Biblioteca H. P. Lovecraft - O chamado de Cthulhu e outras histórias, 1 - H. P. Lovecraft

21 de dezembro de 2019

Título: Biblioteca H. P. Lovecraft - O chamado de Cthulhu e outras histórias, 1
Autor: H. P. Lovecraft
Páginas: 448
Ano: 2019
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Contos, Fantasia, Ficção, Ficção científica, Horror, Literatura Estrangeira, Terror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Nascido em 1890, Howard Phillips Lovecraft revolucionou o gênero literário do horror ao inserir em suas histórias elementos típicos da fantasia e da ficção científica. Com um estilo de escrita único, por vezes de vocabulário e ortografia conservadores, Lovecraft elevou o terror a um patamar literário poucas vezes visto. Assim como Edgar Allan Poe no século XIX, Lovecraft é visto por autores como Neil Gaiman, Joyce Carol Oates e Stephen King como um dos principais autores de terror do século XX.
Neste primeiro volume da série Biblioteca Lovecraft, traduzida e organizada por Guilherme da Silva Braga, encontramos textos clássicos como O chamado de Cthulhu e A sombra de Innsmouth, e também textos menos conhecidos como Dagon (espécie de breve preâmbulo aos mitos de Cthulhu).

Lovecraft abriu o caminho para a minha escrita. — Stephen King
Ler Lovecraft é como ter em mãos um mapa para o horror. — Neil Gaiman

Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 





Resenha:


Biblioteca H. P. Lovercraft – O Chamado de Cthulhu e outras histórias é o lançamento Companhia das Letras, é o primeiro volume e reúne 10 contos do mestre do horror, conhecido por ter revolucionado a literatura de horror, ao inserir em seus contos e livros elementos de fantasia e ficção científica.

Os contos selecionados são Dagon, Ar Frio, O Modelo de Pickman, A Música de Erich Zann, O Assombro das Trevas, O Chamado de Cthullu, O Horror de Dunwich, A Sombra vinda do Tempo, A Casa Temida, A Sombra de Innsmouth.

Irei falar apenas dos contos por alto, evitando spoilers que possam retirar um pouco a surpresa sombria e aterradora que aguarda os leitores de Lovecraft. 

O primeiro conto do livro Dagon, é inclusive um dos primeiros contos de terror publicado pelo autor em 1917. Que é um dos meus favoritos... Um conto bem curto, porém, muito bem escrito que nos leva a ler o relato de um marinheiro que presenciou algo horrível, vejam o porquê de eu considerar um dos meus favoritos nessa pequena citação que separei para vocês:

“Não entenda minha dependência da morfina como uma fraqueza ou perversão. Quando o senhor ler essas páginas rabiscadas as pressas poderá entender, ainda que não por completo, a minha ânsia pelo esquecimento ou pela morte.”


Em Ar Frio, temos um jovem editor que se muda para nova York, e ao precisar de um médico procura um dos seus vizinhos, aposto que após ler esse conto verão com outros olhos os locais muito refrigerados.

“E se eu dissesse que tenho um outro estúdio por lá, onde posso captar o espírito noturno de horrores ancestrais e pintar coisas que eu não conseguiria sequer imaginar na Newbury Street?”

Sério quem gostaria de pintar horrores ancestrais? Em O Modelo de Pickman, temos um fã ardoroso de um sombrio pintor, que escreve uma carta falando deste para um amigo, apesar de todos temerem o pintor, o fã não deseja nada além de conhecê-lo e isso mudará em breve...

Em A Música de Erich Zann, um pobre estudante universitário, por motivos financeiros se muda para uma estranha pensão, onde seu vizinho do andar de cima é um violista alemão. O talento deste musico acaba por arrebatar o jovem e desperta um desejo de o conhecer. 

Em O Assombro das Trevas, temos um historiador fascinado com uma construção que observa de sua janela, ate que resolve ir investigar a origem desse fascínio, e acaba encontrando algo assustador.

O conto mais famoso do autor sem dúvidas é O Chamado de Cthulhu, que originou o mito de Cthulhu, e é uma referência e inspiração para diversos autores até os dias de hoje. Neste conto, podemos conhecer uma entidade sobrenatural, cuja essência é tão maligna e horrenda que apenas vislumbrar esta entidade pode levar a loucura. É um dos meus favoritos do autor – e mesmo após anos da primeira leitura ainda me assombra ler.  É um conto escrito com de forma magistral que joga o leitor em um clima sombrio e flertando com a insanidade. 

