Era Um Garoto - O Soldado Brasileiro de Hitler: Uma História Real - Tarcisio Badaró

8 de março de 2020

Título: Era Um Garoto - O Soldado Brasileiro de Hitler: Uma História Real
Autor: Tarcísio Badaró
Páginas: 192
Ano: 2016
Editora: Vestígio
Gênero: Autobiografia, Memórias, História
AdicioneSkoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Livro-reportagem escrito pelo jornalista Tarcísio Badaró a partir do diário de Horst Brenke, um brasileiro filho de pais alemães que retornou com a família para Berlim durante a adolescência e foi forçado a integrar o exército de Hitler nos meses finais da Segunda Guerra Mundial. Capturado por soldados soviéticos, foi feito prisioneiro na Rússia por mais de um ano, período em que manteve o diário. Depois de libertado, sem documentos que comprovassem sua nacionalidade e com o português já vacilante, vagou pela Europa e encontrou muitas dificuldades para retornar ao Brasil, país que considerava seu verdadeiro lar. O livro é dividido em duas partes: a primeira consiste em uma narrativa tocante baseada nos relatos do diário de Horst e na pesquisa de Badaró; já a segunda apresenta a investigação do jornalista, que refez os passos de Horst pela Europa a fim de reconstituir sua história, uma história que nem mesmo sua família conhecia muito bem.


Resenha: Soldado Brasileiro na Segunda Guerra Mundial? Prisioneiro na Russia? Lutou Pela Alemanha? Acredito que todo historiador deveria ler esse livro, pois acaba por se tornar indispensável para quem gosta de estudar esse assunto, guerras e a época conturbada que foi na Segunda Grande Guerra.


Vamos notar que sim, era um Brasileiro e sim, foi prisioneiro na guerra, pelos Russos, ele era apenas um garoto que foi comprar pão e jamais voltou para a casa por conta do desespero dos alemães por uma vitória na guerra que jamais teriam, o livro conta o desespero da família diante das desgraças causadas pela guerra e conta a história de um jovem que, enquanto preso, escrevia um diário a fim de recordar e mostrar o que passou sendo um prisioneiro de guerra, não existe felicidade, nem romance, nada que possa te alegrar lendo esse fato histórico.


Eu como um Historiador pensava que conhecia o que acontecera nessa época muito bem, mas esse livro te faz refletir: Será que conheço mesmo quando me deparo com relatos tão fortes? Não, realmente não conheço. Eu li coisas horríveis no livro, situações desesperadoras da época, a capacidade de um ser humano lutar para sobreviver em condições miseráveis é impressionante, e a esperança é tão forte que você se comove com aquilo, não deseje a nenhum povo a miséria que foi dada a tais povos naquela época, não deseje nenhum sofrimento humano como os que foram causados naquela época, leia, se informe e lembre que jamais devemos repetir tais atrocidades.


O livro é muito bem escrito, o autor é muito dedicado nas pesquisas, e narra muito bem os acontecimentos históricos, não vi erros ortográficos, e o livro faz com que tu queira ler cada vez mais, eu praticamente engoli esse livro de tão bom. 

5 comentários

  1. Quando já leio Segunda Guerra, o coração dispara. Sou do tipo que ama este tipo de livro, que apresenta não somente a dor ou as atrocidades dos campos e desse período turvo da nossa história, mas que também traz fatos históricos que sim, marcaram nossa vida.
    Fiquei mais feliz ainda em ver que é literatura nacional de primeira grandeza e eu admiro demais o que é Nosso!
    Já vai para a lista dos desejados com certeza!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ler livro que se passa dessa época, para mim é impactante. Apesar de ser algo real, você se pergunta se tudo aquilo realmente aconteceu ou realmente não quer acreditar naquilo. Não conhecia o livro e irei procura para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo!
    Livros que narram os acontecimentos dessa época tão dolorosa, são sempre um aprendizado sobre a história e ainda mais com base fundamentada, trazendo fatos verídicos e críveis.
    Maravilhoso!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nossa mais um livro de leitura obrigatória, ainda mais por trazer uns dos temas que eu mais gosto de ler, é sempre muito triste, mas ao mesmo tempo de grande aprendizado, entender um pouco mais os horrores pelos quais milhares de pessoas foram expostas por motivos tão egoístas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo
    Esse livro é de longe um dos que eu mais ando querendo ler. Eu sempre me interessei por história e ter a oportunidade de ler e entender um pouco mais o que houve é inestimável, mesmo que seja uma leitura densa e triste.
    Gostei muito da indicação

    ResponderExcluir