Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 320
Ano: 2018
Editora: Faro Editorial
Gênero: Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: O último livro da saga AS CRÔNICAS DOS MORTOS. Zumbis, tiranos e rebeldes travam sua derradeira batalha pela sobrevivência da espécie humana.
Os trágicos acontecimentos que dizimaram os habitantes da Serra Catarinense levaram Sarah e Fernando a caminhos diferentes, o que só reforçou o desejo de derrubar o terrível ditador Otávio a qualquer custo.
Separados, os jovens enfrentam uma odisseia pela sobrevivência, em meio a navios abandonados, grupos em guerra e trabalho escravo. Agora, todos sabem que Otávio detém as mais poderosas armas de guerra já concebidas e está disposto a usá-las contra qualquer um que fique em seu caminho.
A sensação de segurança desaba e qualquer comunidade pode ser o próximo alvo. Enquanto isso, os zumbis atingem um novo patamar de evolução, tão letal que nenhum exército é capaz de detê-los. Finalmente, o ser humano não tem mais como combater os mortos-vivos.
É uma corrida contra o tempo. Prepare-se para a guerra e vivencie o desfecho da maior e mais original saga de zumbis do Brasil.
Para ler as resenhas anteriores, clique nas imagens abaixo:
Resenha:
"E em momentos como aquele, de silêncio e reflexão, que, por um breve segundo, Iva e Estela quase conseguiam se recordar de Zac, Gisele, Sandra, Oliveira, Silas, Reinaldo, Bob, Mariana, Canino e todos os seus outros grandes amigos, os valentes sobreviventes do Condomínio Colinas. O grupo de heróis com quem tinham compartilhado a mais fantástica de todas as jornadas, cujas lembranças dolorosas ressurgiam de vez em quando para depois desaparecerem novamente."
Então, terminei! Com essa citação acima, que não sei quanto à vocês, mas a mim tem um sabor agridoce...
Tanto a citação, quanto o fim do livro me deixaram com sensações estranhas! De final, dever cumprido e saudade. Saudade dos primeiro personagens dessa saga, que mesmo não estando mais vivos, ditaram, desde sempre, os rumos à seguir.
Foi em nome de Ivan e Estela que Fernando e Sarah lutaram. Uriel não está mais no poder, foi morto e agora quem tomou seu lugar foi Otávio, seu filho que sempre se mostrou um psicopata covarde. Acontece que por pior que Uriel fosse, era melhor ele do que Otávio.
"Quando o avião atingiu o solo, a explosão desencadeada abriu uma cratera de um quilômetro de largura próxima ao centro de São Paulo, começando na alameda Santos e terminando na rua Salto. Todos os prédios, postes e construções num raio de vários quarteirões simplesmente desapareceram. Metade dos edifícios da avenida Paulista tombaram como peças de dominó, mudando definitivamente uma paisagem que persistira inalterada por dezenas de anos."
Enquanto Uriel escravizava e explorava o povo que vivia fora de Ilhabela, Otávio os mata! Simples assim, não faz o que ele quer ou o contraria da maneira que for, ele os tira do caminho, matando, sendo jogando uma horda de zumbis dentro das cidades ou as bombardeando mesmo. A conta é simples, não serve para os seus fins, morre. E isso começa a acontecer com todas as cidades formadas fora de Ilhabela.
"Todos tinham histórias para contar quanto ao terror imposto por Ilhabela ao resto do país. Quem não sofrera nas mãos deles conhecia alguém que tinha sofrido. Não havia um único desafortunado no Brasil que não tivesse algum tipo de ressentimento contra eles."
Acontece que nem todos vão se conformar com as atrocidades de Otávio, e então surgem Fernando e Sarah.
Após mais um ataque de Otávio, os dois são separados por dez anos, viveram e treinaram separados, cada um à sua maneira, ele no Forte São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, e aqui eu preciso comentar como foi legal ler os anos do Fernando lá, pois já fui ao forte mais de uma vez. Conseguem imaginar como foi legal conseguir imaginar o lugar que já estive tantas vezes? Caramba é perfeito! Colocar casas lá na minha imaginação foi muito legal! hehe...Bom e Sarah foi parar em Ilhabela. Pois é, na toca do leão. Mas foi acolhida por alguém que a ajudou, treinou (de certa forma) e escondeu.
