Revival - Stephen King

14 de abril de 2020

Título: Revival
Autor: Stephen King
Páginas: 315
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção Científica, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse:
Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.

Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.

Resenha:


"Aquilo que não está morto pode jazer eternamente e com eras estranhas, até a morte pode morrer "

Nesse livro iremos acompanhar a história de Jamie, desde muito novo até sua fase adulta onde tornara-se músico, levando o lema sexo, drogas e rock um pouco a ´serio demais fazendo com que se torne um dependente, ou melhor, ex-dependente químico.

Mas também iremos conhecer a história tortuosa do reverendo Jacobs, quando muito novo tornou-se responsável pela igreja onde Jamie morava e vivia com sua família, e junto com sua esposa e filho, consegue encantar a todos com seu entusiasmo e sua fé aparentemente inabalável em Deus e na natureza, principalmente nos raios e a eletricidade e o mistério que envolve esse fenômeno metateológico.

Após um tragedia se abater sobre Jacobs, ele torna-se incrédulo e perde a sua fé em Deus, chocando a todos da congregação ao fazer um sermão inflado, destilando ódio e soltando blasfêmias no púlpito da igreja. 

Claro que após esse episódio que ficara conhecido como "O Sermão Terrível", ele fora banido da cidade, e Jamie perde o contato com ele.

"As pessoas sempre querem encontrar razão para as coisas ruins da vida, mas às vezes não existe razão."
Anos depois, a vida de Jamie cruza o caminho de Jacobs, que agora é uma pessoa diferente , porém parece muito mais obscura e sinistra, mexendo com assuntos que vão além da sua capacidade humana.

Esse livro me lembra um pouco O cemitério,traz a melancolia e o desespero da perda, do inconformismo com acontecimentos que nos são intrinsecamente naturais.

A obsessão de Jacobs pela eletricidade no começo é meio cansativa, mas lá no final da história vai fazer total sentido,pois é talvez um dos maiores fenômenos naturais quais o homem ainda não tem domínio total, e esse mistério dá o tom sombrio durante toda a história, fazendo com que nossa imaginação crie inúmeras teorias de como essa história irá terminar...

King nos oferece um vislumbre do que pode haver após a morte, o que nos espera e vigia do outro lado e digo: não é bonito, nem um pouco bonito.

Para você que não gosta de terror: leia sim, não há grandes coisas acerca do sobrenatural, é mais algo meio ficção cientifica  e para você que gosta, leia também, afinal é de King que estamos falando rsrsrs.

6 comentários

  1. Não é o livro mais elogiado do Mestre King, mas mesmo assim é do Mestre. E por si só, já existe aquela vontade ler.
    Pensando aqui, este livro nem foi comentado, talvez por não trazer esse lado mais do sobrenatural, e sim da ficção científica.
    Se tiver oportunidade, claro que quero ler!
    Afinal é como você disse, é King!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Karla!
    Eu não canso de dizer que leria até a lista de Stephen King e aclamaria de pé. O cara é um gênio e consegue sempre se inventar, tornando até um assunto aleatório como eletricidade algo interessante, sombrio e misterioso, elementos que rendem um leitura extremamente agradável.
    Gosto quando King insere na tramas várias informações sem dar tempo de assimilar, de modo que no final as pega e mostra para o leitor como tudo se encaixa. Nesta este artifício é usado de forma muito inteligente, sendo que o final não poderia ser mais satisfatório.
    Beijos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. kARLA!
    King é do tipo: ame ou deixe-o…
    Sou daquelas que o amo e ver um livro sobrenatural, mesmo sem muito terror e com desfecho completinho, não tem como não desejar a leitura.
    CHEIRINHOS
    RUDY

    ResponderExcluir
  4. Olá Karla!
    Estavva lendo a resenha e pensando "Olha, que história interessante, e não parece ser de terror", e aí no final você confirmou minhas suspeitas e eu fiquei mega feliz. Sempre tive vontade de conhecer escrita do autor mas nada me chamou a atenção tanto como este livro. Acho vou até gostar de conhecer mais sobre a eletricidade. Estou doida pra saber o que aconteceu com Jacobs para ele perder tão completamente as estribeiras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! E para aqueles que não gostam de terror, muito menos ficção cientifica?! Ok, eu sei que dessa vez forcei a barra (risos). Mesmo não sendo uma fã assumida do autor, confesso que tenho muita curiosidade em finalmente me arriscar com a escrita dele, por isso, anoto sempre as dicas que não trazem tanto terror, que sinceramente é o que mais me afasta dos seus livros, então dica anotada e sigo na esperança de um dia finalmente quebrar essa barreira.

    ResponderExcluir
  6. ola
    então sei que ele é um escritor com muitos fãs,mas nunca li nenhum livro dele .não gosto desse estilo de leitura
    Reconheço a sua grande importancia nesse genero terror e que conquistou inumeros fãs pelo mundo
    mas realmente não tenho vontade de ler algo assim , quem sabe um dia ...

    ResponderExcluir