Olá, boa tarde.
Hoje eu estou aqui trazendo, uma linda seleção de Quotes & Citações, de uma das leituras mais intensas e emocionais dos últimos tempos.
Quem acompanha o blog sabe que realizamos uma leitura coletiva do livro Stepsister da autora Jennifer Donnelly, publicado no Brasil pela Universo dos Livros. Essa foi a primeira leitura coletiva que abrimos e convidamos vocês a participarem conosco e foi uma linda experiência.
Caso queiram ver como foi e conhecer um pouco mais o livro temos resenha e o post da leitura coletiva.
Basta clicar nas imagens abaixo.
Como de costume irei colocar o Quote e falarei brevemente como me senti lendo.
“A todos que já sentiram que não eram bons o bastante.”
Já começamos com uma dedicatória destruidora... Quem nunca se sentiu assim?
“Amor é dor. Amor é sacrifício. O quanto antes você entender isso, melhor.”
Como diria o Renato Russo, se existe sofrimento não é amor, o amor não deve ser uma batalha diária, por mais que nada seja perfeito na vida. O amor não deve ser um constante sofrimento como é descrito acima.
“Isabelle conseguia fazer o impossível por ela tinha um dom – um dom que era muito mais valioso do que um rosto bonito ou pés delicados. Isabelle...”
Ficaram curiosos com o dom de Isabelle? Corram para ler esse livro!!!
“Às vezes é mais fácil dizer que você odeia algo que você não pode ter do que admitir o quanto gostaria de ter aquilo.”
E é assim, que as magoas nascem e vão ganhando forças. Aos poucos. Silenciosamente.
“Um lobo vive dentro de Isabelle. Ela se esforça muito para mantê-lo sob controle, mas a fome dele cresce. Ele parte sua espinha e devora seu coração...”
Isabelle, nascida para correr com lobos, jaz enjaulada, quebrada... Isso parte meu coração.
“– É isso o que fazemos com a nossa dor – ela concluiu, observando a borboleta voar mais alto. – Nós a transformamos em algo belo.
– Nós a transformamos em algo significativo. – disse a diva. E
– Fazemos com que tenha importância – sussurrou a atriz.”
Quando algo nos despedaça, nos quebra um pouco ou muito, e mesmo assim nos reerguemos e seguimos em frente, pegamos nossa dor e podemos transformar ela em força, em algo que nos modifica, porém, não nos torna pessoas quebradas e sim sobreviventes e vitoriosas.
“- Ella é que é bonita. Você e eu somos as meias-irmãs feias. E assim o mundo nos reduz nós três, ao nosso menor denominador comum.”
Como se apenas a beleza física importasse, esse livro todo é uma declaração de sororidade as mulheres. Impossível, ler e não refletir muito.
“Não era a escuridão que era assombrada, contudo; era a própria Isabelle. Fantasmas não são os mortos que voltam do tumulo para atormentar os vivos; os fantasmas já estão aqui. Eles vivem dentro de nós, ávidos pelas cinzas de nossas tristezas, atolados na lama espessa e grudenta de nossos arrependimentos.”
As pessoas subestimam a força que reside na paz de espírito. Quando estamos em paz com nossos atos e pensamentos, sem arrependimentos e sem estarmos nos afogando em tristeza. Nada mais forte do que uma pessoa que está em sintonia com suas forças, compreende suas fraquezas e deseja se tornar uma pessoa melhor.
“... até mesmo os pequenos ferimentos, se não tratados, podem infeccionar, inchar e matar um coração.”
Um coração é algo peculiar, pode ser tão forte que a tudo supera, e tão frágil que uma pequena ferida pode matar uma pessoa... Ela vai crescendo, dizimando a alegria, a vontade de viver e uma hora o coração para...
“A vida toda, tudo o que ela desejara, tudo que amara... sempre foram as coisas erradas. Coisas que a colocaram em enrascadas. Que partiram seu coração. Não eram desejos para ela; o mundo lhe havia dito isso. Então, para que fazer tais pedidos? Eles só trariam mais tristezas.”
Meu coração se partiu por Isabelle nesse momento, ela já vinha mostrando em muitos momentos o quão perdida ela estava. Porém, aqui eu tive a dimensão de como seu coração estava destruído, quão ela perdeu tudo dentro de si, e ficou vazia, sem forças para crescer e ser a pessoa que deveria ser. E imaginar que isso aconteceu por ter seu destino moldado pelos desejos dos outros me deixou profundamente entristecida.
“- Encontre os pedaços perdidos de seu coração.”
Parece algo tão fácil de fazer, mas e quando por não sermos mais inteiras, não sabemos o que perdemos? Como podemos reconhecer o que estamos procurando?
“Sou a primeira e ultima batida do coração. Sou o cordeiro recém-nascido e o lobo que rasga a garganta dele. Sou a canção do sangue...”
Preciso nem dizer que esse personagem é um dos que mais gostei? Fiquem atentos a ela :3
“Eu não temeria um grupo de leões conduzidos por uma ovelha, mas teria medo de m rebanho de ovelhas conduzido por um leão.”
Quando as pessoas se deixam levar pelas mentes das outras, normalmente nunca é para o bem.
“As pessoas não esquecem ou perdoam. Uma garota feia é uma ofensa grande demais...”
Quantas vezes não vemos pessoas que fazem coisas horríveis sendo simplesmente perdoadas por que são bonitas? Ou famosas? Ou ricas? Já os demais, são julgados de forma mais dura?
“Como alguém pode desejar exatamente a pessoa que a havia magoado mais do que qualquer outra em toda a sua vida?”
É justamente as pessoas que mais amamos que podem nos magoar mais... O difícil equilíbrio de uma relação saudável é reconhecer, a diferença de algo feito para destruir a pessoa ou algo que acontece mesmo sem querer...
“O desejo do estomago é fácil de satisfazer. É o desejo dos nossos corações que nos mata.”
Ah os desejos mais profundos dos nossos corações alguns que sequer compreendemos.
“- Que idiota Isabelle é – muitos diriam. – Que idiota desperdiçar seu bracelete com um caso perdido. Nunca de ouvidos as pessoas desalmadas...”
NUNCA!!!!!
“A maioria das pessoas luta se houver esperança de vencer, não importa o quão pequena ela seja. Elas são chamadas de valentes. Apenas algumas continuam lutando mesmo quando não há esperança alguma. Essas são chamadas de guerreiras.”
Lutar por que sabemos que é o certo mesmo quando não existe esperança pode ser doloroso, mas nada mais importante do que nos mantermos fiéis aos nossos corações.
“Acho que todos cometemos erros. O que importa é não deixarmos nossos erros nos definirem”
E não devemos ter medo ou orgulho que nos impeça de pedir desculpas e buscar corrigir nossos erros, faz parte do amadurecimento, errar, reconhecer nossos erros e buscar os corrigir.
“Toda guerra é diferente, mas ainda assim toda batalha é igual. O inimigo é apenas uma distração. A coisa contra a qual você luta, sempre, é você mesma.”
Somos o nosso maior aliado e nosso maior inimigo.
“Ela era destemida. Ela era forte. Ela era linda.”
Isabelle, é cada uma das mulheres que teve seu coração despedaçado, que se afastou tanto de quem ela deveria ser e teve coragem, de olhar para si mesma, reconhecer e perdoar a si mesma, e sair em busca de ser quem ela sempre deveria ter sido. Corajosa.
“Uma garota bonita tem que agradar ao mundo. Uma garota feia? Ela é livre para agradar a si mesma.”
Vou deixar aqui essa frase por último. Com apenas uma ressalva, sejam todas garotas feias. Sejam livres e busquem agradar aos desejos de seus corações e não às expectativas do mundo.
Gente, esse livro, foi lido e marcado demais. Eu e as meninas: Denise, Raquel, Fabby, Marcinha, e as meninas que leram conosco me mandaram mil citações. Deixei muitas de fora, algumas separamos para a resenha e para o post da LC, tentei não repetir aqui. E principalmente deixei quase tudo do meio para o final de fora. Para que vocês leiam esse livro, e sintam cada momento da leitura de forma como nós nos sentimos.
É muito difícil falar sobre feminismo, sobre bandeiras, mas é um assunto importante, delicado e que precisa ser debatido. Stepsister é um livro feminista, de uma forma delicada, porque não está defendendo uma vilã reformada, ou validando as ações erradas dela. Mas lança uma luz no que moldou Isabelle para que ela fosse em algum momento de sua vida a meia irmã má de Ella, e principalmente traz a jornada de Isabelle para ser quem ela deveria ser, e não mais quem ela foi moldada para ser. Uma garota real, que falha, que chora, mas que possui a fibra de mudar o destino dela.
