Era uma vez... Entre Princesas, Guerreiras e Bruxas - Adriana Igrejas, Cris Motta, Fabiana Cardoso, Helena Andrade, Monique Lavra

21 de julho de 2019


Título: Era uma vez... Entre Princesas, Guerreiras e Bruxas
Autor: Adriana Igrejas, Cris Motta, Fabiana Cardoso, Helena Andrade, Monique Lavra
Páginas: 176
Ano: 2019 
Editora: Ler Editorial
Gênero: Contos, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Imagine Chapeuzinho Vermelho em uma floresta ainda mais escura, enfrentando o desconhecido, ou Branca de Neve se transformando em Branca de Sangue. Mulan trabalhando na corporação policial do Rio de Janeiro e enfrentando traficantes. Cinderela como Mariella, vivendo no sul do Brasil, e a Bela Adormecida com transtorno de ansiedade, envolvendo-se nas mais aterradoras dificuldades.
Você vai se encantar e alucinar com estas aventuras!

Este livro foi cedido pela Editora Ler Editorial, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.

Resenha

“- Bem, você me disse que a vida real é diferente dos contos de fadas. Nestes, o príncipe encantado salva sua princesa. Aqui, foi a bruxa que salvou o Rei.”

Era uma vez... Entre Princesas, Guerreiras e Bruxas. É um livro de contos de fantasias, que une adaptações de contos clássicos com os dias atuais e um ar urbano. Escrito pelas autoras brasileiras: Adriana Igrejas, Cris Motta, Fabiana Cardoso Luzio, Helena Andrade E Monique Lavra. Publicado pela Ler Editorial, com lançamento nesse semestre de 2019

São cinco contos, e neles podemos ver referencias aos clássicos contos de fadas atemporais, tai como Branca de Neve, Mulan, Cinderela e outras referencias ao gênero de fantasia.

Os contos são: Flor de Magnólia, influenciado pela poesia e lenda a balada de Fa Mulan, da escritora Adriana igrejas; aqui temos Mag uma policial brasileira que passou sua vida adulta inteira guardando um segredo, que se vier a tona, todos ao seu redor irão lhe taxar como louca, porém, este mesmo segredo é seu amor mais profundo. A se ver em uma situação onde a vida de seu pai esta em risco assim como o trabalho que ambos amam, ela aceita entrar em uma missão policial infiltrada e enfrenta grandes perigos, porém, seu segredo acaba por ser um diferencial para a sua sobrevivência.

As doze badaladas da meia-noite, de Cris Motta; neste conto um amor entre duas pessoas vindo de situações econômicas diferentes, se mescla uma historia sombria, de amor e perda. Seria o amor forte o bastante contra um destino tingido pela desgraça?

Nos braços de Morfeu, de Fabiana Cardoso, que traz referencia as lendas gregas de Circe, uma poderosa bruxa, mesclado ao mito de Morfeu, nos mostra uma jovem cuja família foi amaldiçoada e todas as mulheres estão destinadas a um futuro nas garras sombrias dos pesadelos e sono eterno.

“- Sentir medo faz parte, o temor a matem viva. Só não pode permitir que ela a domine.”

Vinculo Sombrio, de Helena Andrade. Neste conto, a autora nos mostra Diana uma jovem criada com amor e carinho, com dois pais que lhe davam tudo o que precisava e tinha assim uma vida perfeita, até que uma tragédia destruiu essa vida pacifica, e para se recuperar e viver seu luto, retorna com a mãe para férias em uma cabana. Ali ela, acaba caindo em uma jornada sombria, onde é confrontada com verdades cruéis sobre sua família, e pelas conseqüências de decisões do passado.

Vermelha Como Sangue de Monique Lavra, é o meu conto favorito do livro, e com uma adaptação do conto de fadas da branca de neve, nos entrega uma trama, onde nada é como poderíamos imaginar e a verdade pode ser o que menos esperamos. Com uma maldição e uma missão passada por gerações, bruxas se confrontam e temos que tomar cuidado em quem confiar.



Este é um livro que li bem devagar, nem todos os contos me prenderam a atenção, então preferi retornar sempre a leitura depois, quando podia me concentrar nelas, sem ser distraída pelo caos da vida cotidiana. Contundo, é definitivamente um livro para quem gosta de ler com calma, e contos. Não indico para ler em um dia, como eu costumo fazer e sim, sem pressa. Às vezes, ler rápido demais não é tão bom como todos pensam, porque ou a trama te pega, ou você se dispersa na leitura.