Sarah e Fernando são procurados desde crianças, como "as crianças terroristas". Então precisam se esconder e usar outro nome, cada um num canto diferente.
"- O que há ali? - Fernando franziu a testa.
- Sua... vida. - Roberto falou."
Mas como ditadores um dia caem, os dois vão acabar se reencontrando, para além de lutar, se apaixonarem um pelo outro, mas isso era óbvio desde sempre já que...né...pois é....hehehe...
As crianças afinal, foram treinadas para isso, já que Isabel previu tudo. E me atrevo a dizer que isso já tinha sido previsto desde quando Isabel entrou lá atrás, nos primeiros livros, Ela previu uma coisa que, é com a Sarah, só pode, assim como Jezebel fez uma previsão com o Fernando.
"Com golpes letais na cabeça, eles matavam os zumbis e avançavam até a criatura seguinte. A dupla de assassinos mais letal do mundo produzia uma trilha de corpos à medida que ganhava terreno. Ao todo, eles derrubaram mais de trinta seres em poucos minutos.
Quando finalmente se aproximaram do portão, os dois correram como loucos, deixando o complexo para trás e ganhando a noite. Lado a lado, Sarah e Fernando fugiram daquele inferno, enquanto a Usina Moreno queimava até virar pó."
Mas enfim, praticamente todos os personagens que conhecemos, já se foi, novos personagens surgiram e são eles que vão ajudar nosso novo casal a enfim, dar um fim nos desmandos do Otávio!
Ah, mas vamos falar em zumbis? estava até esquecendo, eles estão maiores, mais fortes e meio que se organizando, como se pensassem...Não faltava mais nada né?
"- Eu já tinha esquecido como era a sensação de estar em meio aos zumbis."
Ah gente...ah....terminou! Preciso dizer que o final me agradou muito, gostei bastante e vai deixar saudades, me conhecendo como me conheço, sei que daqui alguns anos, muito provavelmente vou reler! Se você gosta do estilo, leia! Vale a pena!
Ah, tá, eu acompanhei todas as resenhas e aumentei minha vontade de ler essa saga a cada uma delas. Mas essa última tem esse gostinho especial do lugar. Saber exatamente, puxar pela memória um local que conhecemos narrado em um livro,é a coisa mais gostosa do mundo.
ResponderExcluirEu vivi isso uma única vez aqui na minha cidade, num livro antigo de poesias. Onde a autora retratava um pé de Ipê amarelo que tinha numa rua famosa da cidade rs aquilo foi lindo, pois eu visualizava o lugar.
Imagino sua felicidade e amei saber disso.
O autor sem dó ou piedade dos personagens, mas que soube trazer esse universo dos zumbis e recomeço tão bem!
Ainda juro que lerei todos!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Ola Denise
ResponderExcluirFoi muito bom acompanhar a leitura de voce .Imagino o mixto de sensaçoes que voce passou quando finalizou essa serie .E ainda mais por ter passagens em lugares que voce conhece .
E esse Otavio heim ?tocava o terror !que homem cruel .ah eu conheço Ilhabela entáo imagino tambem ela sendo invadida por xumbis
Parabens ao autor que criou essa serie que vai deixar saudades aos fās
Oii
ResponderExcluirEu quero muito ler essa serie!! A série conseguiu se manter boa em todos os livros, e imagino que deve ser triste mesmo por ter terminado. Acho que a única coisa que eu não gostaria tanto é isso de quase todos os personagens dos primeiros livros já terem morrido, mesmo que os personagens atuais sejam legais também, eu acho que ainda ia sentir falta dos antigos.
E acho que eu também ia adorar esses cenários do Brasil, eu também já fui nesse forte e ia adorar ver eles usarem o lugar. Adorei acompanhar as suas resenhas da série.
Beijos.
Olá Denise!
ResponderExcluirOlha, não sou fã do gênero mas acompanhar as resenhas dessa série aqui com você me fez ter vontade de ler os livros. Confesso que do jeito que o autor matava os personagens eu achei que no final não ia sobreviver ninguém kkkk. Que interessante essas dicas que Isabel e Jezebel deixaram sobre os acontecimentos finais. Espero que Fernando e Sarah tenham dado fim à ditadura de Otávio e que a humanidade enxergue os perigos que a ganância e a sede de poder podem causar.