Neste conto conhecemos Francis Thurston, que ao receber uma estranha herança, encontra um artefato com entalhes de hieróglifos e alguns papéis. O conto é dividido em três partes, temos as duas primeiras centradas em relatos da busca por artefato, e o ultimo um relato de um marinheiro.

“Yog-Sothoth conhece a passagem.
Yog-Sothoth é a passagem.
Yog-Sothoth é a chave e o guardião da passagem.
O passado, o presente e o futuro encontram-se em Yog-Sothoth.”

Em O Horror de Dunwich, neste conto temos uma pequena família que é o centro das fofocas e historias de bruxaria de uma cidade. O mais novo membro da família tem um segredo que assustava a todos.



Em A Sombra vinda do Tempo, um conto muito interessante onde temos um prestigiado professor que após um colapso nervoso se vê sem memórias de sua vida e não se parece em nada com quem era antes, logo recebe um diagnostico peculiar. Dupla personalidade.

Em A Casa Temida, temos uma descrição detalhada e sombria do histórico de uma casa, que assim vai infiltrando na nossa mente uma atmosfera assustadora. Um conto muito peculiar que eu ainda não tinha lido, e que gostei bastante.

“Quanto mais eu olhava, mais o objeto me fascinava; e nesse fascínio havia um elemento perturbador...”

Em A Sombra de Innsmouth, ultimo conto desta coletânea temos um jovem que ao fazer uma viagem comemorativa, acaba por ouvir boatos de uma cidade temida e evitada por todos, cujas lendas envolvem misteriosas jóias, aqui temos uma referencia ao primeiro conto Dagon.

Todos os contos são escritos com um estilo rebuscado e sinistro que é o estilo de H.P Lovecraft, que mesmo quando não esta sendo diretamente monstruoso, usa as palavras para criar um horror pungente.

A edição da Companhia das Letras está maravilhosa, muito bonita e com lindo projeto gráfico. Une-se as edições do autor que eu já tenho, e mal posso esperar para ver quais contos serão escolhidos para os próximos volumes da coleção.

Indicados para fãs do autor e do gênero horror. 

Até a próxima.

9 comentários

  1. Que delícia chegar no blog e ver um post assim! Lovecraft revolucionou a história do horror/terror mundial e há uma legião de fãs sedentos sempre de histórias inovadoras e arrepiantes!!!
    Ainda não tinha lido nada sobre este livro de contos, mas amo o gênero e já fiquei arrepiada só de ler tudo acima!
    Com certeza,já vai para a lista dos mais desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ouvi fala bastante do autor, não parei para conhecer mais a obra. Agora ao ler aqui fiquei um tanto curiosa e ao mesmo tempo interessada pela leitura. Adorei os contos, são bastante interessante e vejo que há aquele mistério que adoro muito.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Tive apenas uma experiência de leitura de Lovecraft e ver esse livros com dez contos dele, é como ir a um parque de diversões e se deliciar a cada página virada, tendo a sensação do terror que ele consegue transmitir em suas hhistórias.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ai ai essas é uma daquelas dicas que eu passo fácil, fácil. Afinal quando se tratada do gênero eu normalmente estou fora, não curto nada, nada! Mesmo os contos (sendo mais curtinhos) não me animam, ainda mais esses que mesmo curtinhos prometem muito horror #medo.

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Confesso que não sou muito fã dos gêneros que o autor escreve, terror e ficção científica são gêneros que normalmente passo longe, principalmente terror kkkk. Acredito que o livro possa agradar bastante os amantes do gênero, mas no meu caso, acho que causaria o efeito contrário kkkk. Dessa vez, vou ter que passar kkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de livros de gênero, na realidade tenho um pouco de medo de ler, pois fico impressionada a toa. kkk Mas a curiosidade as vezes fala mais alto. Gostei da capa, parece ser mais adolescente, curti bastante.

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Acho tão legal que H.P Lovecraft seja quem inseriu fantasia e ficção científica no gênero terror, deve ter sido uma ótima evolução no gênero.
    Não sou uma pessoa que curte ler terror, então acho que esse seria um livro que eu não leria, mas ainda assim admiro o autor pelo que ele representa para o gênero.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não sou muito adepta de contos e do gênero horror/terror nem em filmes como em livros. Mesmo os contos despertando um certo interesse não seria uma leitura que faria.

    ResponderExcluir
  9. Acho que vou criar um caos terrível aqui mas eu não sou fã e não gosto dos Contos do HP lovecraft. Eu ainda prefiro o Edgar Allan Poe mas tentei me familiarizar com o do lovecraft e acabaram sendo leituras que eu lia e ficava??????

    ResponderExcluir