O Teste - Seu Tempo Está Acabando... - Trilogia O Teste, 1 - Joelle Charbonneau

5 de março de 2020

Título: O Teste - Seu Tempo Está Acabando... - Trilogia O Teste, 1
Autor: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Única
Gênero: Distopia, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Resenha: Ahhhh, uma distopia! estava precisando! Haha...adoro distopias, mundos destruídos e coisas assim!


Bom, como toda a distopia, o mundo ruiu. Após os sete estágios da guerra, quatro que os humanos lançaram uns sobre os outros e os outros três, subsequentes, como terremotos, etc... o mundo teve que se readaptar. Os poucos humanos tiveram que sobreviver e refazer o mundo.

‘‘O pai nunca falou sobre o Teste, nem muito sobre seus dias passados na universidade, não importa quantas perguntas eu tenha feito. Por um momento eu me sinto mais próxima dele, sabendo que vamos dividir a experiência. Então o momento é despedaçado.’’

Foram criadas novas cidades, seus habitantes fizeram o possível para reerguê-las. Novos líderes surgiram. Com o objetivo de criar novos e melhores líderes, foi criado um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, onde os melhores alunos formados nas colônias, seguiriam para a universidade a fim de fazer vários testes, para ver onde se encaixariam, se passassem nos tais testes.

Seria decidido então, que curso cada aluno seguiria.  Tudo com o fim específico de criar líderes formados com excelência em cada cargo.

"O Teste é mais do que o que acontece nas classes. Pedir ajuda durante a noite será visto como fraqueza. Líderes não são fracos. O Teste está procurando líderes [...]"

Então Cia vai para Tosu city, uma espécie de capital, onde ficam o governo da Comunidade das Nações Unidas e claro, a Universidade.

Era de se desconfiar, desde sempre, que algo não está muito certo já pelo simples motivo que, cada aluno que saísse das colônias e fosse estudar em Tossu City, jamais voltaria a ver a família, mas, sei lá né, um povo resignado, acostumado desde sempre com as regras, tende a aceitá-las sem discutir, e foi o que aconteceu com Cia e seus amigos, que foram para a Universidade, entre eles Tomas, uma paixãozinha da garota que vai se mostrar muito útil no que está por vir.

"Tomas sabe que esta não é hora ou lugar para draminhas sentimentais. Sobrevivência - passar no Teste - tem de vir primeiro."

O Teste? Que dá nome à esse livro? Ah...vai se provar algo bem pior do que simples testes ao estilo "vestibular" que conhecemos! Cia vai encontrar algo que jamais suspeitaria ser possível para uma seleção universitária.

‘‘Tiros e gritos ecoam pela paisagem do Noroeste. Lembretes de que não estamos sozinhos na nossa missão e de que o perigo ainda não passou.’’

Nada vai ser fácil e o caminho vai ser duro, se eles sobreviverem às provas!

"[...] Quem quer que seja essa pessoa, ela não está confiando na própria inteligência para passar no teste. Michal disse que matar alguém não é contra as regras, mas na minha mente é uma forma de trapacear. Deus me livre de ser uma vencedora trapaceando."

Eu havia lido esse livro assim que lançou lá em 2014. Lembro que assim que vi a capa, fiquei doida para ler e foi inclusive uma das primeiras distopias que li na vida! Não lembro se os três saíram juntos na época, mas acho que sim, pois os devorei em poucos dias! E não é que estou fazendo a mesma coisa novamente?


É uma leitura bem interessante. Em um mundo que tenta se refazer, as explicações políticas são sempre muito coerentes, sem se tornar cansativo. Os quê's e os porquê's de toda a destruição e depois, da tentativa de reconstrução têm uma lógica que é até meio assustadora se levarmos em conta que são problemas que realmente são passíveis de acontecer.

O romance é leve, bem devagar, mas bem coerente dentro do contexto do casal e os personagens são bem construídos e bastante convincentes nesse meio de tramoias, intrigas e mortes que cercam esse novo mundo que Cia e seus companheiros resolveram abraçar.

"[...] Bem no fundo, espero que ela esteja certa, porque a cada dia que passa, fico mais certa de que estou me apaixonando por ele."

É uma leitura muito boa, rápida, fluída e que nos faz pensar um pouco se um dia queremos chegar ao ponto de viver num mundo tão desenvolvido e ao mesmo tempo, tão bárbaro quanto esse!

‘‘Bem, talvez seja a verdadeira base desse Teste. Líderes são forçados a matar o tempo todo. Então precisam aprender a viver com as decisões que tomaram. Assim como vou ter de aprender a viver com as minhas.’’

5 comentários

  1. Puxa, eu viajei no passado agora! Li este livro já tem tantos anos que admito sem vergonha, que muitos detalhes dessa distopia ficaram perdidos na minha memória.
    Por isso, fui lendo e revivendo tudo isso novamente. Ainda não li os livros seguinte,mas é claro que agora vou precisar começar tudo de novo né?rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Denise!
    As distopias sempre estão ligadas e novos governos dominantes e controladores.
    Cia parece uma personagem diferente, achei que ela lutaria por mudar as regras, não sei porque tive essa impressão...
    O importante é que o livro parece bem dinâmico e de fácil leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não tinha conhecimento do livro, mas tem uma premissa ótima. Uma distopia que me chamou bastante atenção, irei buscar para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amo distopias e sabe o que é mais assustador a cada nova história nesse estilo que eu leio?! É que essas tais distopias estão cada vez mais próximas da nossa realidade (risos, de nervoso)! Confesso que essa eu ainda não li, mas já namorei a capa, brinquei com a sinopse, faltou mesmo aquele tempinho camarada que tanto me faz falta, mas depois dessa resenha ficou quase que impossível resistir dessa vez!

    ResponderExcluir
  5. Ah como eu amo Distopias, (apesar de não querer viver uma de jeito nenhum kkk)
    Cia me parece uma protagonista que terá uma incrível jornada de amadurecimento.

    Pretendo ler em breve esites livros 😘😘😘

    ResponderExcluir