“- Se o amor é uma magia tão poderosa assim, dou-lhe todo amor que há em meu coração.”

Gostei das mesclas de vida comum e atual, com as lendas, porém, em alguns momentos, senti que houve alguns acontecimentos que ficaram muito estranhos ou deslocados, é claro que estamos no mundo da fantasia, ou seja, o que eu achei estranho pode ser exatamente o que outros leitores gostem ou achem fantásticos. Com isso em mente leiam e curtam esses cincos contos, onde as mocinhas são tudo o que desejam ser... Princesas, Guerreiras ou Bruxas.


Indicação de leitura nacional para vocês. Até a próxima.

9 comentários

  1. Amo contos de fada e releituras e coisas assim. Adorei a ideia desses, bem cotidiano e trazendo as referências para os dias de hoje, pessoas normais e que você consegue imaginar por aí e tal. É legal por serem contos tambem, gosto de ir lendo com calma, poder pegar um por dia ou coisa assim. Gostei da dica e acho que iria adorar ler, nem que seja pra ver o que foi feito com cada conto de fada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Releitura de contos de fadas já se tornou algo saturado na lieteratura, porém a nova roupagem que as autoras trazem para esses clássicos parece funcionar, sem contar que essa inserção das personagens no cenário contemporâneo foi feita com bastante competência e cuidado para que não soasse brusco demais. O conto que mais me chamou atenção foi o de Cardoso, pois a história original por si só já é diferente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Que capa linda! Sempre gosto quando autores fazem releituras baseados em contos de fada, ainda mais quando os trazem pra nossa realidade.
    Fiquei feliz que tem um conto baseado na Mulan, já que nunca vi uma releitura de sua história.
    Flor de Magnólia e Nos braços de Morfeu são os contos que mais me chamaram a atenção, gostei que nesse último as mulheres da família são amaldiçoadas com o sono eterno, achei bem original.
    Gostaria muito de fazer a leitura dos contos, já que já faz um tempinho que não leio nenhuma releitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá!♡ Não estou muito habituada a ler contos, mas gostei bastante dos que li. Achei muito interessante que as autoras resolveram fazer releituras de contos de fadas. Gostei de todas as premissas dos contos, mas o que mais chamou minha atenção foi Nos Braços de Morfeu da Fabiana Cardoso, gosto bastante de mitologia grega e acho Circe uma personagem fascinante.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  5. Releituras sempre são muito bem-vindas, ainda mais quando brincam assim com nossos bons e velhos contos de fadas! rs
    Qual de nós nunca se deixou levar pelos contos infantis??
    Amo!!!
    E adorei ler tudo acima, nesse apanhado dos contos com realidade.
    Literatura nacional só nos enche de orgulho e com certeza, quero muito ter a oportunidade de conferir a obra!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que eu gosto demais desse tipo de leitura e já fiquei bem empolgada em iniciar a leitura. Costumo consumir essas histórias aos pouco mesmo, para poder aproveitar melhor a leitura. Essa mescla das nossas histórias queridas, mas com uma pegada mais atual, ainda mais se passando no Brasil, torna a leitura ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivian!
    Como sou fã de adaptações de contos de fadas, achei bem legal a ideia de trazer essas personagens para a vida real. Os contos que mais me chamaram a atenção foram As doze badaladas da Meia-noite e Vermelha como sangue pois Cinderela e Branca de neve são minhas princesas favoritas. Dica animadíssima. Vou ter que me controlar pra não ler tudo de uma vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente eu não tenho a menor paciencia pra contos, eles me deixam frustrada hahahaha E tenho menos paciencia ainda pra essas releituras de contos de fadas,não encontrei que tenha sido realmente bom, sabe? O povo peca demais. Igual o Draccon aquele.

    ResponderExcluir
  9. Olá Vivian ;)
    Já começo dizendo que AMO adaptações diferentes de contos de fadas clássicos, por isso já me interessei pelo livro haha
    Pelos seus comentários acho que as histórias que mais vou gostar são Nos Braços de Morfeu e Vermelha Como Sangue!
    Parece mesmo um ótimo livro para intercalar com outros. Mas que pena que tiveram alguns acontecimentos estranhos, espero não ficar incomodada por eles.
    Obrigada pela indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir