Autor: Jack London
Páginas: 36
Ano: 2019
Editora: Morro Branco
Gênero: Contos, Drama, Ficção, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Gratuito no Site da Editora: Morro Branco
Nota:
Sinopse: Um homem, um cão, uma extensão de neve, o frio cortante; em Acender uma Fogueira possui todos os ingredientes das histórias mais “clássicas” de Jack London, aquelas que mais contribuíram para construir a imagem literária do escritor.
Este conto foi cedido pela Editora Morro Branco, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
Acender Uma Fogueira, é um conto do autor Jack London, lançado pela editora Morro Branco através do seu projeto incrível, o Projeto Cápsula.
O Projeto Cápsula é uma plataforma totalmente gratuita, onde a cada mês a editora disponibiliza um conto de um dos autores do seu estelar catalogo.
E Jack London foi o autor escolhido com um dos contos que eu mais gosto do autor, e, aliás, é dele um dos livros que li na adolescência que mais me marcaram, o livro Caninos Brancos.
“Nenhum homem deveria viajar sozinho por aquela região abaixo dos 45 graus negativos...”
London, tem um estilo de escrita muito realista, os inimigos de seus protagonistas são algo que podemos nos relacionar, eles mesmos, animais e ate mesmo o clima desolador de um inverno. Por costumar utilizar para seus livros, situações que ele mesmo vivenciou, a narrativa é muito cruel e direta. Conseguimos visualizar exatamente o que ele está descrevendo, e destruição que pode recair para a vida de seus protagonistas, fica sendo algo que poderia acontecer conosco.
Talvez, seja por esse detalhe que os livros dele sempre mexem comigo, e não foi diferente neste conto.
Onde um simples homens, dotado de uma certa capacidade lógica, porém, nenhuma criatividade, enfrenta um oponente formidável. O frio. Na companhia apenas de seu cachorro, – este que o segue com uma lealdade, criada pela dor e não pelo carinho – esta percorrendo uma trilha em uma floresta vazia de outros sinais humanos. Ele deveria encontrar os demais membros dessa expedição em um ponto da trilha, mas decidiu seguir por outro caminho par verificar algo.
Sua mente lógica acredita que ele está totalmente preparado para essa caminhada de um dia, contundo, as forcas da natureza e do clima implacável vão testar suas capacidades de sobrevivência. E de acender uma fogueira.
Eu fiquei muito tensa lendo esse conto e um pouco agoniada. Eu não gostei particularmente do homem em questão, mas a situação foi me deixando preocupada.
Um conto curto, como todos os lançados pelo Projeto Cápsula da editora Morro Branco, porém, muito bem escrito e envolvente.
Excelente para aqueles que desejam conhecer um pouco mais a escrita de Jack London, e suas narrativas complexas do ser humano e dos animais, principalmente os lobos e cachorros.
“O cão conhecia o fogo, ansiava por ele.
... O cão lamentava a partida e ansiava para que voltassem para perto da fogueira. Esse homem não conhecia o frio... Mas o cão conhecia.”
Para quem desejar ler esse conto, ele se encontra no site da Morro Branco, com acesso totalmente gratuito. Basta acessa ao site e ir à guia Projeto Cápsula, lá vocês terão acesso a todos os contos já lançados.
Com uma linda tradução e diagramação.
Até a próxima.
🚩Observação...
⚠Preciso aprender a acender uma fogueira direito...
Gente do céu, esse projeto da Morro Branco com autores dos mais variados estilos, tem dado o que falar e positivamente, é claro!
ResponderExcluirOctávia e agora London! E nesse jogo psicológico incrível com o frio, o calor. Fiquei aqui lendo e tentando imaginar a solidão deste personagem e seu cão.
Já vou atrás!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Esse projeto está maravilhoso!!
ExcluirUm conto melhor que o outro!!!
Leia! Esse é um que arrasou!
😘😘😘
Apaga depois este comentário?? Mas oh, amei as cores do blog!!rs
ResponderExcluirEu sou fascinada por cores e chegar aqui hoje e ver tantas delas, me fez sorrir!!!!!
Tá lindo!
Beijo
Ahhhh....eu não poderia apagar um comentário lindo desse! Obrigada!
ExcluirAmei essas cores também!
Apagar jamais!!
ExcluirFicamos muito felizes que gostou
Novo ano e agora com muitas cores e alegria ❤
Olá!
ResponderExcluirAdorei a premissa do conto. Já estou bastante curiosa por ler. O projeto da editora é incrível, a forma de como apresentar novos autores ao leitor. Gostei muito!
Meu blog:
Tempos Literários
Olá Vivian!
ResponderExcluirO protagonista do conto não é alguém muito simpático mas tem a nos ensinar com sua jornada, que não deve ser nada fácil no clima gelado em temperatura tão extrema. Não sei se é possível acender uma fogueira com essa temperatura. E coitado desse cãozinho, foi o que mais me chamou a atenção não história.
Beijos.
Ps: também não sei acender uma fogueira
Olá Vivian!
ResponderExcluirO conto realmente deve prender o leitor ao apresentar uma situação na qual o personagens deve resistir às adversidades para atingir seu objetivo.
A cada obstáculo superado um sentimento de expectativa vai tomando conta de quem está lendo, fazendo com que a experiência seja frenética e excitante.
Beijos.
Vivian!
ResponderExcluirjá estou com o link para fazer a leitura.
Gosto quando os textos são descritivos e intuitivos, já que correlacionam homens e animais.
Aqui ver que o frio é um dos protagonistas do conto e que deixa agonia em que está lendo, deve ser aterrador.
cheirinhos
Rudy
Olá! O que eu mais estou gostando desse projeto é a oportunidade de poder conferir a escrita daqueles autores que eu não conhecia, ou até mesmo conhecia, mas ainda não tive oportunidade de me aventurar em sua escrita e é um ótimo cartão de visitas para leitores de primeira viagem, um conto que vai nos fazer cair de amores por seus trabalhos, pois pelo que eu ando lendo, cada conto é mais maravilhoso que o outro.
ResponderExcluirSinceramente não seria o tipo de conto que eu leria, mas que projeto lindo e importante. Gosto de saber quando existem projetos voltados para a leitura e principalmente gratuito, mostrando que o foco é cultural e não financeiro. Vou visitar o site e ler contos e também colaborar com a divulgação.
ResponderExcluir