Luz, Câmera, Ação!!! Minha Mãe é Uma Peça

8 de abril de 2020

Diretora: Susana Garcia
Ano (filmes): 2019
Gênero: Comédia
Elenco: Paulo GustavoRodrigo PandolfoMariana Xavier
Nota:   
Sinopse: Dona Hermínia (Paulo Gustavo) vai ter que se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Essa supermãe vai ter que segurar a emoção para lidar com um novo cenário de vida: Marcelina (Mariana Xavier) está grávida e Juliano (Rodrigo Pandolfo) vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca! Para completar as confusões, Carlos Alberto (Herson Capri), seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.
Resenha:
Baseado na peça que leva o mesmo nome, Minha Mãe É Uma Peça é uma comédia nacional que levou muitas famílias brasileiras ao cinema. Paulo Gustava participa da roteirização e também protagoniza o longa metragem, inspirado em sua própria experiência. Em 2013 o primeiro filme estreou e no fim de 2019 é que o terceiro filme foi lançado nas telonas.

No primeiro filme conhecemos Dona Hermínia, uma mulher de meia idade divorciada que se dedica completamente na criação dos seus filhos. Juliano e Marcelina são os dois mais jovens de seus três filhos que se sentem sufocados com a mãe os rodeando. Descobrindo que ambos a consideram chata, Dona Hermínia some sem avisar para onde iria, deixando todos preocupados enquanto está na casa da tia Zélia.


Já no próximo longa metragem, Dona Hermínia está famosa e bem-sucedida apresentando um programa de TV que fala sobre família. No entanto a solidão aparece quando Juliano e Marcelina vão morar longe de Niterói, em São Paulo Em meio a tudo isso há Garibe, o filho mais velho, que surge com seu filho Pedrinho. Lucia Helena, irmã da protagonista que vivia em Nova York, aparece para enlouquecer ainda mais Dona Hermínia com sua visita.

Por fim, o terceiro filme apresenta uma Dona Hermínia tentando se redescobrir sem os filhos, já que estes alcançaram a idade adulta. Marcelina está grávida de seu primeiro bebê e Juliano está preste a se casar. Para piorar a situação há o ex marido que se aproxima, morando no apartamento ao lado. É possível acompanhar os maravilhosos diálogos que surgem entre passeios e muitos acontecimentos na vida da protagonista.



Os surtos típicos de Dona Hermínia estão presentes nas três produções garantindo, junto às falas desbocadas, uma grande diversão ao telespectador. A expressividade e naturalidade de Paulo Gustavo deixa a narrativa ainda mais perfeita, com a dose ideal de humor. Para quem assiste é garantido boas gargalhadas e muitas lições.



O terceiro filme é, sem dúvida, a obra mais crítica, trazendo reflexões essenciais sobre a atualidade. Alguns dos temas levantados, durante os filmes, são: o consumo de drogas, perdas, sexualidade, relações familiares, etc. É impossível não se identificar com algum momento das histórias, talvez até por isso o público que segue acompanhando seja tão grande.


Apesar de toda comédia envolvida é muito difícil não se emocionar com alguns trechos. Então não deixem de se divertir e valorizar esta preciosidade nacional! Deixe nos comentários o momento em que mais se identificou na obra!



9 comentários

  1. Tive a oportunidade de ver os três filmes e disse ao terminar esse terceiro, que é o filme mais emocional.
    Há as cenas hilárias, mas há outras partes que doem, que ensinam, que emocionam e talvez tenha sido isso, que deixou o filme que era apenas uma comédia, ganhar ares de superação.
    Eu amo a trilogia e faço questão de indicar a todo mundo!
    Entre risadas e lágrimas, a gente aprende!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ?
    nunca tinha visto uma resenha tão completa sobre esse filme
    vou ser sincera não sou de assistir muitos filmes
    até planejo pego dicas mas sempre vou deixando para depois
    mas com essa quarentena estou com vontade de assistir alguns filmes e essa trilogia vai para a lista

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse filme, ri horrores kkk o final me emocionou

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Acredito que temos mesmo de valorizar nosso cinema nacional, mas quando os filmes são bons como essa trilogia.
    Claro que não é perfeito, mas se faz rir e traz críticas sociais,já tá valendo.
    Sou fã do Paulo Gustavo e já assisti os três.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Pronto! Andressa você me convenceu a ver os 3 filmes!
    Que resenha maravilhosa e completa adorei que trouxe um ótimo conteúdo dos filmes anteriores.
    Eu sou bem cética com filmes de humor porque alguns são muito mal sucedidos com as escolhas das piadas e do que tiram sarro. (Os filmes americanos então aff) mas adorei saber que há um conteúdo dramático e reflexos nesses.

    Irei ver o mais rápido possível 💚

    Adorei a resenha 💜
    😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!
    Poucos filmem nacionais são dignos de aplausos e aclamação, e Minha Mãe É Uma Peça é uma dessas preciosidades, sendo impossível não rir, chorar e se emocionar com a história.
    É interessante perceber que mesmo sendo o terceiro filme da franquia, nada soa forçado ou apelativo e o resultado não poderia ser mais positivo.
    Devido a todo esse sucesso não será surpreendente uma sequência, e estou ansioso pela série original que anunciada há pouco tempo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa!
    Esse filme é muito bom, acho que um dos melhores que temos no cenário nacional atual. Não me recordo de me identificar com uma cena específica mas minha mãe se viu em muitas. O mais legal é tudo ser baseado na mãe do ator, as cenas dela no final são demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu amo todos esses filmes, mas o terceiro sem sombra de dúvidas foi o melhor de todos, assisti no cinema e confesso que derramei algumas lágrimas. Acho que é impossível não se identificar com essa família tão tipicamente brasileira, bateu até uma vontade de assistir outra vez!

    ResponderExcluir
  9. Não tem como não gostar desses filmes, que feza gente rir com tanta facilidade. Amo o Paulo Gustavo em tudo o que ele faz, muito talentoso e de um forma única.

    ResponderExcluir