Uma Fortuna Perigosa - Ken Follett

17 de janeiro de 2020

Título: Uma Fortuna Perigosa
Autor: Ken Follett
Páginas: 480
Ano: 2019
Editora: Arqueiro
Gênero: História, Literatura Estrangeira, Romance, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Um acidente trágico, uma rivalidade feroz, um segredo fatal.
Em 1866, numa exclusiva escola inglesa, um jovem aluno se afoga em circunstâncias misteriosas. As repercussões de sua morte se estenderão por muitas décadas, em uma saga de traição, ganância, vingança e paixão.
Presentes no dia fatídico estão Hugh Pilaster e seu primo mais velho
Edward, herdeiros de uma poderosa dinastia de banqueiros com conexões que se estendem de Londres até as colônias distantes, e Micky Miranda, filho de um violento latifundiário sul-americano.
Anos mais tarde, quando os dois primos se veem envolvidos em uma competição brutal pela posição mais alta no banco, a verdade chocante sobre seus dias de escola vem à tona, ameaçando destruir não só a fachada respeitável da família, mas também a própria economia britânica.
Em meio a clubes masculinos privados e bordéis que realizam todos os desejos da classe alta londrina, passando pelos salões de festas dos grandes detentores de riqueza do mundo, Ken Follett constrói uma trama de mistério que retrata com realismo o esplendor e a decadência daInglaterra Vitoriana.
Resenha:




"Riqueza é poder..."

Uma Fortuna Perigosa, é um romance do autor Ken Follett, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro

É um romance repleto de manipulações, traições, ganância, desejos e paixões.

Os personagens principais, Hugh, Mick, Edward e aqueles que são ligados a eles vivem uma vida repleta de segredos e desejos reprimidos.

O tom denso do livro já se inicia com a vida desses jovens mudando quando eles presenciam uma misteriosa morte durante uma noite em um renomado internato inglês.

Ao quebrarem as regras do internato, e irem nadar a noite em uma pedreira o herdeiro de uma ilustre e rica família de banqueiros Edward Pilaster, segue os comandos de Mick um filho de uma família rica de Córdoba.

Lá encontram quatro outras crianças uns anos mais novas que eles, incluindo os primos de Edward e Mick, Hugh e Tonio. Edward então como um bom valentão resolve fazer uma brincadeira de mal gosto jogando na água as roupas das outras crianças para que elas sejam punidas. A brincadeira acaba saindo do controle e Peter, morre afogado.

Na mesma noite, Hugh é retirado do colégio interno, pois seu pai havia se matado. Ele parte sem saber que seu amigo estava morto. E as demais testemunhas se reúnem para encobrir a verdade.

Seis anos depois, agora Mick é não somente um amigo de Edward, mas de sua família gozando dos benefícios da amizade com uma família tão rica e bem relacionada, ele começa a tecer seus planos que o levarão a seus objetivos e de sua família a longo prazo. 
Por outro lado, Hugh está vivendo uma vida modesta, não mais tendo pais ricos, ele trabalha no banco da família, para conquistar por seus próprios méritos o sucesso pessoal e financeiro. Seu sonho é se tornar sócio do banco, um privilegio que somente os membros da família podem ter após provar seu valor profissional.

O que ele vem fazendo aos poucos, o que acaba por o fazer ser um rival de Edward, que não possui talento nem força de vontade para trabalhar.

É aqui que a trama vai se complicando para esses jovens, outros personagens de destaque como a mãe de Edward , Augusta, vão ganhando destaque, ela é capaz de tudo para garantir que seu filho e seus objetivos pessoais aconteçam, ao lado de Mick é uma verdadeira força catalisadora de vários acontecimentos que vai moldar a vida da família Pilaster.



Uma fortuna perigosa, é um livro muito bem escrito, com uma descrição detalhada da sociedade londrina do século XVIII, os complexos jogos de poder da sociedade e da nobreza. As divisões de castas sociais e culturas se chocam durante a história em muitos momentos.

