Entrevista com o Vampiro - Crônicas Vampirescas, 01 - Anne Rice

26 de fevereiro de 2020

Título: Entrevista com o Vampiro
Autor: Anne Rice
Páginas: 334
Ano: 1992
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira, Sobrenatural, Ficção, Horror, Vampiros, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: " - Como aconteceu? - Existe uma resposta muito simples, mas não acredito que quer as respostas simples. Acho que quero contar a verdadeira história... " E a verdade será contada. Assustadora, erótica, estranha, perversa e irresistível. Esses adjetivos normalmente assombram o nosso imaginário a respeito de vampiros, mas a série das Crônicas Vampirescas, criada por Anne Rice, usa esse imaginário apenas como uma entrada num "banquete" muito mais que simplesmente macabro. Escrita em 1976, Entrevista com o Vampiro inicia a série que apresentou a rainha dos Condenados e o vampiro Lestat de Lioncourt, levando os críticos à descoberta de que trata-se da sedutora história de horror do nosso tempo. Uma história que começa com a ousadia dum jovem jornalista entrevistando Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, personagem apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como um astro. " - Quer dizer que ele sugou seu sangue? - Sim, o vampiro sorriu. É assim que acontece. " Louis, esse vampiro que recusa-se a livrar-se das características humanas e aceitar a perversão que marca os vampiros, continua a contar a história desde o início: " - Escute, mantenha os olhos abertos, sussurrou Lestat com os lábios encostados no meu pescoço. - Lembro que o movimento dos seus lábios arrepiou todos os cabelos do meu corpo, enviando uma corrente de sensações que não eram diferentes do prazer da paixão... " É um mundo fantástico impressionante, um mundo gótico e romântico, criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector.



Resenha:

“O mal é um ponto de vista.”

Olá pessoal, esse ano eu resolvi reler as Crônicas Vampirescas, da rainha do horror e do sobrenatural Anne Rice, durante os últimos tempos eu tenho adquirido os livros das crônicas publicados no Brasil pela editora Rocco. E com os novos livros sendo lançados agora, eu senti a necessidade de reler os primeiros livros, como uma amiga retornando a visitar antigos amigos.

Então se preparem para mais um longo projeto de resenhas de livros com vampiros. E não qualquer vampiros! E sim os vampiros que redefiniram como o mundo literário percebia essas criaturas das trevas.

Lestat, o protagonista incansável e envolvente das crônicas nos leva para uma grande aventura acompanhando sua vida. 

E como Anne é uma escritora de inegável talento, ela construiu suas histórias em um universo compartilhados. As crônicas vampirescas, em certo momento, irá se unir ao mundo das bruxas Mayfair, as bruxas dos livros A Hora das bruxas, com isso vou incluir eles nesse projeto. #lendoannerice 

Serão 17 livros, 😍então bem vindos ao mundo sombrio e sedutor dos seres sobrenaturais de Anne Rice 

Vamos ao livro...

Entrevista com Vampiro é o primeiro livro das crônicas vampirescas, escrito em 1976, tem a última edição publicada em 1992 pela editora Rocco, porém as edições brasileiras desde a primeira edição tem a honra de terem sido traduzidas por ninguém menos que uma das autoras brasileiras mais talentosas de todas: Clarice Lispector. 

Nem preciso falar que é uma das traduções que eu mais gosto. Clarice soube traduzir com uma beleza poética as dores e tormentos dos vampiros de Anne.

A minha edição do livro é a ultima da Rocco de 1996, e eu gostaria muito que houvesse um lançamento de uma edição de luxo, com capa dura, folhas amareladas etc, e principalmente que os livros da coleção tivessem o mesmo tamanho, os três primeiros tem um tamanho padrão menor que os demais e isso acaba deixando esta que vós escreve meio paranóica. 

Nesse primeiro livro a historia é narrada por Louis de Pointe Du Lac, que em uma noite resolve contar a história de sua vida para um jornalista. Louis que em vida foi um rico fazendeiro, com terras na Louisiana. Amargurado por perdas em sua vida, ele desejou a morte, porém, encontrou Lestat, um poderoso vampiro que precisava de algo que ele tinha e por isso, ofereceu a ele uma escolha.   

“Vou ter dar a escolha que eu nunca tive.”


Louis nos leva a jornada que foi o seu despertar como vampiro, ao lado de Lestat, que diferente dele, não tinha uma alma melancólica, nem a sensibilidade para o guiar como ele achava que deveria ser guiado.

Dois vampiros com temperamentos opostos que criam uma relação de amor e ódio, algo que será notável durante uma boa parte da existência de ambos.

Um relacionamento que se torna ainda mais complicado com a criação de Claudia uma vampira, transformada ainda uma criança, ela se une ao dois em uma família peculiar, com uma complexa dinâmica, e misto de emoções.

“Ainda o amo, esse é o meu tormento. Lestat, eu nunca amei. Mas você! A medida de meu ódio é este amor. São iguais. Agora sabe o quanto o odeio!”

Anne Rice escreve sobre vampiros, que são assustadoramente humanos, com paixões e caprichos que os tornam letais.

Existe muito sangue, morte e amor nos livros dela e nesse primeiro temos tudo isso e ainda mais.

Inclusive o debate sobre a maldade ou bondade existente no mundo e em todas as criaturas que nele habitam.

“O mal é sempre possível. E a bondade é eternamente difícil.”

A fome e o desejo implacável pelo sangue, pela emoção da caçada e pelas ultimas batidas de um coração humano, pelo amor das criaturas que são as personificações do mal, são temas escritos com esmero nos livros.

É uma história riquíssima e muito bem escrita, Lestat, Louis, Claudia, Armand... Todos os vampiros que aparecem são peculiarmente únicos e acrescentam algo a trama.

Narrado por Louis o livro pode ser um pouco melancólico, ele certamente tem uma visão cinzenta da não vida. Contundo é um dos livros que se tornou um clássico da literatura e é um referência para o estilo. E é um dos que eu mais gosto das crônicas também.

Apesar de haver muito um aspecto sensual nos livros de Anne Rice não leiam esperando sexo e amor carnal que muito se lê nos livros atuais, a sensualidade e ligação entre os vampiros de Rice é muito mais denso e sombrio, como criaturas que vivem do sangue, há um peso muito maior em compartilhar uma morte do que algo físico.

“O que vê agora é um reflexo de si próprio.”

É apenas o inicio das crônicas vampirescas e nos próximos livros teremos outro ponto de vista principal, agora sim Lestat aquele destinado a mudar para sempre o mundo dos vampiros irá contar sua história.

A história de Entrevista com Vampiro, é contada em parte em uma linda Graphic Novel, - um livro ilustrado - tendo a sua narrativa pelo ponto de vista de Cláudia, a vampira presa eternamente no corpo de uma criança.

É um dos livros mais lindos que eu tenho, e aqui no blog nós temos uma resenha desta Graphic Novel, para lerem basta clicar na imagem abaixo.



Curiosidade sobre Entrevista com o Vampiro.

O livro foi adaptado para o cinema, um filme que foi um grande sucesso e com um elenco estelar. Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst, Antonio bandeiras e Christian Slater foram alguns dos astros do filme.

Gostariam de uma resenha do filme e um post com as curiosidades da adaptação, filme versus livro?

Vemos-nos na resenha de O Vampiro Lestat.


4 comentários

  1. Penso eu que isso sim seria uma ótima escolha de uma coluna nova aqui no blog! Filme/Livro!
    Puxa, que delícia ler a resenha e também as curiosidades do filme. Eu já vi o filme tantas vezes que perdi as contas, mas nunca li o livro.
    E agora estou aqui me roendo de vontade.
    Anne é uma mistura deliciosa de terror, amor e sedução. Rainha que fala né?
    Amei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Engraçado que me passou batido que tínhamos um livro do filme, por isso, já quero saber mais sobre as diferença entre eles e curiosidades (eu voto sim)! Agora munida dessa informação é claro que eu preciso ler esse livro, mesmo ficando um tanto quanto receosa quanto as partes de terror/horror, mas um trabalho desses não dá para deixar passar assim neh, vamos com medinho e tudo (risos).

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia essa autora e nem a obra. Fiquei um tanto curiosa por ela, tem uma ótima premissa e que me deixou muito interessada.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian
    Nossa, sou louca ler esse livro!
    Aliás, tenho vontade de ler todos da Rice.
    Parece ser superinteressante, com personagens cativantes e aquela áurea sobrenatural viciante.
    Amoooo livros vampirescos.
    Esse ano o lerei sem falta!
    Bjs
    elvisgatao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir