Malévola - Elizabeth Rudnick

29 de outubro de 2019

Título: Malévola
Autor: Elizabeth Rudnick
Páginas: 256
Ano: 2017
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Ficção, Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Malévola pode ser conhecida como uma vilã perversa.
Mas não foi assim que sua história começou…

Malévola era conhecida no reino dos Moors como uma jovem alegre e doce. Ela acreditava na bondade inerente a todos os seres, mas tudo muda quando experimenta o amargo sabor da traição vinda de onde menos esperava. Para lidar com a decepção e proteger seu coração, Malévola decide se vingar e enfrenta uma batalha épica contra o rei, amaldiçoando Aurora, sua filha recém-nascida.
Mas, como nem tudo é o que parece, será que ainda existe amor no coração petrificado dessa suposta vilã? O que será que ela pensa e sente ao acompanhar à espreita o crescimento da indefesa e pura princesa que outrora amaldiçoara? Descubra nesse livro a verdade por trás dessa história…


Para ler as resenhas anteriores, clique nas imagens abaixo:

     

Resenha: 
Nosso quinto livro (em ordem de leitura) da série Vilões da Disney, se inicia logo após o final da história de Úrsula e, num timing totalmente adequado (já que temos o filme da Disney nos mostrando a história de como o mal despertou na Fada e qual foi seu gatilho) dias após a Bela Adormecida, ou Princesa Aurora, ter picado o dedo na fatídica roca de fiar e mergulhado no Mundo dos Sonhos.

As 3 bruxas irmãs (Lucinda, Ruby e Martha) estão nesse universo também, pois sofreram graves consequências após o confronto que tiveram no final do livro 4.

"Tristeza. O sentimento se esquivara dela por tanto tempo que sua lembrança era como um sonho embaçado. E era ali que estavam as irmãs: em um sonho, perdidas para sempre para o mundo desperto. Vagando em sonhos. Sozinhas. Malévola não desejava pensar no que as irmãs sonhavam ou em como o mundo dos sonhos se apresentava para elas. Viver em um cenário fantasioso equivalia a morar nos lugares mais profundos e sombrios da mente."

No decorrer da leitura temos flashbacks se quando Malévola era criança e seu relacionamento com as outras fadas; a inteligência, a destreza e o rápido desenvolvimento dela são bem enfatizados durante a leitura. Esses retornos ao passado são primorosamente alternados com o presente, quando ela chega ao reino de Morningstar, logo após o final de Úrsula e temos ainda pinceladas pela história de uma Branca de Neve já adulta e que enfrenta seus dramas e traumas causados pela conhecida história desta princesa. Mas não pensem que isso desvia o ritmo do enredo; pelo contrário, temos dados importantes que envolvem Malévola e Grimhilde.


Como em todos os outros livros da série, esse traz questionamentos interessantes e plausíveis da vida real.

"Se pensar bem, uma fada pode muito bem ser uma bruxa, assim como um ser humano poderia, se fosse capaz de executar o tipo certo de magia."

Temos neste livro também um novo "personagem": um livro enfeitiçado (um grimório talvez) que pertenceu às 3 irmãs, foi deixado no castelo de Branca de Neve e aparentemente tem em suas páginas já previstas todas as histórias e seus finais (isso me remeteu a série Once Upon a Time e, levando em conta que essa foi lançada em 2011 para a televisão, talvez tenhamos uma influência nessa parte da história).

Mais uma leitura arrebatadora e que reforça minha tese sobre vilões! Malévola é, de longe, uma das minhas personagens preferidas da Disney e neste livro fui levada às lágrimas em vários momentos.

Termino esse livro já com saudades de me aventurar pela vida destes personagens tão antagônicos e que sempre me intrigaram tanto.


8 comentários

  1. Esta série é linda de viver, pois não só apresenta as vilãs das histórias em sua complexidade, mas também levam o leitor a entrarem em suas vidas e ver que ninguém nasce malvado demais. Tudo isso vem com o tempo, com as atitudes, com as marcas da vida.
    Malévola é também a minha vilã preferida, mesmo ainda não tendo lido este livro, nem visto o segundo filme da saga, mas ela tem uma beleza que foge à maldade, sei lá.
    Por isso, espero ler todos os livros desta saga o quanto antes!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabíola, que bom que o livro te deixou saudosa, eu tentei ler Mamãe Bruxa e a leitura não fluiu comigo, depois desisti sabe!
    Curti a resenha e devo dizer que gosto da Malévola, talvez até tente ler.

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabíola,
    Eu nunca soube muito sobre essa história ou personagem até o lançamento do filme há alguns anos atrás e nele eu vi algo muito diferente do que poderia ter imaginado. Acho que esse livros nos mostram que nem tudo é o que parece ou nem tudo é preto no branco. Se entende que Malévola não nasceu má, mas que os caminhos que ela segue são consequências de algo maior. Quando você citou o grimório também me lembrei de Once Upon A Time e, talvez, aja mesmo uma referência aí. Eu nem sabia que tinha tanto interesse nessas histórias até começar a ler as resenhas e indicações dessa série.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu também curto por demais a Malévola, principalmente depois da interpretação impecável da Angelina nesse papel, definitivamente ela deu vida a melhor e mais perfeita Malévola que já existiu (a exagerada), voltando a resenha estou bem curiosa e empolgada com essa série que nos presenteia com nossos "vilões" mais queridos eu sinceramente sempre tive uma quedinha por eles, por isso, está sendo o máximo conhecer a série e é claro que já está na minha lista (prioridade) de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho muita curiosidade em conhecer! Sou fã dos mocinhos, mas os vilões, quando bem construídos, me cativam tanto quanto.
    Para mim a Malévola é uma das melhores vilãs construídas e desenvolvidas. Gostaria muito de saber mais sobre a mesma, por isso achei ótimo o livro contar com esses flashbacks da infância da personagem.
    Estou curiosa para conferir os questionamentos que o livro faz sobre a vida real.
    Muito obrigada pela indicação, parece de fato um livro arrebatador, quero ler pra ontem! ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fabíola!
    Tenho uma quedinha pelos vilões também e não tive oportunidade de ler nenhum dos livros dessa série.
    Confesso que o fato de ver outras personagens de outros livros fazerem parte do enredo daqui, talvez me confundisse um pouco, mas como você disse que isso não atrapalha a leitura, vou confiar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ Eu adoro releituras com quem está do outro lado da história, da perspectiva do vilão, então eu adoraria ler essa série.
    É triste que Malévola se tornou mal por culpa de uma traição, que isso a fez deixar de ser a pessoa doce que era.
    A personagem Malévola da Disney é incrível, eu amei os dois filmes em que ela é a principal. Acho eles primordiais para entender o que levou ela a ser mal, mas ainda capaz de sentir empatia pela pequena princesa.
    Não sei se esse livro tem muito a ver com os filmes, mas eu adoraria que fossem semelhantes.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabi! Adoro histórias sobre os vilões, ainda porque sempre acham que eles são martirizados em todas as histórias... Queria uma história para o Jafar que é meu vilão favorito. Seria muito interessante ter a visão de mundo dele materializadas nas páginas do livro, ainda mais porque a vida dele é muito rica e intrigante. Parto do princípio de que as pessoas não são somentes boas ou somente más, elas são os dois, e certamente, quando lemos histórias como essa da Malévola percebemos essa nuance... Quando finalmente o protagonista é o anti-herói do enredo. Gostei da inclusão de um novo personagem o grimório e fiquei curiosa para saber o que ele representa neste enredo.
    Ótima resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir