Autor: Colleen Houck
Páginas: 336
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Bem-vindo ao Outro Mundo, onde reinam criaturas aterrorizantes...Quinhentos anos atrás, Jack fez um pacto com um demônio e acabou condenado a uma eternidade de servidão. Como um lanterna, seu único dever é guardar um dos portais que levam ao reino imortal, garantindo que nenhuma alma se infiltre onde não é bem-vinda. Jack sempre fez um excelente trabalho... até conhecer a bela Ember O’Dare.Há tempos, a bruxa de 17 anos vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Insistente, sem temer os alertas dele, Ember enfim consegue adentrar a dimensão proibida com a ajuda de um vampiro afável e misterioso, e então tem início uma perseguição frenética através de um mundo deslumbrante e perigoso.Agora Jack precisa resgatar Ember antes que os universos terreno e sobrenatural entrem em colapso e se tornem um caos.
Resenha:
“- Tem uma coisa que você precisa saber sobre mim – falou Ember, saltitando para mais perto dele e cutucando seu peito. – ninguém, nem mesmo um lanterna bonito que carrega uma abóbora, me diz o que posso fazer.”
A chama de Ember é um livro da autora Colleen Houck, publicado pela Editora Arqueiro.
É o primeiro livro da autora que realmente me fisgou – eu comecei a ler a saga do tigre, mas não terminei, aliás, esperando as meninas do blog para ler ela, já que adquiri o Box da saga na Amazon em uma promoção séculos atrás... – e foi minha leitura de outubro, justamente pelo tema de fantasia e clima de Halloween.
Temos uma trama repleta de criaturas fantásticas, e podemos ver que a autora bebeu direto das fontes das lendas que cercam os mitos de Halloween, folclore europeu e de elementos sobrenaturais em geral, não é uma historia de horror e sim uma fantasia, com leve ar steampunk. Com personagens bem construídos, e interessantes.
Na trama acompanharemos a jovem bruxa Ember, que tem 16 anos e uma personalidade extrovertida e gentil, mas também é mimada e irresponsável. Ela tem dois desejos na sua jovem vida, primeiro foi conhecer e saber quem era a criatura que por toda a sua vida a vigiou e protegeu.
“A voz dele era encorpada e ressonante, com um timbre que se demorava no ar, acariciando a pele de Ember por muito tempo depois de ele terminar de falar.”
E após o conhecer, passou a desejar quebrar a única regra dessa criatura que seria atravessar a ponte que ele vigiava e conhecer o outro mundo.
É isso mesmo que estão lendo... Outro mundo.
Nesse universo temos mundos paralelos e um deles, apenas conhecido como outro mundo, é repleto de criaturas sobrenaturais, ele é exatamente como o nosso mundo, porém a magia fez com que ele fosse muito mais avançado tecnologicamente, enquanto no mundo de Ember ainda esta na idade medieval, lá a tecnologia é muito avançada, apesar de ser o mesmo ano temporal em ambos os mundos. Isso de deve a luz da bruxaria, a força que habita cada bruxa. Um recurso importante para esse mundo que se encontra escasso, já que anos atrás uma guerra entre as bruxas e o senhor do submundo aconteceu.
Por isso, as bruxas no outro mundo foram banidas, e apenas uma, a esposa do senhor do submundo, permanece e mantêm tudo em funcionamento.
A criatura que sempre cuidou de Ember é nada menos que uma versão do mítico Jack, o lanterna. No passado ele foi um humano que realizou um pacto, vendeu sua alma para o capitão lanterna, para salvar sua aldeia e agora deve 500 anos de escravidão trabalhando vigiando as pontes entre os mundos para garantir que ninguém atravesse de um para o outro e desequilibre o equilíbrio sobrenatural de ambos os mundos.
Jack estava tranqüilo vigiando a sua ponte, ate a chegada de Ember, a energia dela, automaticamente o atrai, e para protegê-la, ele a esconde dos olhos dos outros lanternas, que a entregaria ao outro mundo, e isso definitivamente não seria um destino que ele desejaria para ela.
Aos poucos ele a vê crescer e mesmo sem permitir que ela o veja, uma amizade estranha surge entre eles.
Contudo, ela vai ficando mais forte e outros elementos surgem nessa dinâmica. Um vampiro misterioso é mandando para encontrá-la e levar ela ate o outro mundo, o que coincide com o desejo da garota, que apesar de Jack ter deixado claro isso ser impossível, não se importa com mais nada e resolve que vai de qualquer jeito.
É essa a trama principal, vamos então ver Jack tentar a salvar de sua ideia extremamente perigosa, quando no outro mundo a trama se desdobra, com muitos mistérios a serem desvendados.
Jack é definitivamente o personagem que eu mais gostei no livro, e torci muito para que tudo desse certo para ele.
“- Eu não tenho futuro – explicou Jack. – minha vida mortal foi sacrificada muito tempo atrás. O que eu sinto e o que eu quero são irrelevantes.”
É uma leitura rápida e divertida. Gostei bastante dos personagens, com exceção de Ember, que em muitos momentos me irritou profundamente, com suas idéias bem mimadas e egoístas, contudo isso não me fez desgostar do livro, que no final entregou uma trama bem executada e com final fofo.
Indico para quem gosta de fantasias, aventuras, romances e historias sobrenaturais, porém, não de terror.
Até a próxima.
Eu também preciso terminar a saga do tigre. Li três livros e parei. Não por não ter curtido, eu amei! rs Só preciso comprar os demais volumes mesmo!
ResponderExcluirA Chama está aqui na minha estante e aliás, que livro lindo né??? A capa é um primor e eu espero chegar nele logo para conferir.
Já sei que vou achar Amber uma chata também,mas mesmo assim, como amo o gênero, sei que vou amar!!!
Lerei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Vivian!
ResponderExcluirGosto muito de toda ambientação que o livro traz.
Adoro o tema bruxas e ver que não foi tão relegado e teve um bom desenvolvido, torna o livro mais crível.
Não li nada ainda da autora, embora sempre veja muito bons omentários.
Adoro romances sobrenaturais.
Deve ser um livro sensacional e amei sua análise.
cheirinhos
Rudy
Olá! Eita que senti que essa indicação foi diretamente para mim hein, adorei a parte do não terror (risos), dá um alivio no coração. Confesso que ainda não tive contato com a escrita da autora, em relação a este livro estava um tanto reciosa por termo aqui personagens tão jovens, mas a resenha tratou de acabar com os meus medos (literalmente) e agora fiquei bem empolgada, ainda mais que ele já faz parte da minha coleção, então agora é só preparar a capa do livro (para proteger) e partir para a leitura!
ResponderExcluirOi Vivian,
ResponderExcluirNunca li nenhuma obra da Colleen Houck, mas sempre fico muito interessada em suas histórias. Acho que a autora trabalha muito bem com o gênero fantasia, que mesmo tendendo a ser clichê, ela sempre trás coisas muito interessantes em suas premissas. Trazer um mundo dentro de outro mundo é uma boa forma de explorar diversos elementos e criar personagens diferentes. Como sempre gostei de ler fantasia tem certas coisas que já espero e, na verdade, anseio por acompanhar como é o caso do romance. Engraçado que quanto mais velha vou ficando mais tenho me distanciado do gênero e poucos livros de fantasia tenho lido nos últimos anos e menos ainda tem me chamado atenção. Por isso, estou bem surpresa e feliz que A Chama de Ember tenha me deixado tão curiosa e, talvez, isso tenha acontecido por eu sempre ter tido curiosidade em conhecer a escrita da autora. Mesmo que aqui a autora tenha pecado um pouco na construção da personalidade da protagonista quero muito ler esse livro, que já se encontra em minha lista de desejados.
Olá!
ResponderExcluirJá li bastante sobre a autora, os livros dela vejo que são bons mas não li ainda. Esse livro tem uma premissa ótima e uma fantasia incrível. Fiquei um tanto curiosa e interessada pela historia.
blog:
Tempos Literários
Os únicos livros que li da Colleen Houck foram os livros da série A Maldição do Tigre, e gostei bastante da escrita da autora.
ResponderExcluirJá li outras resenhas do livro, e confesso que não senti muita vontade de ler, mesmo gostando da autora, acho que tem mais a ver com o tema abordado, já que faz tempo que não leio fantasia.
Tem tempo que leio alguma fantasia, pois são poucos que consegue e agradar. Quero iniciar a leitura, mas primeiro preciso terminar de ler meus romances. E sempre que leio alguma resenha desse livro tenho vontade de ler, mesmo que não aguente chegar até o final, mas quero dar o primeiro passo para mudar um pouco o estilo que estou lendo.
ResponderExcluirOlá! ♡ Estou ansiosa para iniciar essa leitura, esse é o único livro da autora lançado aqui no Brasil que ainda não li, gosto muitooo da escrita dela ♡
ResponderExcluirLi a Saga do Tigre e apesar de discordar com certas coisas, gostei bastante ♡
Achei ótima a premissa de A Chama de Ember, adoro fantasia, já quero fazer essa leitura, que acredito que vou adorar.
Adorei a resenha! Beijos! ♡
Oiii ❤ Gosto bastante da escrita da Colleen Houck, apesar de ela colocar cenas e páginas e páginas desnecessárias em alguns de seus livros.
ResponderExcluirGostei muito da duas séries que li da autora, mas me decepcionei com os últimos livros de ambas, então estou com altas expectativas para A Chama de Ember, já que já vi críticas boas sobre e é um livro único.
Gostei que dessa vez a autora se baseou numa lenda, achei isso bem original.
Quero muito ler esse livro.
Beijos ❤
Eu sou uma grande fã da autora e só por isso eu me aventurei na leitura dessa nova série dela mas me decepcionou e muito ponto final eu gosto quando falam sobre o paranormal e coisas do tipo mas eu fui nesse livro imaginando que seria algo semelhante a série A Maldição do Tigre e acabou não sendo e isso me deixa um pouco chateada pois eu tinha muitas expectativas que não foram supridas
ResponderExcluir