Sangue de Sereia - Rodrigo Fonseca

18 de outubro de 2019

Título: Sangue de Sereia 
Autor: Rodrigo Fonseca
Páginas: 120
Ano: 2019
Editora: Constelação Editorial
Gênero: Fantasia, Suspense, Mistério, Terror
Adicione: Skoob
Nota:   
Sinopse: Santa Serena é uma cidade misteriosa e que guarda muitos segredos. Luan volta à cidade após 20 anos junto com seus dois filhos gêmeos, Pedro e Júlia, para visitar seu avô que está muito doente. O que ele não esperava era descobrir que as criaturas mitológicas realmente existem e agora precisa correr para salvar sua vida e das pessoas que ama.

Este livro foi cedido pela Editora Constelação Editorial, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 


Resenha:

“As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio”

Sangue de Sereia é um livro nacional, que trás um enredo sombrio, ao mesmo tempo em que tece uma história utilizando o ser mítico da sereia.

Do autor Rodrigo Fonseca, é publicado pela Constelação Editorial, e é um livro muito rápido de ler. Possui apenas 120 páginas, e toda a trama se passa em poucos dias.

Acompanhamos Luan, um jovem de apenas 29 anos, professor e pai de duas crianças gêmeas, sua esposa faleceu quando os gêmeos ainda eram bebês e ele tomou  para si, os cuidados deles praticamente sozinho.

Vivendo na cidade grande, mas de nascido em uma pequena cidade litorânea de são Paulo, ele desde que se mudou adolescente, nunca mais retornou ao seu lar de origem, até que recebe a ligação de sua prima, informando que seu avo está muito doente e deseja o ver novamente e conhecer seus bisnetos antes de morrer.

“Cidades são aldeias mortas”

Com isso, ele organiza uma viagem às pressas para santa serena, a sua pequena cidade e leva seus filhos para conhecer a casa onde cresceu.

Nesse momento a trama começa a ser tornar levemente sombria, fatos estranhos acontecem e ele começa a ver certas coisas que julga não ser capaz de existir.

Enquanto as crianças conhecem o bisavô e começam a conhecer algumas das lendas sombrias sobre sereia que são tradicionais na cidade, Luan começa a perceber que talvez voltar para o local não tenha sido uma boa ideia.

A narrativa se divide em duas linhas temporais, uma no presente, e outra no passado, que mostra a origem das lendas de sereia que permeiam a história dessa pequena cidade, que possui um legado bem sangrento. Enquanto conhecemos como tudo aconteceu, somos levados a tentar descobrir como será que a historia será encerrada no presente. O que é uma ferramenta de narrativa muito boa, que eu gosto particularmente.


Por ser um livro que tem um pouco de suspense e leves toques de terror, não posso mais falar sobre a trama sem entregar o que aconteceu.

Deixo para vocês lerem e desvendarem a verdade atrás das lendas, das gerações  que guardam segredos e sangue dessa pequena cidade.

“Misterioso mar que vem do horizonte é o berço das sereias, lendário e fascinante”

Este é o meu primeiro contato com a escrita do autor brasileiro, e apesar de ter encontrado alguns detalhes que não gostei muito, achei um estilo de escrita bem fluida, eu não demorei nem duas horas lendo, os acontecimentos são bem interessantes, e a mitologia que o autor utiliza e desenvolve para as suas sereias, é bem sombria, o que eu gostei bastante.

Como li em livro digital, e não tinha nenhum detalhe nele, eu não posso falar sobre diagramação, ou a qualidade do livro físico ainda, porém a capa, eu adorei. Os tons escuros de verde e a sereia apenas em sombras, da exatamente uma ideia do que vamos encontrar enquanto estamos lendo.

Não estamos lendo nada parecido com a pequena sereia com toda a certeza.

Está é uma indicação de leitura nacional, que pode agradar que é fã de dark fantasy, de suspense e leve terror, nada muito assombroso, mas de certa forma, também, que para alguns pode ser assustador. – como bem sabem, eu sou muito fã de terror pesado, então nada me assombrou aqui, mas isso sou eu – outro detalhe que eu achei interessante foi que nos capítulos tem frases sobre o tema, talvez sejam trechos de músicas – que eu não reconheci – e trechos de poesia.

Até a próxima e espero que possam ler este livro.

Beijos.

10 comentários

  1. Como fã assumida da nossa literatura nacional,fico com os olhos brilhando quando conheço uma obra que não sabia nada antes.
    Amo este universo de sereias, seres mitológicos e afins! E oh, pelo que entendi, mesmo sendo um livro bem curtinho, o suspense e o mistério foram bem abordados e gostei muito disso.
    Com certeza, vai para a lista dos desejados e? Viva nossa literatura nacional!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/Ex O Vazio na Flor(só para informar que mudei o nome de Seguidor do Blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ângela, adorei seu novo nome de seguidor.

      Sim. Eu coloquei a meta esse ano de ler mais livros nacionais e tem sido muito bom.
      Um livro curto, mas que entrega bem a sua trama.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Vivian, é um livro que parece ser bem rápido de ler, não é mesmo?!
    Gostei da proposta e olha que geralmente torço o nariz para esses seres. Adorei a dica e adorei a capa, linda!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Eu estou anotando tanta dica aqui do Blogger que vou precisar de outra vida para ler tudo!
    Gostei da resenha

    D.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivian,
    Por mais que eu ame ler fantasia e livros com criaturas mitológicas, nunca li nenhum sobre sereias. Para uma história curta, fiquei surpresa com a trama de Sangue de Sereia. Mais do que um livro com sereias o autor explora aqui muitos sentimentos. Acompanhar um pai em uma jornada de reencontro com a família já daria um ótimo enredo, mas soma isso com todo o mistério e lendas e se tem um livro completo. Eu também gosto desse tipo de narrativa (passado/presente) e sempre fico curiosa para saber como os eventos do passado irão afetar os personagens no presente e, mais ainda, para saber como será o final dessa história. É muito bom receber a indicação de uma obra nacional de tão boa qualidade, pois nosso mercado ainda sofre muito preconceito, bem como nossos autores.

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    O mais interessante que achei foi o fato de tornar a Sereia algo tenebroso, porque geralmente achamos fofo.
    Adoro quando tem passado e presente porque vamos entendo melhor a origem de como tudo aconteceu e porque está dessa forma no presente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Vivian, estou super hiper mega empolgada com esse livro: adoro a temática de seres mitológicos. Gosto de como o livro aborda os seres encantados, as sereias, como as figuras que realmente são, sem estar atrelado a figuras boas e fantásticas. Também gosto de livros que são contados com ela dualidade temporal, acho que fica mais fácil de compreender a história atravessando no tempo. Ótima resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Acho que é uma boa escolha para mim, que venho tentando me arriscar em novos gêneros, principalmente o terror do qual não sou muito fã, ainda mais por se tratar de um autor nacional, mas confesso que a palavra sangue já me fez arregalar os olhos (risos). Por ser uma história mais curtinha, acredito que vou sobreviver a experiência sem grandes sequelas.

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Achei legal que o autor criou uma trama baseada na sereia que vai para um lado sombrio e que não tem nada a ver com a pequena sereia.
    Gostei que é um livro que tem apenas 120 páginas, já que as vezes quero fugir de histórias muito extensas.
    Estou curiosa para saber quais são esses fatos estranhos que acontecem e que deixam o personagem sem saber se são reais ou não.
    Gostei que é uma história que se passa tanto no passado quanto no presente, pois dá para entender melhor a trama.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Nunca li nada do autor, mas quero muito fazer essa leitura. O livro mescla dois dos meus gêneros favoritos, que são Fantasia e Suspense, uma ótima combinação ♡
    Eu gosto muito dessa narração entre presente e passado, geralmente eu adoro quando o autor opta por essas duas linhas temporais. Acho que no caso foi uma ótima ideia, pois assim a gente também pode conhecer mais a origem das lendas de sereias, que é algo muito relevante para o livro.
    Já quero conferir a mitologia que o autor utilizou no livro, estou curiosa para conhecer essa história.
    Obrigada pela indicação, espero poder fazer a leitura deste livro em breve, adorei a premissa!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir