Malvados - André Dahmer

16 de outubro de 2019

Título: Malvados
Autor: André Dahmer
Páginas: 384
Ano: 2019
Editora: Quadrinhos na CIA - Companhia das Letras
Gênero: Quadrinhos, Literatura Brasileira, Crônicas, HQ, comics, mangá, Humor, Comédia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Sucesso absoluto nos jornais e na internet, a série mais famosa de André Dahmer agora também em livro, numa seleção inédita e exclusiva.
Não é exagero dizer que André Dahmer está entre os maiores cronistas do país hoje. Com mordacidade, seus quadrinhos de aparência simples demolem certezas e deixam à mostra as contradições dos “novos tempos”. Em Malvados, como se tirasse um bicho de cima de si, o desenhista carioca arremessa o otimismo tolo e o autoengano para longe, entregando aos leitores uma visão desencantada e cheia de humor da realidade. Redes sociais, casamento, política, sexo, drogas, arte, Deus, depressão, meio-ambiente: nas 368 tirinhas aqui reunidas, nada escapa ao sarcasmo de suas “flores do mal”. Os absurdos da vida filtrados por um riso cruel e maravilhoso, às vezes nervoso e incontrolável, que reverbera em cada página deste livro.
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:




Malvados é um quadrinhos publicado em uma linda edição pela Quadrinhos Na Cia, da Companhia das Letras, foi escrita e desenhado pelo artista plástico e desenhista e poeta brasileiro André Dahmer.

André é um carioca que tem diversos livros publicados e assina um a tira Malvados, para um jornal famoso.



As tiras que não seguem uma linha cronológica são estreladas por dois personagens, Malvadinho e Malvadão, que com um humor acido trazem criticas politicamente incorretas, a política, aos costumes e dia a dia da sociedade.

E são chamadas normalmente de as flores do mal, pela aparência dos personagens e conteúdo das tirinhas.



Quando eu escolhi esse livro para leitura, tinha apenas um vago conhecimento do autor, por base das minhas leituras das tirinhas no jornal que fui assinante por alguns anos. Porém, talvez por não as ler com olhos e espírito de análise para compartilhar uma opinião, eu não tinha reparado tanto nos temas que ele escreve.

Como elas não seguem uma ordem cronológica, você pode simplesmente ler em qualquer ordem este livro, basta abrir em uma página. Mas se preparem para alguns tapas e sacodes. As criticas sociais são bem pontuais, e sua habilidade de falar de forma caustica e um pouco dura sobre experiências amorosas é bem claro, podemos dizer que ele não tem a melhor impressão dos assuntos do coração, e não acho que acredite muito no sucesso a longo prazo do casamento, o que me divertiu um pouco.




Foi uma nova experiência de leitura ler as tirinhas dessa forma e pude apreciar muito mais o talento do autor.

Indico para quem gosta de quadrinhos e sempre as acompanha nos jornais e quem está no espírito humorístico para ver a sociedade como um todo por um prisma irônico.
São 365 tirinhas para apreciar.



A edição é muito bonita, apesar de simples, deixando toda a atenção para a arte de André.

Eu amei a escolha da paleta de cores para esse livro. As fontes usadas são muito agradáveis.

Indicação de leitura nacional, rápida e divertida.



Até a próxima.



9 comentários

  1. Dá um orgulho tão grande quando tem o selinho de nacional na resenha! rs Ainda mais do André, tão conhecido por sua sagacidade nas tirinhas!
    Confesso que ainda não tinha lido nada sobre este livro e oh, pelo número de páginas é bem grande né?Quando se fala em tirinhas, a gente logo imagina livro pequeno e fininho.
    Mesmo que já tenha visto suas tirinhas pela internet, gostei demais de ver essa bagunça sem ordem no livro e com certeza, vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivian, adorei a proposta do quadrinho, poderia até ler, pois não leio quadrinhos há tempos!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Vivan,
    Sempre fui fã de tirinhas, reconheço o autor pela arte.
    Acho uma ótima forma de refletir sobre o nosso cotidiano com uma pitada de sal sobre a verdade das situações que estão a nossa frente, de forma direta e impactante.
    Eu concordo contigo sobre o livro: no jornal não damos a devida atenção, mas quando se trata de um livro específicas com as obras do autor, ganha mais atenção e destaque ao que ele quer passar ao leitor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Vivian!
    Acredito que através do humor cáustico, podemos assimilar ainda mais as críticas políticas, afinal, nosso país precisa acordar com esses políticos que não pensam no povo.
    Aqui não tem esse jornal, mas deve ser legal acompanhar todos os dias, né?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivian,
    Essa é a primeira vez que leio sobre André Dahmer e suas obras, mas devo dizer que fiquei bem fascinada com seu trabalho. A forma que ele escolheu para trabalhar com tantos temas importantes, acho que foi a mais inteligente e criativa. Escrever nesse formato, certamente, irá atrair um maior e mais diversificado número de leitores, quem em meio a uma linguagem mais descontraída poderão ler a respeito de temas variados sobre a sociedade. E adorei a edição que com sua capa amarela contribui para chamar atenção e se destacar em relação a outras leituras do gênero.

    ResponderExcluir
  6. Oiii ❤ Nunca li nenhuma tirinha do autor, então estou curiosa para conhecer essa obra, ainda mais por ele abordar temas tão importantes usando humor.
    Curto muito obras que com humor ácido e que trazem críticas, então fico animada em saber que as tirinhas têm isso.
    Que bom que não tem uma ordem certa para ler as tirinhas, pois é legal o leitor poder escolher a que quer ler.
    Parece uma obra perfeita para amantes de quadrinhos, já que contém 365 tirinhas.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  7. Olá! ♡ Ahhh, eu adoro tirinhas! Principalmente as que fazem uma crítica social, que parece ser o caso de Malvados.
    Adorei isso do humor ácido, é algo que eu adoro ver nesse gênero.
    Ainda não conhecia o trabalho do André Dahmer, mas quero muito. Com certeza vou pesquisar mais sobre suas obras, estou curiosa para conhecê-las!
    Obrigada pela indicação, faz tempo que não leio nada do gênero, então estou animada para conferir esse livro e conhecer Malvadinho e Malvadão.
    Beijos! ♡


    ResponderExcluir
  8. Olá! Não acompanho muito o trabalho do autor, mas tenho certeza que o livro deve ser bem gostosinho e é aquela leitura que ao mesmo tempo em que devoramos, também podemos desfrutar aos poucos, com resultados completamente diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu adoro a arte do André! Já salvei esse livro na minha listinha.
    Deve ser tão difícil ilustrar em poucos quadrinhos uma história que faça sentido e que nos impressione/nos deixe reflexivos; e para ler é tão rapidinho, né?

    ResponderExcluir