Luz, Câmera, Ação!!! Escape Room

22 de junho de 2019

Diretor ou produtor: Adam Robitel
Ano: 2019
Gênero: Suspense
Elenco: Taylor Russell Mckenzie, Logan Miller, Jay Ellis, Deborah Ann Woll, Nik Dodani e Tyler Labine
Nota: 
Sinopse: Passando por momentos complicados em suas respectivas vidas, seis estranhos acabam sendo misteriosamente convidados para um experimento inusitado: trancados em uma imersiva sala enigmática cheia de armadilhas, eles ganharão um milhão de dólares caso consigam sair. Mas quando percebem que os perigos são mais letais do que imaginavam, precisam agir rápido para desvendar as pistas que lhes são dadas.


Resenha:

Escape Room é um filme de suspense, com leves toques de terror psicológico e muita ação.
Apesar do filme não ter sido muito bem recebido pela crítica e ter enfrentado alguns problemas que atrasaram o lançamento dele mundial, ele cumpre o papel para o que foi designado. Que é divertir e aterrorizar, e provavelmente começar uma franquia como foram Jogos Mortais.


Vamos falar um pouco primeiro sobre alguns detalhes, Escape Room é uma febre que de Jogos Imersivos que anda tendo destaque pelo mundo nos últimos anos. Nessas salas um grupo de pessoas, precisam solucionar mistérios e passar por provas para saírem vitoriosos. No Brasil, temos algumas Escape Rooms famosas, (Eu mesma, já fui algumas vezes e amei a experiência.) A regra é clara, são apenas jogos mentais e a imersão deve ser totalmente desprovida de perigo. Infelizmente para a produção do filme, um pouco antes do lançamento mundial do filme, houve um acidente envolvendo um jogo imersivo na Polônia, onde um grupo faleceu em uma prova de sobrevivência, o que começou a gerar uma polemica, que fez com que a produção adiasse o lançamento do filme, para não ter o filme relacionado ao incidente.



Contundo, vamos focar no filme.

Seis desconhecidos, recebem uma misteriosa caixa preta, ela por si só já é um enigma que precisam desvendar para poderem ser aceitos no jogo. Cada um dos personagens tem um estilo pessoal e comportamento próprio, que difere totalmente dos demais, arrisco a dizer que eles tem habilidades que se completam, para que possam trabalhar nas resoluções dos enigmas propostos.

O filme, começa focando em três destes personagens, que já nos levam algumas pistas. 

Taylor Russell Mckenzie, vive Zoey Davis, que possui uma mente brilhante, porém muito timida, Logan Miller, vive Ben Miller, um jovem que tem dificuldade em interagir com outras pessoas e está se sentindo frustrado na vida, Jay Ellis, vive Jason Wilker, um ambicioso empresário, disposto a tudo para triunfar na vida, Deborah Ann Woll, vive Amanda Harper (Deborah, é para mim a única atriz realmente conhecida do elenco, ela tendo papeis como Jessica de True Blood, Karen Page de Demolidor e outras séries da MArvel, ela é uma ex militar, Nik Dodani vive Danny Khan, e é um adolescente que por possuir uma vaste experiencia em outras Escapes Rooms, age como lider inicial, explicando aos demais as regras e como jogar, e Tyler Labine, que vive Mike Nolan, um caminhoneiro.

Como podem ver eles possuem uma bagagem de vida totalmente diferente entre si, porém todos estão passando por um momento crítico em suas vidas, e aguardem por mais detalhes no decorrer do filme.




O filme possui uma direção de arte excelente, o desafio é passar por seis salas diferentes e quem sair vencedor recebe um premio de 10 mil dólares. 
As três salas iniciais são incríveis, bem surreais e criativas. 
O filme possui um ritmo bem intenso, e considero que a narrativa foi bem construída.
Já no arco final, eu tenho algumas ressalvas, pois apesar de ser surreal os primeiros desafios, os dois últimos me pareceram um pouco forçado, porém, obviamente foi uma escolha da direção, para deixar um provável futuro para uma franquia em aberto. Aqui para mim é o caso de se talvez eles não tivessem sido tão mirabolantes, o filme teria um final que agradaria bem mais.

A narrativa trás uma tensão psicológica, e não muito voltada para o terror, como nos filmes com que é comparada normalmente. As cenas de ação principalmente as dos arcos que vão até um pouco mais da metade do filme são excelentes.

Com direito a desvendar mais do que os mistérios de cada sala e sim envolvendo todos os presentes, a trama, ao meu ver entregou o que ofertava. Suspense, boas atuações e um plot twist interessante. 

Uma indicação para quem curte jogos imersivos e suspense. Definitivamente um filme a ser visto pelos fãs do gênero.

Veja com a pretensão de se divertir.



Até a próxima.



10 comentários

  1. Interessante por lembrar aquele outro, mas gostei que tenha muito coisa de personagem e uma boa dose de tensão também. A tensão e aquele ritmo de suspense, de ficar querendo saber como vão se virar é legal. E o jeito dos personagens também ajuda, não estão só ali por estar, tem uma história, um jeito, bem construído e etc. Fico decepcionada quando só jogam personagens aleatórios nos filmes e é isso, sem mais nada pra ao menos simpatizar com eles. Esse não parece ter disso. Parece legal, tem umas coisas que animam nele e achei interessante a trama e o visual também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Cristiane, realmente muito interessante, e vale a pena ver se for do seu gosto o estilo! XD

      Excluir
  2. Olá! Gosto muito de filmes de suspense, mas ainda não tinha ouvido falar desse. Adorei o fato de que cada personagem tem estilo e comportamento próprio, adoro filmes com personagens bem distintos entre si. Adorei saber que o filme tem um ritmo intenso e que a narrativa foi bem construída, essa é uma ótima combinação! Com certeza vou querer assistir, obrigada pela dica de filme! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa, espero que se divirta tanto quanto eu!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oiii ❤ Esse filme parece muito bom, apesar dessa coisa de que o último recebe uma recompensa e tudo mais já tenha sido utilizado em outros filmes, a forma como é apresentada nessa trama parece bem original.
    Filmes nesse estilo geralmente me agradam. Estou curiosa pra saber quais são as provas pelas quais os personagens têm que passar e que sairá vencedor do desafio. Espero que todos saiam vivos no final, algo meio difícil de acontecer, mas... Quem sabe.
    Com certeza, vou querer conferir esse filme ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rayanne. sim, eu torci pelo milagre e todos saírem vivos também!
      Espero que se divirta tanto quanto eu ao ver!

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Vivian!
    Eu não estou muito a par desse universo de jogos imersivos, sei vagamente sobre o que se trata, mas acho interessante. Os desafios devem ser bem instigantes, porém não sou adepta a engolir coisas muito fantasiosas nesse sentido. Realmente os personagens são bem diferentes e formam um time inusitado.
    Beios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, é tem umas fantasias um pouco loucas, porém, no geral da para encarar!

      Beijos

      Excluir
  5. Olá! Confesso que não conheço muito bem esse mundo de jogos imersos, acho que não ia me sai bem, mas voltando ao filme, até que gostei do enredo, não é aquele filme que chama minha atenção de primeira, mas acho que dá para encarar em fim de semana mais sossegado (#sonho).

    ResponderExcluir