Temos personagens bons que são capazes de nos conquistar e fazer com que torçamos por cada um deles, porém, ao contrário. Os vilões da trama, se é que podemos chamar eles de vilões, pecam com a falta de características que os façam no mínimo personagens que causem um vislumbre de empatia. Eles são simplesmente criaturas gananciosas e manipuladores sem escrúpulo algum. De inicio eu vibrei com a inteligência de suas manipulações e traições, contudo conforme eles foram perdendo o equilíbrio, não havia nenhuma qualidade neles que pudesse os redimir. Ou seja, torci muito mais pelos mocinhos, mesmos quando eles eram burros.

Conforme os anos vão passando e as tramas vão ficando ainda mais perigosas, a busca por fortuna e status quo se prova um verdadeiro tormento. E mesmo em meios a dramas reais da vida de cada um deles, o misterioso segredo da morte inicial ronda a vida deles, surgindo de tempos em tempos, como uma ameaça sempre presente.

Um livro com uma leitura agradável e um final muito interessante. Uma reviravolta que se provou muito boa. Follett descreveu a política e a economia em período histórico e usou isso como um pano de fundo marcante para a jornada de seus heróis.

Os personagens dos livros tem personalidades diferentes, desejos e vontades que os direcionam. Amores, traições e relacionamentos controversos para época, também tem espaço na trama de uma forma muito sutil.

Recomendo para quem gosta de um drama familiar e livros de época com tramas mais fechadas e solidas.

Até a próxima.

7 comentários

  1. Ken costuma muito apresentar isso em seus enredos. A trama política entrelaçada com dramas familiares.
    Este último livro do autor tem dado o que falar e isso é maravilhoso.
    Eu fico com um pouco de receio de ler livros assim, pelo "correr" da trama, tipo ser muito lento. Mas se tem reviravolta, já gostei!
    E sim, se tiver oportunidade, quero muito ter esse calhamaço em mãos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Que legal, nunca tinha visto um livro de época que não fosse romance, com uma trama mais séria. E também tem uma pegada de thriller, o que eu adoro. Acho que os personagens retratam bem a ganância por poder da alta sociedade, e estou mega curiosa pra saber como esse assassino irá ser descoberto. Já estou torcendo pelo Hugh.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian!
    Ken Follet é muito competente quando se trata de reproduzir algum período histórico em específico, e a Londres apresentada ao leitor nesta obra impressiona pela riqueza com a qual é descrita, assim como os jogos de poder citados. Confesso, contudo, que achei os protagonistas e antagonistas da história genéricos demais, com atitudes previsíveis e que não tornam difícil para o leitor desvendar o final.
    É claro que para quem aprecia um bom romance histórico, denso e complexo, Uma Fortuna Perigosa é um livro totalmente indicado, embora seja notadamente trivial.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Os livros do Follet tem esse poder de tratar de assuntos políticos e sociais e nesse livro, parece que acontece o mesmo e ainda traz personagens com personalidades fortes e bem definidas apesar de todo o drama que passaram e ainda enfrentam no presente.
    Gosto de reviravoltas no final, magnífico.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Vi bastante livros do autor e li algumas resenha dos livros e gostei bastante. Esse livro tem uma ótima premissa e de um gênero que adoro muito, essa mistura de suspense com mistério. Espero muito poder ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que mesmo sem ter lido nada do autor, já quero para ontem conhecer mais dessa história, que, aliás, é um romance (de época) bem diferente dos que eu estou acostumada a ler e foi isso que mais chamou minha atenção e me empolgou.

    ResponderExcluir
  7. Que livro interessante, pela capa parece ser mais um romance de época com um casal inesquecível, mas esse romance vai além com todo segredo apresentado. Gostei bastante de como o livro foi apresentado, de forma simples e objetivo, mas um livro para eu ler

    ResponderExcluir