Indico essa leitura para todos. A coragem de mudar começa com pequenas coisas em nossas vidas até chegar aos grandes desafios.
Sejam sempre honestos com seus corações.
Até a próxima.
Olá Vivian!
ResponderExcluirPelos quotes é possível perceber que Donnelly incorpora um estilo de escrita poético, que brinca com metáforas para causar o devido efeito impactante no leitor. Os sentimentos dos personagens transbordam em cada frase, antecipando uma leitura profunda que requer reflexão.
Esse quote que fala sobre a luta diária sem esperança mexeu profundamente comigo, afinal, estamos todos tentando sobreviver a tudo que tenta nos derrubar a cada dia, somente com o intuito de poder ver um novo amanhecer.
Beijos.
Que post mais lindo, que fotos perfeitas!!
ResponderExcluirEste livro já entrou para a lista dos desejados desde que acompanhei a leitura coletiva aqui no blog e agora com esses quotes, complica tudo né?
Caramba!!!
A mudança precisa acontecer, ficar sentindo pena de si mesma(o) nunca leva a lugar algum, mas tem dias tão difíceis né?
Precisei ler duas vezes, só para absorver ainda mais e admitir que tem dias sim, que preciso de ajuda!!!!
Amei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oi Vivian,
ResponderExcluirVou dizer aqui mais uma vez que eu não esperava que Stepsister fosse trazer uma trama tão profunda e de tanta relevância. Em meio a questões reais a autora criou mais que um reconto, ela criou uma trama que merece ser lida e discutida. O primeiro quote/dedicatória já trás um grande significado, acredito, para a maioria dos leitores e só ele já me faria entrar de cabeça nessa leitura. Ahhh e quantos vezes eu já disse que não gostava de algo, justamente porque eu não poderia ter?!! Essa frase me representou em muitas fazes de minha vida. Depois de tantas citações maravilhosas e impactantes, só me resta adquirir um exemplar e realizar esta leitura.
Olá! Ahhhhhh tantos quotes lindos e especiais que a vontade é ler de novo (de novo, de novo). O livro já havia me ganhado pela capa, mas essa primeira frase me conquistou de maneira ímpar e fez com que eu mergulhasse na história com aquela necessidade de descobrir de uma vez por todas qual seria o desfecho da nossa protagonista e não poderia ser de maneira diferente, me deixou com um sorriso bobo no rosto e o mais importante cheia de inspiração e esperança.
ResponderExcluirVivian!
ResponderExcluirSou sempre fã das citações dos livros, agora se posso dar uma opinião, por que não colocar as citações antes das resenhas, assim já ficaríamos mais interessados na leitura...
Estou com Renato Russo: amor não tem de ter dor, tem de ser pleno, completo e prazer, cumplicidade e paz.
cheirinhos
Rudy
Oi Vivian,
ResponderExcluirEstou apaixonada pelas resenhas desse livro e pelo o que tem falado aqui nos posts sobre ele. Sou suspeita para falar, sempre comento empolgada sobre a leitura. Tentei participar da leitura coletiva, mas minha agenda estava apertada, mas com certeza, eu vou lê-lo ano que vem. Fé. Eu AMO livros sobre temáticas feminista e esse já ganhou meu coração de cara, espero que ao terminar a leitura e no decorrer dela, também seja dessa forma (com muitas expectativas). Das quotes mencionadas a que eu mais amei e dei vontade de postar nas redes sociais foi sobre o leão e rebanho, faz todo sentido pra mim. Essa quote conversou comigo quando a li. Amei!
Ótima resenha,
Beijinhos.
Olá!
ResponderExcluirUau, isso que é um livro que me chamou muito atenção. Os quotes citados forma incríveis, só fizeram aumenta mais a minha curiosidade sobre a trama dele. Espero conseguir ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Gostei muito das impressões de vocês na leitura coletiva, e gostei ainda mais dessa seleção de quotes, gente, que lindos e marcantes!
ResponderExcluirO segundo foi o que mais falou comigo!
E me fez pensar em quanto o amor é bom, mas perfura e nos machuca também.
Já tá na lista!
bjs