Titulo: O Hobbit
Autor: J.R.R Tolkien
Páginas: 336
Ano: 2019
Editora: HarperCollins Brasil
Gênero: Aventura, Fantasia, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos. Essa jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler e descobrir. Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.
Para ler a resenha feita anteriormente, clica na imagem abaixo:
Resenha:
Um Hobbit, 13 anões e um mago que aparece e desaparece como o mestre dos magos, porque essa aventura? Para onde vão? Tudo isso vai valer a pena para um Bolseiro? E os Anões? A escrita te traz para para dentro da história, as vezes até parece existir os locais descritos no livro.
Após ter lido O Silmarillion, a vontade de ler os outros livros só aumentou, como já falei na resenha anterior li O Hobbit a muitos anos atrás quando eu era mais novo, e hoje me deu uma vontade de reler com uma mente bem mais avançada e claro que por eu saber que o livro foi escrito em 1928 não pude deixar de fazer uma leitura traumática da história, que ele passou durante a Primeira Guerra.
Passamos pelo famoso Condado e a famosa frase no livro que marca eras de leitores, e até quem nunca leu conhece a frase:
"Num buraco no chão vivia um Hobbit"
Só por essa frase já te faz querer ler (no meu caso, devorar o livro), você tem um mago que parece doido, aparece e desaparece exatamente no momento certo da história (acho que o mestre dos magos do desenho "Caverna do Dragão" foi inspirado em Gandalf). Outra coisa que posso afirmar é que o livro é bem melhor que o filme, e também é um tanto diferente, os Anões parecem covardes e gananciosos, o Bilbo parece medroso mas no livro é um guerreiro esperto, inteligente e muito corajoso, e Gandalf... Bem é o Gandalf.
As Aventuras do Hobbit te fazem querer ver o que vai acontecer depois e se perguntar o que Bilbo vai inventar para sair de tal situação que se meteram, no meio de minha leitura, pude fazer uma leitura psicológica do autor e ver o que ele passou e sentiu durante a guerra, durante as andanças dos aventureiros o modo que ele narra por onde passa e o que vê, te faz refletir o que ele sentiu durante seu serviço militar como o tempo sempre chuvoso e eles sempre molhados ou passando fome por dias tentando se abrigar em locais perigosos para se salvar, então acredito que essa era a intenção dele, passar sentimentos durante a leitura, e digo que funcionou com certeza, no meio da leitura você encontra desenhos feitos por Tolkien e se procurar nos desenho você encontra até a assinatura clássica dele que eu acho fantástica. durante a leitura você pode conferir o mapa para saber a onde exatamente eles estão e também você encontra breves menções sobre O Silmarillion.
Não encontrei erros ortográficos no livro, a capa é muito bonita e no final, você encontra as traduções das línguas faladas no livro criadas pelo Tolkien. Por favor não percam o diálogo de Bilbo com Sméagol e o Smaug, leiam essa saga sem medo, mas aconselho ler por ordem cronológica ok.
Eu li essa obra tem tanto tempo que alguns detalhes já foram esquecidos. Péssima memória, por isso dá muita vontade reler quando vejo o título deste livro.
ResponderExcluirÉ uma história atemporal e oh, a adaptação também é muito linda!
Espero que o livro entre nas minhas releituras deste ano!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Olá!
ResponderExcluirEntão, não li os livros mas já ouvi fala bastante das adaptações que tem, apesar que tentei assistir mais não deu.. Espero eu ter a oportunidade de ler e conhecer esse mundo fantástico e clássico né.
Meu blog:
Tempos Literários
Rodrigo!
ResponderExcluirSou completamente apaixonada pela escrita do Tolkien, ele é tão criativo e parece que estamos dentro da história, participando de todas as aventuras.
Minha coleção favorita de fantasia é O Senhor dos anéis e claro que já li O Hobbit, porque Bilbo é um dos meus favoritos.
Já assisti todos os filmes também, para complementar...kkk
Muito boa sua análise.
cheirinhos
Rudy
Olá! Olha confesso que o livro anterior não me animou muito, ao contrario desse, o que já me deu um sopro maior de esperança em relação a série. Gostei de saber alguns pontos abordados pelo autor, principalmente essa parte em relação a guerra. Já fiquei curiosa em ler sobre esse diálogo entre esses três. Tens certeza que não posso pular o primeiro (risos)!?
ResponderExcluirEu simplesmente preciso reler esses livros agora adulta, imagino que irei compreender muito mais e adorar ele de outra forma. E olha que gostei muito de o ler quando adolescente.
ResponderExcluirTolkien tem um estilo de escrita que prende a minha atenção e os personagens são muito bem construídos. Pretendo ler novamente esse ano os livros dele.
Adorei a resenha e análise.
😉