sobretudo quando ela for capaz de empunhar um fuzil de longo alcance novamente."

15 comentários

  1. ola
    apesar de não ser leitora desse tipo de genero e não ter lido os livros,ainda assim presumo que o autor é muito talentoso .parabens a esse autor nacional por taõ grande talento e por trazer obras que cativam os fãs desse genero

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 480 páginas.. fico pensando em como a história está bem construída se até aqui as opiniões foram muito boas. E como você disse nem o último ne? hahaha
    Gosto de livros assim, formando uma série, e ainda mais se tiver filhos dos filhos. Tô achando uma leitura bem intrigante viu, nunca tentei ir por esse gênero. Quem sabe, né? :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Denise!
    Não li ainda nenhum livro da série, mas já me foi bem recomendada.
    Política é sempre um assunto bem discutível e que gera polêmica e gostei ede ver que o autor se utiliza dos zumbis para fazer a correlação social.
    Não entendo como podem ser felizes em meio ao caos...mas, pelo jeito é uma forma de estravasar.
    Aguardemos o que virá.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Lá vem ela passar vontade de novo rs
    Eu amo o gênero, eu amo zumbis(viva TWD) e amo literatura nacional e está sendo maravilhoso chegar em cada resenha e ver que Rodrigo manteve um enredo fantástico do começo ao fim e oh, criando e criando, livro após livro e agora com personagens novos e tem material para um próximo?
    Ai ai, aguenta coração!rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise!
    Por mais que este volume traga um clima nostálgico, visto que temos a introdução de novos personagens e a despedida de outros, parece que o autor soube conduzir a história para que não houvesse aquela impressão de reset e de que iria acontecer tudo de novo.
    E como esse povo não tem um dia de paz, os desafios para conseguir sobreviver se tornam cada vez mais difíceis, sem contar que não são só os zumbis os vilões da história. Não consigo entender como tem pessoas que não pensariam na coletividade em meio a tudo isso, mas gente sabe que infelizmente é assim mesmo. Ahhhhh, e essa ambientação na ilha me lembrou bastante daquela novela dos mutantes kkkkkkkkkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise!
    Eita que a situação só piora nessa série. É uma pena que os personagens principais tenham morrido, mas fico feliz que o autor arrumou novos protagonistas que são ótimos também. Eu imagino que se um apocalipse zumbi acontecer de verdade, a gente não ia durar muito tempo, muito menos anos, mas minhas teorias a parte, adorei a ideia da ilha como refúgio, fica mais fácil se proteger, assim como fica mais difícil fugir também rsrs. As traições deixam a gente indignado, eu fico muito chateada com isso, mas na história elas são inevitáveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, pelo jeito nesse livro começou a surgir bastante problemas em. E pelo jeito já sei que vou sofrer nesse livro, com a morte de alguns personagens. Nem comecei a ler a série ainda e já me da uma dorzinha saber que alguns personagens queridos estão morrendo kkkkkk
    Que bom que você gostou do livro. Suas resenhas estão me deixando ainda mais doida pra ler essa série.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu tenho bastante curiosidade com essa série. Até hoje eu ainda não li nenhum livro com zumbis, mas já vi algumas series e filmes, e gosto dessa temática. O começo desse livro me lembrou um pouco Guerra mundial Z, que só as pessoas que tinham alguma doença eram imunes. E já fiquei mais interessada ainda na série.
    Pelo jeito é o tipo de livro que a gente não pode se apegar muito aos personagens né hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não bastassem eles terem que lidar com zumbis, agora surgiram os Super Zumbis, eu definitivamente não gostaria de estar na pele desses personagens, que em meio a todo esse caos, ainda têm que lidar com a podridão dos próprios seres humanos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Impressionada que a cada novo livro, a história fica cada vez melhor, mesmo com novos personagens aparecendo, e mesmo eu (a mais medrosa da família Silva), estou a cada nova resenha, tentada a mudar minha opinião. Ainda mais que o autor não fica só nos zumbis, e traz temas bem próximos do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. De, tu sabe que esse não foi meu favorito da série tá ficando muito overpower
    Porém, mesmo assim acontece muita coisa interessante nele e me deixou ansiosa para ler logo os últimos!

    😙😙😙

    ResponderExcluir
  12. Como venho acompanhando as resenhas, fiquei surpreso pela falta de personagens mais conhecidos e a introdução de novos na história, mas como você relata uma ótima experiência com a construção de personagens que o autor dispõe, confesso que nem me preocupei tanto. Sigo ansioso para começar a ler essa série de livros e me deparar com as várias surpresas com a história.

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise,
    Esse foi o livro que menos gostei, mas não é porque a história seja ruim, pelo contrario, o enredo continua surpreendente. Só que nesse 4º livro houve uma grande mudança em relação aos personagens e como me apeguei muito aos que já protagonizavam essa história foi difícil não sentir a perda. O autor trouxe aqui coisas muito interessantes e que não tem haver com os zumbis particularmente. Neste livro ele explora mais a humanidade, tanto a boa quanto a ruim e vemos com mais clareza como o ser humano pode ser vingativo e egoísta. O final também me deixou curiosa para o próximo.
    Agora só falta eu adquirir os livros restantes para concluir essa série maravilhosa.

    ResponderExcluir
  14. Ilhabela tem estado mais calma e pacifica que o brasil em 2020. Mas piadinhas a parte eu acho que esse livro foi pelo visto um dos mais fraquinhos da serie

    ResponderExcluir
  15. Oi, Denise
    A cada resenha que leio da série, mais ansiosa fico.
    Eita, então o povo da ilha tava doente também. Tipo um coronga?
    Afffs, acho que ler nessa época que estamos vivendo dá um medo, né? Rsrs
    Bom que os personagens principais tiveram filhos, conseguiram buscar algum tipo de normalidade mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir