Autor: Lucy Maud Montgomery
Páginas: 235
Ano: 2017
Editora: Pedrazul
Gênero: Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Pedrazul
Nota:
Sinopse: Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blythe. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.
Resenha: Pois não é que tive que esquecer um pouco os ebooks para ler essa série maravilhosa, que eu to apaixonada?
Daí, eu sou meio estranha com esse negócio de livros físicos, acabei comprando quase todos, olha que coisa linda!
Ah, já resenhamos a série aqui, se você quiser ler, clica nas imagens abaixo. A primeira imagem é um resumo dos dois primeiros episódios e a segunda do terceiro e (snif...) último:
Então, como na resenha da série da Netflix eu já fiz minhas comparações e reclamações, aqui só vou falar do livro.
E que livro bonitinho gente. É tão gostoso ler tendo a certeza de que estou lendo algo escrito a tanto tempo atrás. Não sei se consigo me fazer entender, mas eu fico lendo e imaginando que as coisas realmente eram como no livro. Não foi descoberto através de pesquisas, foi vivido!
Aquela inocência, mesclada com uma certa coisa mais rígida e religiosa é verdadeira. O tom brusco e ao mesmo tempo o respeito e o amor incondicional, além da extrema confiança...só pode ser tudo verdadeiro afinal de contas o livro foi publicado em 1908, imaginem isso....
Estou divagando igual a Anne...
Provavelmente todos já conhecem a história da menina né? mas vou dar uma rápida resumida. Anne é uma órfã de 11 anos que pensa que sua vida vai melhorar agora que os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert resolveram adotá-la. Ela espera na estação que Matthew vá buscá-la. Acontece que chegando lá ele diz à menina que não queria ela e sim um menino, porque ele e Marilla estão ficando velhos e precisam de um menino para ajudá-los na fazenda.
"A senhorita também choraria assim, caso fosse órfã e tivesse chegado ao lugar onde pensou que seria sua casa, e só então descobrisse que não a querem porque não é um menino. Oh, essa é a coisa mais trágica que já aconteceu na minha vida!"
Como está anoitecendo e ele não pode deixar aquela criança na estação sozinha, resolve levá-la para passar a noite em sua casa. Marilla está irredutível, não a quer e avisa que no dia seguinte vai levar a criança embora e resolver aquela confusão, mas seu irmão já foi fisgado pela criança, ele a quer, só que não quer interferir nas decisões de Marilla.
"Minha vida é um perfeito cemitério de esperanças mortas."
Não vou contar o que acontece mas ela acaba, claro, ficando com os irmãos, e a paz, o sossego e a tranquilidade deles acabou para sempre! Em troca agora eles têm Anne, uma menina que nunca...Nunca! Cala a boca...que tem um coração enorme e uma capacidade maior ainda de se meter em confusão!
Apesar de ter vivido rolando de casa em casa atá os 11 anos, é uma criança meiga, bem educada e carinhosa, que só quer poder viver em um lar de verdade, ter uma família realmente sua e amigos! E ela consegue tudo isso em Avonlea.
Muitas confusões estão guardadas para a vida de Anne e ninguém mais vai ver a vida da mesma maneira depois de conhecê-la!
A maior parte dos diálogos de Anne se dá com sua amiga Diana e com Marilla, esta é uma mulher severa, que aos poucos vai ter o coração derretendo pela menina.
"Oh, eu sei que sou uma grande provação para você, Marilla - disse, arrependida -, eu cometo tantos erros. Mas apenas pense em todos os erros que não cometo, mesmo que pudesse cometê-los."
Anne começa esse livro com 11 anos e termina com 16, depois de terminar a escola e fazer seu curso de magistério na Queen's Academy em Charlottetow, onde apenas ela e alguns dos estudantes da sua turma foram, entre eles Gilbert, que eu acho, um dia, vai ganhar o coração da menina!
Mas nem tudo são flores e alegrias e antes de essa história terminar Anne vai descobrir o que é perder alguém. Confesso que não gostei dessa parte, foi tão triste!
"A grande cerejeira crescia do lado de fora, tão perto que seus ramos batiam contra a casa, e tão cheios de flores que as folhas mal podiam ser vistas, Em ambos os lados da residência havia grandes pomares, um de macieira e outro de cerejeira, também cobertos de flores..."
Enfim, é um livro lindo! Com uma linguagem de fácil entendimento, onde a personagem principal, mesmo aos 16 anos conserva uma pureza e uma beleza que não vemos mais hoje em dia. É uma leitura maravilhosa!
Apenas o meu livro favorito da vidaaaaaa
ResponderExcluirAssisti a série que por sinal foi cancelada, uma pena pois era uma série tão gostosa de ver , Não li os livros.
ResponderExcluirNumca li os livros e tambem não assisti a adaptação porem sei que são vários elogios.
ResponderExcluirInfelizmente as pessoas com 16 anos já perderam a pureza há bastante tempo, fora que esquecem de serem crianças bem antes disso.