Gata Branca - Holly Black

23 de novembro de 2019

Título: Gata Branca
Autor: Holly Black
Páginas: 360
Ano: 2012
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Submarino
Nota:  
Sinopse: Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga.
Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos.
Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.





Resenha:

"As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade."

Em Gata Branca, a autora Holly Black, nos apresenta um mundo muito parecido com o nosso... Apenas com um detalhe que o torna imensamente diferente...

Magia...

Em um mundo onde 0,1% da população são pessoas com "poderes especiais". Eles são chamados Mestres de Maldições. Existem Mestres que manipulam as emoções, os sonhos e a sorte . Existem até mesmo Mestres cujos poderes vão além, podendo machucar ou matar uma pessoa com um simples toque.

Por isso, neste universo todos usam luvas, para evitar que isso aconteça, e raramente as tiram na frente de outras pessoas. Existe uma intimidade em estar de mãos nuas, que chega a beirar a confiança extrema e uma certa conotação de sensualismo e temor.

"Nosso professor dizia que, se alguém viesse em nossa direção com as suas mãos nuas, deveríamos considerar aquelas mãos potencialmente tão mortais quanto facas..."

Mas, ser Mestre é ilegal, isso mesmo! Todo e qualquer uso dos poderes, garanti uma passagem direta para a cadeia, e os mestres acabam se tornando membros da sociedade relegados a uma segunda classe de pessoas, eles não possuem vários direitos básicos, e todos costumam desconfiar deles sempre. Aqui temos, novamente Holly, fazendo uma crítica social em seus livros, coisas que vi em outros dessa autora. Teremos algumas tramas e personagens que defendem os direitos dos Mestres, enquanto outros os atacam.

Com essa realidade, muitos mestres vivem na clandestinidade, vendendo seus talentos para quem puder os encontrar, ou se unem a famílias Mafiosas, o que terá um grandes destaque nessa história em particular.

O livro é narrado em primeira pessoa, então conhecemos toda a trama pelos olhos de Cassel, o protagonista da trilogia. Ele estuda em um colégio interno, e pertence a uma família de Mestres. Sua família está aliada a uma das mais importantes famílias mafiosas, que existe, - pelo menos os homens, já que sua mãe, está mais para um outro tipo de golpista. - Seu avô, é um mestre talentoso da Morte, e seus dois irmãos - Philip e Barron - estão envolvidos em algum grau com a máfia.

Porém, essa não é a realidade dele, que é o único que não desenvolveu um Dom de Mestre... Mas dos irmãos, aparentemente também é o único que carrega uma morte em seu passado.

Essa morte é importante para a trama, já que Cassel, apesar de não se lembrar muito bem de vários pontos de sua vida, inclusive convenientemente esta lembrança em particular, precisa lidar com a culpa e remorso.

“A memória é fugidia. Ela se ajusta à nossa compreensão do mundo, se deforma para acomodar nossos preconceitos. Não é confiável.” 

Todo o mistério do livro começa com ele despertando seminu no telhado da escola particular onde mora, sem saber como chegou lá, ou o que estava fazendo ele fica confuso, e a única coisa que percebe é uma Gata Branca o observando...

A escola, entra em pânico achando que ele esta sendo atacado por algum mestre de maldição, que deseja o matar e o suspende. Cassel, então começa elaborar um golpe, para voltar para a escola e continuar sua vida o mais normal possível.



Cassel, é um protagonista que lhe cativa, ele tem um humor peculiar, meio estranho e um pouco adorável. Pode não ter poderes, mas está envolvido com vários golpes pela escola, apostas que ele conduz para conseguir uma grana extra para ele, já que sua mãe está presa, e seus irmãos podem pagar a escola, mas não muito mais do que isso.

A vida dele tem um equilíbrio delicado que será jogado por terra. O mistério de seu passado, seus crimes e da gata branca irão lhe consumir. E enquanto ele lida com tudo isso, sua vida irá mudar de uma forma que ele jamais imaginou, novos relacionamentos se tornarão importante e...

“Não sou bom de ter amigos. Na verdade, sei ser útil para as pessoas, consigo fazer parte do grupo. Recebo convites para festas e posso sentar à mesa que quiser no refeitório.
Mas confiar de verdade em alguém quando essas pessoas não tem nada a ganhar de mim simplesmente não faz sentido.
Todas as amizades são negociações de poder.”

Bom, leiam... Esse livro tem algumas das melhores reviravoltas que li em livros para o público jovem, e apesar de ser direcionado para eles, acredito que a escrita fluída, o mundo cheio de divisões por castas e personagens com camadas complexas de personalidades irão cativar leitores de todas as idades.

A edição brasileira, é da Rocco Jovens Leitores, selo da Editora Rocco, e eu ganhei minha edição em uma das cortesias do Skoob, adorei a edição, gosto muito da capa que tem tudo a ver com a história do livro.

É uma trilogia já encerrada, o que será ótimo, pois quando li pela primeira vez esse livro tive que esperar anos para poder ler sua conclusão e fiquei muito ansiosa.

Uma indicação para quem curte fantasia, mistério e relações familiares dramáticas.

7 comentários

  1. Ah Vivian!
    No melhor você para... isso não é justo... kkkk
    Já quero descobrir o segreo dessa Gata Branca e porque ela é tão importante.
    Amo livro com grandes reviravoltas e essa capa é bem atraente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Gente? Eu já conheço alguns livros da autora, mas acredita que nunca tinha me deparado com essa preciosidade?
    Black sabe muito bem como construir tramas fantásticas (e bota fantasia nisso né, podemos dizer que a autora é...excêntrica, e eu adoro, claro) e aqui temos uma história original que possui algumas inspirações bem interessantes, como O Poderoso Chefão e O Cemitério.
    Todo esse mistério que envolve Cassel é o ponto alto do livro, e o leitor vai descobrindo juntamente com o próprio protagonista as revelações bombásticas de sua família, fazendo com que a leitura seja super fluída.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, este livro é "velhinho". rs
    Li ele tem tanto tempo que foi muito bom reviver a magia presente aqui na resenha. Pouca gente comentou sobre este livro quando ele foi lançado, sei lá, acho que capa e título não ajudaram demais, mas lendo o livro, a gente entende muito bem os motivos de ambos!
    Realmente a reviravolta que a história dá é maravilhosa e penso eu, que este livro merecia uma continuação.
    Deu vontade reler!rs
    Leitura super recomenda a jovens e a idosos,como eu, também!!!!
    Viva a magia!

    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Vivian,
    Não sei, a proposta do livro não me prendeu. Acho que não me agradaria uma leitura com esse tipo de história. Posso dizer que achei doideira, as pessoas precisarem de luvas e que sem elas, é um denotação pra sensualidade e temor, uma extrema confiança entre pessoas. Muito doido. Será mesmo que ele matou a melhor amiga? Hum, isso é beeeeeeeeem suspeito. Tenho lá minhas dúvidas.
    Ótima resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Olá! A dica perfeita para mim, amo uma história com aquele toque de fantasia e palavra magia lá no comecinho me fisgou, já quero ler e entender melhor o que de fato aconteceu ao nosso protagonista, gente são tantas teorias (eita, eita, eita). Mas confesso que não curti muito a capa. #adocontra

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não tinha conhecimento da autora e nem do livro. A trama tem uma ótima premissa, deixou-me bastante curiosa pelo garoto e de como irá resolver todo esse mistério.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vivian
    Que legal essa resenha, eu já conhecia o livro de nome, mas nunca tinha lido uma resenha dele, e achei bem interessante a sua, pois mostra o quanto tem de mistérios e reviravoltas. Me deixou supercuriosa, pois adoro livros assim, instigantes e com magia então, melhor ainda!
    Da Holly só li os dois primeiros da série Magisterium e achei muito lento, mas legais sim.
    bjs

    ResponderExcluir