Coração Granada - João Doederlein - @akapoeta

7 de junho de 2020

Título: Coração Granada
Autor: João Doederlein - @akapoeta
Páginas: 192
Ano: 2018
Editora: Paralela
Gênero: Poemas, Poesias, Literatura Brasileira.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:    
Sinopse: Combinando novos ressignificados e poemas, @akapoeta volta a encantar o leitor com seus textos cheios de sensibilidade e poesia.
O amor (correspondido ou não) mexe com nossa alma e nosso corpo. A ansiedade, quando nos toma de assalto, também. Outro ponto em comum: os dois fizeram e continuam fazendo artistas de todos os tipos produzirem criações capazes de gerar reflexão e também de dar sentido ao que, muitas vezes, parecia já não ter. É o caso de @akapoeta, pseudônimo de João Doederlein, neste seu segundo livro.
Nele o jovem escritor fala de paixões e crises de ansiedade e da relação entre ambas, com a mesma delicadeza que transformou a sua obra de estreia, O livro dos ressignificados, em um best-seller com mais de 60 mil exemplares vendidos. Nesse novo livro, ele combina novos ressignificados com poemas curtos e longos, voltando a encantar o leitor com sua escrita acessível e, ao mesmo tempo, impactante.


Resenha:



“Coração-granada (s.m.): é ser alguém que explode de amor, ao menor contato...”

Coração Granada é um livro de poesia do autor brasileiro João Doederlein, mais conhecido como @akapoeta, este é o seu segundo livro e foi publicado pela editora Paralela, selo editorial do grupo Companhia das Letras.

Eu li a versão digital e adorei a experiência, o livro foi muito bem produzido, tem belas ilustrações e realmente muito bonito, com certeza, vou procurar ter em breve a versão em físico desse livro que deve estar belíssima.

É o meu primeiro contato com a escrita do autor e estou apaixonada. Eu não seguia o perfil dele, mas agora posso ver que em muitos momentos vi nas redes sociais, pequenos trechos de suas poesias.

O livro fala de amor, amor que nunca aconteceu, que quase aconteceu por pouco, do tipo que muda nossa vida, mesmo que seja um amor que viveu apenas o suficiente para quebrar tudo ao redor. Também fala de ansiedade, e talvez tenha sido essa mistura de emoções tão fortes que tenha me pegado de jeito e me chacoalhado bastante.

“Tenho um coração quebrado,
mas ao menos tenho algum.
prefiro ter um coração despedaçado
a não ter nenhum.”

Porque a poesia é assim mesmo, ela nos toca de uma forma que eu encontro dificuldade em exprimir, pois parece que fala direto ao nosso coração.

E quando temos poesias que falam do que sentimos é quase como se o autor estivesse escrevendo algo que eu poderia ter escrito, pois parece que fui eu que senti.

O livro é de uma fluidez maravilhosa, porque mesmo quando o tema das poesias era bem pesado, não sufocou.

“Ansiedade é imaginar diálogos que não vão acontecer.
ansiedade é imaginar o momento em que tudo dará errado toda vez que algo começa a dar certo.
ansioso desacompanhado no espelho se vê solitário;
no bar chora a solidão,
sentado a uma mesa com tantos amigos ao seu lado.”

Temos 03 capítulos no livro: O Nome Dela, Quando a Ansiedade Chega e Acalanta Meu Coração.

Eu li seguindo os capítulos, e me pareceu que existia além de cada poesia em si, uma história maior sendo contada nas entrelinhas, o que eu adorei. Existe aquele fio ligando as poesias de uma forma muito forte.

Mas pode ser lido também ao acaso, pegando o livro e abrindo em paginas aleatórias, pois cada poesia em si é seu próprio universo.

“O mundo não é um peso,
mas talvez eu sinta o peso dele.”

Pelo que eu reparei é já do estilo do autor trazer uma definição poética de palavras, eu adorei isso. De verdade. Tem até a palavra gato – vocês sabem que tudo que tem gato já chama a minha atenção né... Culpada aqui, e por isso separei essa citação para vocês... 

“Gato (s.m.): é um pequeno companheiro que me ensinou que silêncio nem sempre é solidão. É quem aprendeu a amar sem possuir, sem apertar, sem sufocar. É quem carrega um universo inteiro em cada olho. É punhado de pelos no sofá. É sempre te ter perto nas minhas blusas pretas. É quem veio junto quando te pedi em namoro. É a alergia que eu tento todo dia superar.
É quem fez minha rinite virar sinônimo de amor.”

