Autor: Raphael Montes
Páginas: 256
Ano: 2019
Editora: Companhia Das Letras
Gênero: Ficção, Literatura Brasileira, Suspense e Mistério
Adicione: SkoobOnde Comprar: amazon
Nota:
Sinopse: Um crime brutal cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora.Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado ― qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma mulher no escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade ― além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim.
Este livro foi cedido pela Editora Companhia Das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha:
“... o perigo era discreto e sorrateiro, como a sua coceira que continuava a formigar em sua perna invisível.”
O autor brasileiro nos leva em uma jornada pela historia de Victoria, uma sobrevivente de um ataque violento e sádico em sua infância. Como a única sobrevivente, Victoria se encontra vinte anos depois, vivendo uma vida carregada de cicatrizes, solidão e traumas.
Carregando a culpa daqueles que sobrevivem sem saber por que eles foram poupados quando todos os demais morreram, ela ainda se pergunta o que ocasionou a morte de seus pais e irmão. Porque ela sobreviveu e eles não?
“ela reconstruía sua família como quem lia um livro de ficção e imaginava os personagens”
Este é o segundo livro do autor que eu tenho o prazer de ler, o primeiro foi Jantar Secreto, do qual gostei bastante, porém, não se compara ao quanto eu gostei de Uma Mulher No Escuro. Eu particularmente acho a escrita do autor está em constante evolução, neste livro, não houve um momento em que eu pensei: tudo bem, posso parar e ler o resto amanhã.
Não meus caros eu precisava saber o que estava acontecendo.
Na trama após vinte anos do ataque que a deixou com profundas cicatrizes, tanto físicas quanto mentais, Victoria está finalmente alcançando certo equilíbrio para a sua vida, está longe de ter um dia a dia sadio, mas não temos como não sentir empatia, com tudo o que ela passou.
Ela está frequentando terapia três vezes na semana, sóbria e consegue manter uma rotina de trabalho que possibilita que ela sobreviva. Ainda está determinada a manter uma redoma de proteção entre ela e o resto do mundo, porém, existem algumas sementes crescendo aos poucos que tornam possível, visualizar que em algum momento de sua vida, talvez, ela consiga ter um pouco de felicidade...
As únicas pessoas em sua vida é sua tia-avó Emilia que a criou após o assassinato de sua família, seu chefe, um amigo chamado Arroz com quem tem uma relação de amizade, digamos assim, peculiar, já que eles podem se conhecer a anos, porém, ela não conta nada de sua vida a ele, e não quer saber nada da vida dele, seu terapeuta que surgiu em um momento de profunda fragilidade em sua vida e ajudou a criar uma rotina mental melhor. E sim, meus caros um interesse romântico...
“Era assim se apaixonar? Um calor que vinha não sabia de onde, a cabeça zonza com os pensamentos e o coração descontrolado?”
Felicidade à frente?
Talvez...
Então, tudo muda com a volta do assassino psicopata que destruiu sua vida vinte anos atrás!
É nesse ponto que a trama deixa de ser acompanhar uma vitima em sua luta para superar seus traumas, para uma busca pela verdade.
O assassino, que vinte anos atrás fora um jovem de dezessete anos, aluno do colégio dos pais de Victoria sumiu após passar menos de um ano preso, com a ficha limpa ninguém tem noticias dele, até que ele resolve voltar a caçar Victoria.
Invade seu apartamento, cobre de tinta o Abu (ursinho de pelúcia presente na capa do livro), e a faz reviver toda a sua tragédia novamente.
Com medo de todos ao seu redor, ela passa por uma crise
Temos uma jornada ao passado, onde Victoria precisa encontrar as pistas que façam a compreender a motivação que o assassino tenha tido para matar sua família. E com isso descobrir quem ele é e como se defender dele.
Após esse momento eu devorei o livro, a investigação de Victoria foi bem visceral, infelizmente eu desconfiei de quem era o assassino logo no inicio, quis estar errada enquanto lia, mas estava certa, porém, o autor criou um bom emaranhado de questões, motivações e segredos para serem desvendados, e uma dose de reviravoltas sadias e empolgantes nos capítulos finais.
“O excesso de amor é tão perigoso quanto a falta.”
Algo que preciso dizer é que o livro possui diversos gatilhos: a fealdade e crueldade do assassinato da família de Victoria se aliam a outros temas pesados e revoltantes, tais como abuso sexual, pedofilia, violência de diversas maneiras, como já podemos esperar de livros de suspense, focados em crimes.
E não somente isso, o autor mais uma vez cria um dialogo de oposição ao preconceito, racismo e ignorância. Em alguns momentos, as traições que Victoria tem que enfrentar, é de uma dolorosa realidade. Que me entristeceram profundamente, afinal, isso é a realidade da vida de tantas pessoas, impossível não se impactar.
Algo que gostei no livro foi à questão da saúde mental que é abordada, a protagonista luta contra seus traumas, muitas vezes afundando em um caos mental, que a torna muito frágil, contundo, ela se ergue novamente, em busca de um controle para sua vida. Victoria é a personagem mais bem delineada do livro e é um protagonista forte que cria um vinculo com o leitor, me vi torcendo por ela, desejando que ela alçasse vôos e saísse triunfante de toda violência de sua vida...
Sobre isso, só posso dizer leiam... E conheçam o destino de Victoria Bravo.
Os demais personagens: Georges, Arroz, Dr. Max, a tia-avó Emília, todos tem o seu propósito no livro, e apesar de não terem uma descrição mais profunda, ainda possuem nuances de personalidades distintas e guardam algumas surpresas para os leitores.
Uma super indicação de leitura nacional. Para quem curte Thriller, livros com crimes, e uma dose de tragédia literária. De livros onde pequenas pistas estão sendo jogadas o tempo todo nas entrelinhas e onde você deve desconfiar de todos o tempo todo.
O autor está atualmente envolvido na escrita de um roteiro para o cinema sobre o caso real do assassinato do casal Von Richthofen ao lado de uma das melhores criminólogas e escritoras brasileira, Ilana Casoy, o que nos indica que veremos mais livros como este no futuro de Montes.
Curiosidade:
Para quem acompanha os demais livros de Raphael deve encontrar algumas referências legais, como dele só li jantar secreto, peguei a descrição de uma mulher com uma serra elétrica amarela. Eu simplesmente adoro encontrar essas referencias a outras obras dos autores em seus novos livros.
Até a próxima.
Até a próxima.
Olá! Faz pouco tempo que entrei nesse mundo dos Thrillers e estou fascinada pelo gênero, adoro acompanhar as pistas até chegar ao autor do crime. Já ouvi falar muito bem do Raphael Montes e espero muito poder ler Uma Mulher no Escuro em breve. Estou torcendo muito para a Victoria e para que ela consiga refazer sua vida longe de tanta violência, ela me parece uma personagem bem complexa e muito bem construída. Achei bem importante o autor tratar no livro temas como racismo, preconceito e ignorância, tendo em vista que esses temas estão bem presentes na nossa sociedade e é preciso combate-los.
ResponderExcluirObrigada pela indicação, com cerreza quero ler esse livro! Beijos!
Oi Rayssa, eu torci muito pela Victoria, e agora torcendo para que você leia muito em breve esse livro!
ExcluirBeijos
Oiii ❤ Ainda não li nada do autor, mas ouço falar tão bem de sua escrita, que preciso ler algum de seus livros. Acho que a capa combinou bastante com a história, já que a personagem era uma criança quando sua família foi assassinada.
ResponderExcluirFico muito triste por Victoria ter passado por tanta coisa de ruim, não consigo nem imaginar o quanto ela sofreu e ainda sofre. Espero que essa mulher possa ter felicidade em sua vida, depois de tanta tragédia.
Estou curiosa pra saber porquê ela foi a única poupada no assassinato e se esse possível romance dá certo.
Obrigada pela dica, quero muito conhecer a escrita do Raphael ❤
Oi Rayane, Raphael está se tornando um dos autores em ascensão brasileiros que eu mais gosto. Vale muito a pena ler os livros dele.
ExcluirQue possa os ler em breve.
Beijos
Já li coisa dele e amei demais a escrita e o jeito do horror da história, o lado psicológico e etc. Uma trama assim com traumas e assassinatos, um assassino que volta a perseguir a menina tanto tempo depois e como ela ainda guarda traumas do acontecido ate hoje chama atenção. É muito pra explorar. O lado da vitima, a culpa, a dor, e essa investigação só deixa o ritmo da história ainda mais eletrizante. Parece bem legal, gostei do jeito dele e é certeza ser um livro que iria me prender muito.
ResponderExcluirOi Cristiane. Sim, o livro tem muitas emoções e a trama é bem amarrada. Vale muito a pena ler!
ExcluirBeijos.
Olá Vivian!
ResponderExcluirPrimeiramente deve parabenizar seu instinto aguçado de descobrir quem é o assassino, em muitas resenhas você comenta que conseguiu desvendar o enigma e acho isso muito legal. Quando vi sobre o lançamento desse livro percebi que era a obra perfeita para ter o primeiro contato com o autor, pois a trama é bem mais apetitosa do que em Jantar Secreto. Espero ser perspicaz assim como você e desvendar os mistérios desse livro.
Beijos
Oi Aline, obrigada :3
ExcluirEu realmente amo esse estilo de literatura e leio já tentando desvendar tudo, as vezes consigo!! <3
E sem dúvidas, que este livro será um ótimo inicio para a sua jornada de conhecer a escrita de Raphael, espero que goste tanto quanto eu.
Beijos.
Olá! Nossa só ouço (leio) coisas maravilhosas em relação ao autor, por isso, a vontade em ler alguma coisa dele só vem aumentando, o único receio é por conta que não curto muito terror, mas percebi que esse livro não vou encontrar tanto isso, logo, vale a pena, arriscar a leitura, afinal gosto bastante dessas histórias que te prendem de uma maneira que só dá para largar o livro quando acabar toda a leitura, além disso, fiquei bem curiosa para saber quem é esse psicopata e o qual será o desfecho da nossa protagonista.
ResponderExcluirOi Elizete, se você não curte muito terror clássico, esse livro pode vir a ser um excelente thriller, ele tem muitas emoções porém, não tem um terror desses que costumam nos deixar de cabelos em pé!
ExcluirVale a pena dar uma lida nele e ver se gosta.
Beijos