Autor: Ryan O’Connell
Páginas: 224
Ano: 2019
Editora: Galera Record
Gênero: Biografia, Autobiografia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Americanas | Saraiva
Nota:
Sinopse: O livro que deu origem à série Special, da Netflix.Resenha:
Como se os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral não fossem o bastante, Ryan O’Connell viveu todos os clichês de um Millennial. Ele passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro — coff coff — no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta. Especial, seu (hilário) relato autobiográfico, é uma reflexão sobre o mundo cruel que espera jovens de vinte e poucos anos superprotegidos pelos pais e uma lição de como encontrar a si mesmo em meio às disputas por likes e seguidores.
A Galera Record vem com um super lançamento na resenha de hoje. Special já ganhou espaço nas telas da Netflix, mas a série é inspirada na autobiografia de Ryan O’Connell. Vamos conhecer esta deliciosa obra?
Ryan O’Connel narra sua vida como um homem gay com paralisia cerebral, esta deficiência o faz mancar e sua coordenação motora se complicou mais ainda ao ser atropelado por um carro. Além disso, durante o passar das páginas, o autor aborda temas como a geração conectada e as relações familiares. Compartilhando sua autodescoberta, suas experiências e suas perspectivas, Ryan fala sobre como é ser um Millennial.
Seguindo da infância até alcançar a vida adulta, O’Connell narra sua trajetória com uma família super protetora. Desta forma ele mostra às grandes consequências de viver em uma redoma criada pelos pais, que garante o resguardo de qualquer vivência a ser experimentado. O autor pensa e fala sobre a perspectiva familiar, no entanto também reflete sobre a dependência cada vez maior dos seres humanos.
“Você deveria se lembrar de todas as pessoas que tentou amar e que tentaram amá-lo; de todos os apartamentos super valorizados, todas as amizades tóxicas e todo o dinheiro gasto em coisas de que nem mais se recorda. Então quero que se lembre do momento que desenvolveu a sagaz percepção do que funciona ou não para você. Quero que se lembre de se sentir confortável consigo mesmo, e não como se precisasse se desculpar por tudo. Quero que se lembre da primeira vez que decidiu não colocar o próprio coração nas mãos descuidadas de outra pessoa. São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial.”
Tal dependência também é citada ao falar sobre a geração conectada, apontando o grande individualismo causado pelas redes sociais. Assim é explorado a necessidade de receber likes ou de se obter grandes números de visualização. É também deste modo que é exibido os pontos positivos e negativos enfrentados por essa nova demanda.
Com muito bom humor e com uma linguagem bem informal, Ryan utiliza da ironia para fazer críticas a realidade. Através de muita sutileza é possível acompanhar a evolução pessoal e social do autor, fazendo com que o leitor se veja em muitos capítulos. É um livro completamente voltado para o público juvenil, mas não impede que até aqueles de idade mais avançada compartilhe das vivências e reflexões de O’Connell.
Este livro sem dúvidas garante boas risadas e lições geniais, então não perca essa leitura sensacional! Deixe nos comentários se você é ou já foi um Millennial.
Oi Andressa
ResponderExcluirAchei muito interessante o foco do livro me chamou bastante a atenção
Quero ler ele em breve antes de ir assistir a série.
Adorei a dica ❤
Estou doida para conferir este livro que meio que dividiu opiniões. Li algumas resenhas bem negativas dele, principalmente por conta do palavreado. Mas sei lá, eu amei a série na tv e achei muito, muito gostosa de ser vista.
ResponderExcluirTanto que estou aqui na expectativa pela segunda temporada!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oi Andressa, tenho este livro, mas ainda não li, adorei a sua resenha e pretendo ler ainda este ano, vou até deixar a série para depois, senão, eu acabo não lendo. Adorei o trecho selecionado!
ResponderExcluirBeijos Mila
http://dailyofbooks.blogspot.com/2020/02/resenha-por-lugares-incriveis.html
Olá! Fiquei de olho nesse livro, depois de uma indicação, pois o enredo me pareceu bem diferente, não teve como não simpatizar de cara com esse protagonista tão singular, e pelo visto me identificar com algumas situações vividas por ele, já que também sou da geração Y, também já fui atrás dessa série e pretendo assistir em breve, assim que conseguir concluir a leitura do livro.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirJá tinha visto bastante esse livro, mas não tinha tanta curiosidade para saber dele. Ao ler a resenha fiquei curiosa por ele. Uma premissa ótima!
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Andressa
ResponderExcluirPela sua resenha e outras que li desse livro, deu pra ver que é bem emocionante.
O Ryan parece ser um homem muito forte e batalhador.
E sobre estamos sempre conectados, acho que deve ter boas reflexões, porque são tantas coisas que estamos perdendo ao ficarmos só no celular, né rsrsrs
Bjs