Estudo Independente... Falhar não é uma opção - Trilogia O Teste, 2 - Joelle Charbonneau

11 de março de 2020

Título: Estudo Independente... Falhar não é uma opção - Trilogia O Teste,  2
Autor: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Única
Gênero: Ficção, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads.Escolha dos livreiros independentes de 2013.

Resenha: É claro que imediatamente após ler O Teste, corri para ler a sequência né! Ah, aliás, se você quiser ler a resenha do primeiro livro, é só clicar na imagem abaixo:

                                                              

Bom, Cia e Tomas sobreviveram às provas e conseguiram uma vaga na Universidade. Alguns colegas não tiveram a mesma sorte e...morreram...ou foram assassinados, ela não sabe. Sequer lembra dos amigos, tudo porque após os Testes, sua memória acerca dos testes ( e a de todos os outros) foi apagada!

"Meu lápis voa pela página, enquanto explico os Quatro Estágios da Guerra que vários governos infligiram entre si e à terra. Descrevo os próximos Três Estágios, nos quais a terra reagiu contra produtos químicos e outras forças destrutivas descarregadas sobre ela. Terremotos, furacões, inundações, ciclones e tornados varreram o globo, destruindo em questão de anos o que a humanidade levou séculos para criar. Os danos que pelos últimos cem anos a Comunidade Unida tem dado duro para consertar."

Acontece que as provas de eliminação eram mesmo "de Eliminação"! As pessoas que falhavam, não sobreviviam. Ou porque os próprios colegas as matavam na disputa pela vaga, ou porque os "professores" os eliminavam!



Enfim, sem a memória de tudo isso, Cia começou a viver a maravilhosa vida de uma estudante universitária. Só que não! Obviamente, se a corrida havia sido sangrenta até chegar às portas da Universidade, porque não seria lá dentro não é?

"...o Dr Barnes e seu pessoal têm o direito de escolher não apenas os líderes, mas quem vive e quem morre.
Ele não tem.
Eles não têm.
Ninguém tem.
Há mais de um século, outros líderes acharam que tinham esse direito. Ainda estamos pagando o preço dos seus atos. Nossos líderes atuais deveriam ter aprendido com esses erros."

Acontece que fragmentos de memória vão surgindo e aos poucos ela vai lembrando de coisas que haviam acontecido, isso além de a curiosidade dela ser maior do que o bom senso, o que faz com que ela meio que queira descobrir as coisas, ainda que inconscientemente.

Eu já havia lido a trilogia lá em 2014, assim que lançou, mas confesso que não lembrava de quase nada, então reler agora pode ter se parecido com uma primeira leitura. Eu lembro que tinha gostado, mas tinha coisas meio "enevoadas" na minha cabeça, que agora eu consegui esclarecer bem mais.


Não há romance, apesar de ter sim um casal, as cenas dos dois não são focadas em namoros e beijos e sim em teorias e conspirações. Primeiro para tentar a todo o custo passar no teste, lá no primeiro livro, depois para tentar a todo o custo se manter na Universidade porque ser eliminado dali significa muito mais do que "reprovar e voltar para casa".

Uma que quem falha não volta para casa, são realocados e nunca mais são vistos e outra que, dá pra desconfiar de alguma coisa muito errada com isso tudo né?

É uma leitura fácil de fazer, fluída, cada capítulo nos deixa ávidos pelo próximo e com certeza, cada próximo capítulo nos traz novas e inesperadas surpresas.


Cia, com a memória quase restaurada, conseguiu outros aliados, além de Tomas. O problema é: dá para confiar neles? Difícil saber e ela agora vai estar o tempo todo esperando uma traição, que talvez nunca venha, mas acontece que, uma vez que a memória dela está de volta, ela vai saber o que seus então amigos foram capazes de fazer para passar no Teste, ainda que nem eles mesmos saibam!

É uma leitura que eu recomendo para todos que gostam de distopias, tramoias, ação e não se importe com mortes inesperadas! Já que eu toquei no assunto das mortes, um conselho...não se apegue a ninguém, ok?

E lá vou eu para o terceiro livro!

5 comentários

  1. Não se apegar a ninguém!rs
    Me lembro que quando foi postada a resenha do primeiro livro, eu fiquei perdida com alguns detalhes. Como havia lido o primeiro livro há muito tempo, não me recordava de muita coisa, por isso decidi reler a obra e claro agora, comprar o restante da saga.
    Pelo que li acima, a distopia ficou ainda mais ágil nesse segundo volume e não dá tempo nem para respirar.
    Vou ficar no aguardo das próximas resenhas!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ai meu Pai lá vem esse conselho mais uma vez, gente, estou começando a ficar com medo, sem nem ter começado a leitura (risos), mas devo confessar que nem isso vai me desanimar (deter) a finalmente dar uma chance a leitura, acho que esse ano vai hein. Imagino que deve ser bem estranho para a nossa protagonista conviver com as pessoas lembrando o que elas fizeram (de terrível) e elas fazendo a egípcia (mesmo que sem querer), eu mesma não teria sangue frio para aguentar não.

    ResponderExcluir
  3. Denise!
    Embora goste muito de distopia, ainda não tive oportunidade de ler o livro e a série.
    Que nome: Malencia?!... Melhor Cia mesmo e apesar de suas ressalvas, acredito que o amadurecimento da personagem deve ser importante para o próximo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Eu quero/preciso ler essa trilogia!
    Apesar do nome horrível da personagem kkk
    Preciso dizer que a frase: Não se apegue a ninguém já conquistou toda a minha atenção.

    Lerei eles nesse semestre ainda!

    Adorei a resenha 😍

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já tinha conhecimento sobre esses livros mas não procurei saber mais dele. Tem uma ótima premissa e a curiosidade que fala né. Espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir