A Formatura - Trilogia O Teste, 3 - Joelle Charbonneau

7 de abril de 2020

Título: A Formatura - Trilogia O Teste, 3
Autor: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Única
Gênero: ficção, Distopia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.

Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.

Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


Para ler as resenhas dos livros anteriores, basta clicar nas imagens abaixo:

                                              

Resenha: Pois chegamos ao fim da trilogia!

E posso dizer que seguiu no início ao fim repleta de ação! E claro, traição!

Nada é o que parece e agora que Cia finalmente pensou que iria poder se dedicar aos estudos...estudos normais, sem precisar literalmente, matar para para tirar boas notas e se formar, descobre que tem muito mais à enfrentar pelo caminho.

Afinal, seus amigos ainda estão desaparecendo, sendo encaminhados para outros lugares, já que não têm êxito nas notas e demais exigências da faculdade!

O pior é não saber em quem confiar e à quem temer. É saber mais do que os próprios colegas, como cada um enfrentou os desafios nos testes anteriores, já que ela recuperou a memória, eles não!

"Apesar da sua vontade em ver o Teste terminado, acima de tudo ele quer ir para casa. Esquecer. Compreendo esse desejo, mas não existe esquecimento para o que vimos e fizemos. A única maneira de viver com nossas ações é acabar com o que as causou. Ou morrer tentando."

Em meio à toda essa confusão, somente Tomas tem sua total confiança, mas será que confiança é o bastante? Será que ele estará disposto a enfrentar tudo o que os espera, já que Cia está decidida a acabar com os Testes de uma vez por todas?

Ahhhh. fico pensando que a autora, ou teve sérios problemas na faculdade ou tem uma imaginação pra lá de afiada viu. Esse "matar por notas" parece mais uma metáfora de uma verdadeira faculdade! Não que a minha tenha sido assim, obviamente, mas sabemos que há concorrência né?


Claramente, não precisei assassinar nenhum dos meus colegas para conseguir meu diploma, e "acho" que não fui assassinada por nenhum, mas falando sério...uma trilogia onde o ponto central é a faculdade e o tanto que é difícil se classificar, se manter e depois se formar! Inédito! Pelo menos para mim!

“Pela primeira vez em muito tempo, minha vida está em minhas próprias mãos. Embora eu não saiba se essa vida durará muito mais do que os próximos dois dias, pelo menos sei que esse período pertence a mim.”

Mas enfim, claro que eu não falei muito da trama né, não vou entregar pra vocês como ( e se) Cia e seus amigos vão conseguir acabar com os desmandos do "diretor" da faculdade e de seu corpo docente, tão pouco vou esclarecer quem dos seus colegas estão dispostos a ajudar! Hehehe...

Mas sério, eu falei da metáfora e tal, mas não foi uma crítica (não uma ruim). Eu gostei bastante da trilogia. tanto que agora foi uma releitura do que eu havia lido acho que lá em 2014. Gostei e recomendo! É uma distopia, no mínimo, diferente. Onde a ação, as tramoias e as traições têm mais vez do que o romance! 



9 comentários

  1. Como é gostoso poder terminar uma releitura assim,com novos olhos! Como eu li somente o primeiro livro, confesso que perdi muitos detalhes da história(memória é uma negação), mas me lembro claro da ação e foi bom ler que isso se manteve até o fim.
    Quanto a parte das metáforas, isso é genial!rs Ao menos, dá o que pensar ao leitor!!!
    Preciso dos dois livros seguintes e claro, agora reler o primeiro né?rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já vi os livros para vendar mais nunca interesse em ler. Fiquei um tanto curiosa por ela mas não aquela vontade de ler. Tem uma boa premissa e claro, deixa o leitor curioso. Talvez eu leia em outro momento.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Eu lembro que quando o conceito de distopias estava no auge (2013, 2014), eu estava morrendo de vontade de conferir essa trilogia, mas o tempo foi passando e acabei dando prioridade para outros livros.
    Devo dizer, contudo, que já despertei interesse para conferir a história de novo, e como um graduando tenho certeza que vou me identificar com as coisas no mínimo bizarras que esse personagens fazem por uma nota (kkkkkkkk a gente brinca mas sabe o sufoco que passa na faculdade, né?).
    Joelle parece ter dado um desfecho bastante satisfatório para a trilogia, mantendo o ritmo frenético de acontecimentos dos volumes anteriores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. ola
    não conhecia essa trilogia
    achei o enredo diferente inusitado até
    não costumo ler distopia alias nem sei realmente o que é distopia rs rs
    alias li a resenha e nem desconfiei que era distopia
    so ao ler a descriçao do livro é que soube de que genero de tratava

    ResponderExcluir
  5. Denise!
    A série está entre as mais desejadas por mim, porém não conseguido dar conta de tantas leituras e por esse motivo, tenho deixado para um momento posterior para lê-la e acompanhar os testes e toda a trama vivida por Cia.
    Mesmo comentando que a trilogia terminou de forma que o agradou, a meu ver, um final de trilogia deve ser fechado, sem nos deixar questionamentos e não parece que aconteceu aqui... uma pena!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Aí meu coração!
    Mal vejo a hora de ler essa trilogia. Você me convenceu sobre ela já viu!
    Amei a resenha e gosto muito dos livros que nos permitem imaginar outras realidade porém, ao mesmo tempo se relacionam com o que vivemos.

    😘💋💋

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise!
    Essa história me pareceu um tipo de Jogos Vorazes do mundo acadêmico rsrs. Também acho que nunca vi uma trama assim e fiquei bem curiosa pra saber mais sobre os livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu bem lembro que no meu tempo de faculdade tive um ou dois professores que eu tinha certeza de que queriam me matar ou pelo menos me ver cair #alouca, ahhh queriam sim. Mas voltando a história, estou cada vez mais empolgada e curiosa para descobrir o desfecho dos personagens e como a Cia e seus amigos vão enfrentar tudo isso.

    ResponderExcluir
  9. Conheço essa trilogia apenas pelos blogs, até gostei do que foi apresentado e me interessou iniciar a leitura. Nao é o estilo de livro que leio, mas quando é algo legal, vale a pena.

    ResponderExcluir