Um livro muito bonito, que toca em temas e emoções dolorosas, mas recomendo para todos que gostam de poesia, para quem já amou e achou que era o fim, o final anunciado, para quem lida com ansiedade todos os dias e para quem não lida também, pois poesia ajuda a entender e abre os olhos do leitor de uma forma que considero quase mágico.

Eu já quero ler o primeiro livro dele o livro dos ressignificados. Quem sabe em breve eu trago minha experiência de leitura com ele também para vocês.

E me digam, já conheciam o autor? Tem alguma poesia favorita? Indiquem-me poetas brasileiros. Espero que possa ler esse livro lindo e tenha uma ótima experiência de leitura como eu tive. Até a próxima.

“O meu peito vazio é um apito que faz barulho quando a saudade assopra seu nome.”

21 comentários

  1. É literatura nacional, é poesia, é sentimento? Ah, suspira!!!!
    Eu amo poesia, apesar de que nos últimos tempos esteja não lendo tanto quanto gostaria. E oh?Preciso.rs(ando numa vibe de livros pesados que só por Deus)
    Eu já havia lido sobre este livro há um tempinho, mas sabe quando você acaba esquecendo??
    Agora vou tentar comprar e sim, leia o primeiro e traz resenha????rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Eu amo ler livros de poesia, pois é o tipo de livro que o autor parece derramar sua alma no que escreve, quando fala com tanta responsabilidade e sensibidade sobre temas importantes.
    Ainda não li nenhum dos livros do autor, mas já ouvi falar muito bem de ambos.
    Adorei o trecho sobre a ansiedade, o autor descreveu perfeitamente o que eu constantemente sinto.
    Obrigada pela indicação, com certeza esse livro vai entrar na minha lista de leituras ❤
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian!
    O primeiro livro do autor foi bastante elogiado nos nichos literários, provavelmente pela forma original com a qual Doederlein brinca com os ressignificados. E trazendo mais desse conceito, essa novidade conquista mais uma vez, seja pelas poesias profundas e tocantes, seja pela competência do autor para abordar temas recorrentes e muito presentes na atualidade.
    Como se trata de um livro de poesia, podemos ler com bastante calma e refletir sobre a mensagem que os versos queremos nos passar. Deve ser perfeito para ler antes de dormir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. João é um dos meus autores favoritos. O primeiro livro dele está nos meus favoritos da vida. Ele né toca de uma maneira muito única. Pretendo ler em breve Coração granada, ao qual tenho o físico e ebook e fico muito feliz com a sua experiência com o autor.
    ❤️

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivis!
    Já não é de hoje que a Bia me indica o primeiro livro do autor, e ai no começo da quarentena peguei os dois grátis na amazon hahaha e agora com essa resenha, capaz que eu já pegue pra ler esse mês mesmo.

    Amei isso "O livro fala de amor, amor que nunca aconteceu, que quase aconteceu por pouco, do tipo que muda nossa vida, mesmo que seja um amor que viveu apenas o suficiente para quebrar tudo ao redor. Também fala de ansiedade, e talvez tenha sido essa mistura de emoções tão fortes que tenha me pegado de jeito e me chacoalhado bastante."

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian!

    Eu tenho um pouco de problema com poesia, não é qualquer uma que cativa o meu coração. Não conhecia esse autor, mas dei uma olhadinha nas reses e li muitas coisas bonitas! Fico feliz que sua experiência com o livro tenha sido tão adorável! <3

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OLA
    As poesias do autor mexeu mesmo com voce e pelas citaçoes que voce nos mostrou dá para sentir um pouco de como o autor é talentoso ,em dizer tanta coisa em quatro linhas ou numa frase só
    não leio livro de poesia já faz um bom tempo ,eu até gosto mas deixei de lado esse genero que é tão lindo
    quando tiver chance quero ler sim

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda, amo poesia mas ainda não conhecia o autor João. Adorei os trechos que você colocou aqui, realmente parece ser um livro que nos chacoalha de emoções. Acho muito interessante como a gente se identifica com a poesia e parece até que o texto foi feito para nós kkk