Oi, Denise
ResponderExcluirQue tudo que você amou o final!!!
Bom né que valeu a pena kkk
Parece ter sido bem emocionante mesmo. E tô pensando se acabaram todos os zumbis ou se serão eternos kkkkk
Até que não são tantos livros. Vou tentar ler todos em agosto.
Bjs
Nossa, imagino muito a sensação de dever cumprido depois de um árduo caminho acompanhando essa saga de livros. Fiquei super curioso pra acompanhar a série de treinamento, por anos, de Sarah e Fernando, e em lugares diferentes. Também querendo acompanhar mais a saga do "novo" vilão da trama e suas atrocidades. E os zumbis ainda mais fortalecidos? MEU DEUS!
ResponderExcluirEu fico imaginando o nível de criatividade de um autor de criar uma série tão grande e de um tema que ao meu ver merece muitas descrições, ambientes detalhados, diálogos interessantes e um mundo que o leitor possa mesmo imaginar acontecendo.
ResponderExcluirFiquei feliz de acompanhar as resenhas, percebi que vocês gostaram bastante e que bom que o final te agradou e deixou o sentimento de dever cumprido. Esse é um dos melhores sentimentos para um leitor, né :)
Nunca li nada nesse estilo, mas se eu pretender começar, já vi que essa é uma ótima dica!
Abraços
Eu amei acompanhar as leituras de vocês dessa série. Vocês me fizeram ficar super interessada na série, mesmo sendo uma temática que eu não leio tanto. Eu só acho triste que quase todos os personagens já morreram, mas achei bom que o vilão desse é o filho do Uriel, acho que a série ia ficar meio enrolada se fosse os 6 livros tentando vencer esse cara.
ResponderExcluirQue coisa, parece que os zumbis se tornaram o menor dos problemas deles, mesmo com eles evoluindo. Os humanos sempre são mais difíceis né.
Amei a resenha.
Bjss ^^
Denise!
ResponderExcluirNossa! Até os zumbis estão se organizando e melhorando.
Achei o tal do Otávio um tanto parecido com um presidente de República que se não fazem o que ele quer, ele extermina...kkkk
É tão bom quando um livro traz uma ambientação em um lugar que conhecemos, parece que estamos dentro da história, né?
cheirinhos
Rudy
Oi Denise!
ResponderExcluirNunca li nada desse estilo, acredita? Mas confesso que realmente é porque me dá medo!
Ou seja, sempre que vejo esses livros (por mais que tenha uma pontinha de curiosidade em mim) eu acabo correndo kkkkkk Mas que bom que a história te agradou e o fim foi bom!
Os Delírios Literários de Lex
Os zumbis se organizando é surreal. Legal a ambientação de ligares familiares pra nos
ResponderExcluirAhh muito bom que a série termine de uma forma que agrade aos leitores, foi uma jornada e tanto hein, muitas perdas, mas também alguns aprendizados, com certeza o autor apresentar cenários que conhecemos é um plus a mais.
ResponderExcluirEu adorei o final! Achei bem interessante como o ciclo foi encerrado e após tanto ter a indicação que iria tudo se repetir e agora com a humanidade preparada para tal evento!
ResponderExcluirFoi uma série muito boa mesmo.
Amei ler contigo!!! 💜
Olá Denise!
ResponderExcluirNossa foram tantos momentos com essa série, né? O autor realmente criou uma história incrível, unindo elementos clássicos envolvendo zumbis com aspectos originais para nos proporcionar uma experiência sem igual. E acredito que uma palavra que resume bem este último volume é tensão, pois o leitor presencia a batalha final, logo tudo está em jogo para esses personagens, que já enfrentaram muitos horrores e com certeza devem estar exauridos de todas as formas.
Conhecendo o histórico de Rodrigo de Oliveira, a gente lê com o coração na mão e temendo pelos personagens, mas ao mesmo tempo torcemos muito para que esse ditador seja vencido e que enfim haja um pouco de paz para recomeçar.
A série com certeza deve ser marcante, sem contar que possui muitas reflexões.
Beijos.
Olá! E quem diria que até eu vou sentir saudades (risos), foi muito bom acompanhar as resenhas e mesmo sendo uma medrosa assumida, espero em breve dar uma oportunidade a leitura, nem que eu tenha que dormir de luz acesa por algum tempo!!!
ResponderExcluir