Autor: Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges, Silvina Ocampo
Páginas: 448
Ano: 2019
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Contos, Fantasia, Ficção
Adicione: SkoobOnde Comprar: Amazon
Nota:
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.Sinopse: Clássico absoluto da literatura em língua espanhola, este volume reúne 75 contos fantásticos de todos os tempos, de mestres do gênero como Edgar Allan Poe, H. G. Wells, Franz Kafka e Julio Cortázar, entre outros.Numa noite de 1937, ao conversar sobre ficções fantásticas, três amigos ― Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo ― resolveram criar uma antologia com seus autores preferidos. Do filósofo Martin Buber ao explorador Richard Burton, passando pela tradição dos contos orientais, além de Cortázar, Kafka, Cocteau, Joyce, Wells e Rabelais, são 75 histórias ― não só contos, como fragmentos de romance e peças de teatro ― que nos apresentam uma literatura marcada pelo imaginário e por um modo diferente de representar a realidade. “A nossa sociedade ― global, multilinguística, imensamente irracional ― talvez só possa descrever a si mesma com a linguagem intuitiva da fantasia”, anota a escritora Ursula K. Le Guin no posfácio desta edição.
Resenha:
“Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta.Ao despertar, não sabia se era Tzu que havia sonhado ser uma borboleta ou se era uma borboleta sonhando que era Tzu.”Chuang Tzu, “O Sonho Da Borboleta”
A Antologia Da Literatura Fantástica é uma seleção de contos cuja nova edição foi lançada pela Editora Companhia Das Letras.
Começarei falando sobre a edição em si, a capa é belíssima, os tons fortes, refletem o conteúdo, cheio de cores e vibrações. Capa dura, diagramação e arte impecável, gostei muito das escolhas das fontes para o texto, e novamente o papel impresso é da melhor qualidade, trazendo uma sensação ótima durante a leitura. Gostei mais dessa edição do que as anteriores, que já eram muito boas.
Essa antologia foi organizada pelos escritores argentinos Adolfo Bioy Casares, Jorge Luis Borges e Silvina Ocampo, e claramente foi influenciada pelos seus gostos particulares, já que a maioria dos contos é de escritores argentinos, com algumas escolhas de ilustres autores do gênero de outras nacionalidades tais como os renomados: James Joyce, Edgar Allan Poe, Franz Kafka, Lewis Carroll. Todos eles muito bem representados com contos excelentes, e um dos meus favoritos está entre eles.
Deixando o bairrismo do lado, já que apesar de não encontrar nenhum conto brasileiro nele, foi uma boa leitura, não indico ler os contos um após o outro como eu fiz, me parece realmente um livro para ser degustado aos poucos, ler e refletir, alguns contos são bem peculiares e podem gerar um bom debate pessoal, sobre o que foi lido.
Vou ressaltar aqui o conto do francês Jean Cocteau, “O Gesto da Morte”, curto, mas que me deixou muito pensativa sobre destino, seria o nosso desejo de mudar um futuro desagradável que nos leva a ele?
No livro podemos ler contos tão pequenos que possuem três linhas, como o excelente conto do chinês Chuang Tzu, “O Sonho Da Borboleta”, que é um dos meus favoritos, a contos mais elaborados, que vou ressaltar aqui o conto da mexicana Elena Garro, “Um Lar Sólido”, que narra uma conversa peculiar com gerações de uma mesma família, unida em seu descanso final.
Provavelmente estes três contos foram dos que li pela primeira vez os meus favoritos, e em uma edição que traz um dos micro contos de Lewis Carroll que é um dos meus favoritos na vida, O Sonho do Rei, isso diz muito.
“- Agora esta sonhando. Com quem sonhas? Sabes? - Ninguém sabe. - Sonha contigo. E se deixasse de sonhar, que seria de ti? - Não sei. - Desaparecerias. És uma figura de seu sonho. Se esse rei acordasse, tu te apagarias feito uma vela.” Lewis Carroll, O Sonho do Rei
Uma bela leitura sem sombras de duvidas.
“- Pelo amor de Deus, depressa, depressa, me faça morrer; ou então me acorde depressa. Estou dizendo que estou morto!” Edgar Allan Poe, A verdade sobre o caso de M. Valdemar.
Até a próxima.
Olá! Adoro literatura fantástica, mas ainda não tinha ouvido falar sobre essa Antologia. Achei muito legal que o livro reúne contos de vários autores de várias épocas e estilos diferentes, adorei ver essa diversidade. Fiquei muito curiosa acerca de O Sonho do Rei, gosto bastante do Lewis Carroll. Obrigada pela indicação! Beijos!
ResponderExcluirOi Rayssa.
ExcluirAcho que você vai gostar, tem contos para todos os gostos pessoais nessa antologia.
E ela está linda.
Beijos.
Oiii <3 Esse parece o livro perfeito pra quem gosta de Literatura Fantástica, já que contém 75 contos! Que bom que Edgar Allan Poe faz parte dessa Antologia,pois gostei bastante de O Gato Preto. Seria mesmo legal se a Editora tivesse incluído autores nacionais no livro.
ResponderExcluirA capa é bem peculiar e nos faz pensar sobre o que a imagem na capa tem a ver com os contos, gostei bastante disso.
Gostei bastante da dica de leitura <3
Oi Rayanne
ExcluirAh se você gostou de Gato Preto, vai adorar o conto do Poe e alguns outros dessa antologia.
Bem no estilo.
Quem sabe não temos uma antologia no futuro com autores nacionais! Sonho né 😍
Beijos.
Muito legal a ideia de um livro assim, gostei por reunir tantos autores e histórias. Uma pena não ter coisa daqui pra representar também, mas parece bem legal de qualquer forma. Poder conhecer uns contos de autores famosos, um pouco da escrita deles, é bem legal. Tem coisa que foge do meu estilo de leitura mas por ser conto acho que iria gostar. Parece fácil de ler e bem interessante também.
ResponderExcluirOi Cristiane
ExcluirFoi um leitura bem interessante mesmo. É ótimo para quem quer começar a ler o gênero.
Beijos.
Olá Vivian!
ResponderExcluirNão sou muito fã de contos mas essa é uma edição de enriquecer qualquer estante. Acho bacana para podermos ver a evolução dos estilos de escrita ao longo do tempo e conhecer melhor a literatura dos hermanos. Essa reflexão que os textos proporcionam pode ser extremamente enriquecedora, tanto para o corpo como para a alma.
Beijos
Olá! Adoro esse tipo de livro, e sem dúvida a leitura aos poucos faz com que todas as histórias sejam bem mais apreciadas. É ótimo para carregar na bolsa e naqueles momentos quando o “busão” não passar ou a fila do banco/supermercado demorar mais do que imaginávamos, já temos uma ótima companhia para ficar mais calma (risos).
ResponderExcluir