Lançamentos do Mês: Companhia das Letras

16 de dezembro de 2019

COMPANHIA DAS LETRAS


Ela disse, de Megan Twohey e Jodi Kantor
Sinopse: Como duas jornalistas conquistaram a confiança de dezenas de mulheres, expuseram os casos de assédio de Harvey Weinstein e deram um dos maiores furos jornalísticos da década em uma reportagem que alçou o movimento #MeToo à escala global.
Em 5 de outubro de 2017, as jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey, do New York Times, publicaram uma reportagem bombástica, que mudaria para sempre o debate sobre assédio e abuso sexual.
A partir de uma longa e delicada pesquisa, elas descobriram que Harvey Weinstein – produtor de Hollywood responsável por construir e alavancar a carreira de atrizes como Gwyneth Paltrow e Jennifer Lawrence – não apenas assediava mulheres, mas tinha a seu favor uma rede antiga e eficiente de advogados que comprava o silêncio das vítimas em troca de vultosos pagamentos. A revelação foi o estopim para que outras mulheres – famosas e anônimas – compartilhassem suas histórias, fazendo do #MeToo um movimento global e que atingiu praticamente todos os setores da vida pública.
Com uma riqueza de detalhes extraordinária, Kantor e Twohey descrevem os bastidores eletrizantes de uma das reportagens mais importantes da década, refletem sobre o futuro do #MeToo e do feminismo e trazem testemunhos das mulheres que se manifestaram – pelo bem de outras, das gerações futuras e delas mesmas.

O reino, de Gilberto Nascimento
Sinopse: Leitura fundamental para entender como funciona e o que pretende uma das mais poderosas instituições religiosas do país, com suas extensões tentaculares na política, na mídia, na sociedade e no mundo empresarial.
Com mais de 10 mil templos, distribuídos em todos os estados e em quase cem países, a Igreja Universal do Reino de Deus é um gigante neopentecostal. Da réplica do Templo de Salomão, Edir Macedo dirige sua igreja com autoridade inconteste, cortejado por líderes de todas as cores ideológicas. Nesse sentido, a recente unção de Jair Bolsonaro como paladino da fé cristã – celebrada pessoalmente por Macedo – demonstra um projeto de poder iniciado há mais de quarenta anos na primeira sede da Universal, o prédio de uma antiga funerária no subúrbio do Rio de Janeiro.
Neste minucioso e inédito trabalho de apuração jornalística, Gilberto Nascimento traça a história completa da IURD, de seu fundador e de sua vertiginosa expansão. Indispensável para compreender o Brasil de hoje, O reino examina os mecanismos internos da igreja e suas estratégias para arrebatar – e manter – fiéis, e explica como o bispo se tornou uma celebridade midiática, autor de best-sellers e empresário de sucesso, imune a todas as polêmicas em torno de seu império religioso.

PARALELA

O vencedor está só, de Paulo Coelho
Sinopse: Você seria capaz de matar pela pessoa que ama? Até onde iria para conquistar o que deseja? Baseando-se em pesquisas e no triângulo de violência, luxo e celebridade, Paulo Coelho nos leva à Riviera Francesa para uma leitura eletrizante em O vencedor está só.
Igor levou anos para estabelecer seu império no pós-guerra. Quando sua esposa Ewa o abandona, o ex-militar russo começa a trabalhar de forma obsessiva, na esperança de se contentar com as conquistas de seus esforços. Decidido a reconquistá-la e disposto a fazer de tudo para conseguir, ele a segue até o superexclusivo Festival de Filmes de Cannes onde Ewa estará com o seu novo namorado e celebridade da moda Hamid. Ao longo de um único dia, acompanhamos o reencontro de Igor com Ewa em meio ao luxo, fama, violência e desespero, lutando para manter as aparências e a própria vida.

Ser como o rio que flui, de Paulo Coelho
Sinopse: Paulo Coelho apresenta um compilado de pensamentos, histórias e contos que escreveu ao longo de dez anos de sua vida.
Em Ser como o rio que flui, Paulo reuniu pensamentos e histórias que escreveu durante dez anos e mostra como a vida tem lições para nos dar nas mais simples, extravagantes e inesperadas experiências. Os textos são recheados de significado e escritos no estilo inimitável do autor. Um compilado sensacional de contos "reflexões que fiz enquanto percorria determinada etapa do rio de minha vida", como o próprio autor descreveria.
Espiritualidade, vida, ética e sua filosofia de vida são alguns dos temas abordados. O leitor é convidado a fazer uma emocionante jornada, captando nos detalhes do dia a dia valores essenciais para uma vivência mais feliz.

O Monte Cinco, de Paulo Coelho
Sinopse: Em O Monte Cinco, Paulo Coelho se inspira no primeiro Livro de Reis da Bíblia para se aprofundar no poder do pensamento e da ação. Através da história de Elias, nos leva a refletir sobre diferentes valores e culturas, respeito e esperança.
Elias é um profeta que, ordenado por Deus, abandona Israel e viaja para propagar a mensagem Dele na cidade de Akbar, onde a crença em deuses pagãos ainda é forte. Orientado pelo Senhor, ele se hospeda na casa de uma viúva, por quem acaba se apaixonando. Lá, Elias passa por diversas provações que o fazem questionar suas missões de vida e o seu próprio destino. O Monte Cinco nos conta uma história comovente, cheia de ensinamentos e lições sobre a força da ação, do pensamento e do amor.

SEGUINTE

Enfim, capivaras, de Luisa Geisler
Sinopse: Em seu primeiro livro para o público jovem adulto, a premiada autora Luisa Geisler narra uma aventura inusitada de cinco jovens em busca de uma capivara perdida.
A cidade no interior de Minas Gerais para onde Vanessa se mudou é o tipo de lugar onde anunciam os horários do cinema e os obituários com o mesmo carro de som. Nada de muito interessante acontece por lá, a não ser para Binho, que, segundo ele mesmo, tem várias namoradas e conhece um monte de cantores sertanejos famosos.
A verdade é que Binho é um mentiroso contumaz e agora passou dos limites: inventou que tem uma capivara de estimação. Cansados das histórias cada vez mais mirabolantes do garoto, Vanessa se junta aos amigos – Léo, Nick e Zé Luís – para desmascará-lo. E eles estão decididos a ir até as últimas consequências.
Narrado durante as doze horas de uma noite regada a álcool, salgadinhos, segredos e romances mal resolvidos, Enfim, capivaras explora, através de diferentes pontos de vista, os relacionamentos entre um grupo de adolescentes em busca de uma capivara – ou muito mais do que isso.

OBJETIVA

Vai começar a sessão, de Sérgio Augusto
Sinopse: Nesta coletânea de melhores escritos de Sérgio Augusto sobre cinema, o jornalista traz textos singulares e imperdíveis sobre a sétima arte, desde os clássicos até blockbusters.
Aos quatorze anos, Sérgio Augusto se tornou fã de Antonio Moniz Vianna, quando leu, por acaso, uma de suas críticas cinematográficas. Ficou fascinado por aquele universo e disse para si mesmo: é isso que eu quero fazer na vida. Estreou na imprensa nos anos 1960, e nunca mais parou de escrever.
Reconhecidamente um dos maiores nomes do jornalismo cultural brasileiro, Sérgio Augusto fala com brilhantismo sobre os mais variados temas, ainda que esta antologia seja sobre sua grande paixão: o cinema.
Os textos aqui reunidos foram produzidos desde os anos 2000 e publicados, em sua maioria, no jornal O Estado de S.Paulo – e uma primeira versão desta coletânea foi publicada em formato digital, em 2015, sob o título O colecionador de sombras. Juntos, formam uma espécie de guia afetivo da sétima arte para curiosos e aficionados, mas também para todo mundo que se interessa por arte e cultura, ou simplesmente deseja uma boa leitura.
Diretores, atrizes e atores, trilha sonora, bastidores das filmagens, iluminação, roteiro: todos os aspectos da arte e da indústria cinematográfica se encadeiam em um texto saboroso, opinativo e bem informado. Porque ninguém sabe mais sobre esse assunto do que Sérgio Augusto. Como diz Paulo Roberto Pires no prefácio deste livro: "Sérgio Augusto é, até onde sei, o único filho intelectual de um estranho casal formado pelo Cahiers du Cinéma e a New Yorker".

FONTANAR


Detone este livro com seu filho, de Marcos Mion
Sinopse: Deixe o celular e as preocupações de lado e dê o melhor presente para seus filhos: tempo de qualidade para passarem juntos.
O autor best-seller Marcos Mion lança um desafio para todos os pais: passar mais tempo de qualidade com os filhos, apenas brincando e curtindo. Para ajudar na tarefa, ele reuniu 46 atividades lúdicas e 20 adivinhas que vão levar pais e filhos a se divertirem com corridas, origamis, desenhos, cartas e jogos, tudo regado com muito ketchup!
* Crie desenhos com materiais inusitados e divirta-se fazendo bagunça com seus filhos;
* Explore a história da família através de atividades que irão ajudá-los a se conhecer melhor;
* Descubra que não precisa de tela para que as crianças fiquem entretidas durante as férias.

10 comentários

  1. Denise!
    Gosto da diversidade dos lançamentos da Companhia das Letras.
    Fiquei bem interessada nos livros do Paulo Coelho de quem sou bem fã e Vai começar a sessão, porque aprender sobre cinema é sempre muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Muitos gêneros diferentes para um post só!!Eu já gostei demais das letras do Paulo Coelho, por isso, mesmo sem ler ele há um tempão, gostei de ver o nome dele aí em tantos livros!!!
    Enfim, Capivaras está na minha lista há um tempo. É um livro bem juvenil e eu adoro muito tudo isso!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Lançamentos bem interessante!
    Inclusive já estou lendo Ela Disse!
    Cuja matéria e investigação jornalística me chamou muito a atenção desde que publicada.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ahhhh que Enfim, Capivaras já está aqui comigo, estou louca para fazer essa leitura, tenho certeza que será bem divertida! Dos outros livros o que mais chamou minha atenção foi Ela disse, deve ser bem interessante entender melhor esse grande escândalo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei dos lançamentos, porém, entretanto não foram muito do meu agrado. Mas gostei!

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. São lançamentos interessantes, mas que não fazem muito meu estilo. Talvez o livro de Marcos Mion, pois acho incrível a vida dele com o filho, e o ensinamento que ele passa para superar as dificuldades.

    ResponderExcluir
  7. Olá! ♡ Quantos lançamentos interessantes! O que mais chamou minha atenção foi Vai Começar a Sessão, adoro tudo que envolve cinema, com certeza vou querer conferir!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Achei tão legal a proposta desse livro do Marcos Mion, gostei que são atividades para os pais fazerem com os filhos, é com certeza uma boa pedida para essas férias escolares.
    Tenho curiosidade de ler enfim capivaras, já que li uma resenha sobre ele e achei interessante, apesar de parecer ser um livro mais infanto juvenil.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante as propostas de lançamento desse mês da Companhia das letras, mas uma pena que esse mês nenhum dos lançamentos me interessou a ponto de ler.

    ResponderExcluir
  10. Os livros ela disse e capivara são os que mais chamaram a atenção dessa lista. Primeiramente eu não sabia que o livro Ela disse foi o que originou o movimento me too e isso me deixou ainda mais curiosa para conhecer o backstage do projeto

    ResponderExcluir