    ResponderExcluir
  9. Vivian!
    Não conheço o autor, mas já me encantei com a forma como descreveu os poemas que ele escreve.
    Sou uma eterna apaixonada por poesia e vez por outra até me arrisco a escrever uns versos.
    Pelos títulos das partes, dá para notar que há uma história maior na sequência dos poemas, mesmo que possam ser lidos de maneira aleatória.
    Fiquei curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vivian! ♡
    Adorei a resenha, com certeza vou adicionar esse livro a minha lista de desejados!
    Gostei muito dos trechos que você selecionou, dá para ver que o autor tem muita sensibilidade ao escrever, estou encantada com a escrita dele ♡
    Faz tanto tempo que não leio poesia, apesar de ser um gênero que eu adoro ♡ Espero poder ler esse livro em breve, acredito que este é exatamente o tipo de leitura que preciso no momento.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  11. Oi ♡
    Amo poesia, mas não conhecia esse autor.
    Fico muito feliz em ver os poetas trazendo das redes sociais suas histórias para os livros. Tenho um carinho muito grande pela arte da Raquel Segal, que conheci no Facebook e fiquei muito feliz quando vi que lançou um livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivian!
    Pela resenha já vi que o livro parece ser daqueles que deixam nosso coração quentinho.
    Eu não conhecia o autor mas fui ver o Instagram dele (pelo user que deixou na resenha) e também percebi que já tinha visto trechos de sua escrita pela rede social. Achei incrível o conteúdo dele, já segui. Haha
    O capítulo que fala sobre ansiedade foi o que mais me chamou a atenção, é algo que preciso lidar diariamente e uma leitura com esse tema ajuda bastante, também adoro livros de poemas e poesias que podemos abrir em qualquer página, que pode ser lido ao acaso.
    Esse é exatamente o tipo de livro que preciso no momento, de escrita leve e ao mesmo tempo com temas tão importantes para mim.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Se eu já estava apaixonada pelo trabalho do autor já no primeiro livro, tenho certeza que vou curtir bastante esse também, ainda por ser uma ansiosa assumida, acho que vou me identificar um pouquinho com algumas citações, estou com o livro aqui no meu kindle e depois dessa resenha, só me resta começar a leitura o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  14. Olá Vivian!
    Estou apaixonada por esses trechos que você colocou na resenha, principalmente da definição de Gato! "Faz minha rinite virar sinônimo de amor" não poderia ser mais realista kkkk. Também não conhecia o autor mas agora pretendo procurar mais sobre suas obras. Não costumo ler muita poesia, minhas experiências com esse gênero remotam dos clássicos e por isso me fechei um pouco. Nunca li um livro dele, mas sei que quando se trata de poesia nacional, Bráulio Beça é o cara, os versos dele que eu vi me tocaram profundamente .
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Acho maravilhoso quando a primeira experiencia com a escrita do autor fica marcada em mim. Poesias são pouco lidas, mas acredito que seja por falta de indicação. Este eu não conhecia, mas já apreciei os poemas compartilhados por ti e posso afirmar, com afinco, que irei procurar para lê-lo.
    Bjos, Ale.

    ResponderExcluir
  16. Oooie
    Acho que nunca li um livro de poesias, todos os que tentei começar a ler não me cativaram muito.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa, principalmente a questão de que parece que há uma história maior sendo contada nas entrelinhas, desse fio ligando as poesias.
    Parecem ser bem interessantes e emocionantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oiee!

    "Conheci" o autor na Bienal passada através das redes sociais de alguns blogueiros, mas não tinha a menor ideia do quantos os poemas dele me fariam ter sentimentos tão saudosos e ao mesmo tempo de esperança, li esse livro faz pouco tempo e por incrível que pareça eu amei, falei isso porque tenho um pé atras com poesias, mas esse livro me ganhou nas primeiras páginas.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de livros de poesia, mas sempre me pego lendo alguns trechos nas redes sociais. Vai saber é só uma falta de pegar um na mão e ler mesmo. Enfim, gostei bastantes desses trechos que você separou, e foi o bastante para atiçar a minha vontade de ler mais deles. Vou procurar saber mais sobre a obra e ver se gosto.

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser daqueles que aquecem o coração, embora não esteja familiarizada com o gênero poesia, acredito que irei curtir bastante a leitura.

    ResponderExcluir
  20. Tem bastante tempo que não leio poesias, e era um gênero que eu gostava muito, depois outros gêneros foi chamando minha atenção e a poesia abandonada. Não conhecia o autor, mas gostei do pouco apresentado, quero ler esse livro algum dia.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vivian
    Eu não conhecia o autor, mas já quero.
    Que fofura!
    Eu tô numa onda boa de ler poesias e acho que eu iria gostar demais desse
    Aiii esse trechinho sobre gato é lindo. Também amooooo gatos!
    Bjs

    ResponderExcluir