Para ler a resenha do livro, clique na imagem:
"Olá. Se você está lendo isto, então talvez saiba que deveria ler tudo. E talvez já julgue que deveria ler com atenção."
Esse é o poema inicial do livro e temos nele um acróstico importante na experiência de leitura... mas não o transcrevi inteiro, a magia está em "ler" os detalhes.
* Acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de palavras isoladas ou localizadas no início ou no interior de frases e de versos.
A partir dos acrósticos, que são lidos em sentido vertical, são formadas palavras ou frases. Eles refletem uma preocupação com a forma do discurso, motivo pelo qual são um dos recursos utilizados na função poética.*
"Uma dessas histórias raras falava de um objeto misterioso chamado livro, que guardava a chave para a maior magia que Kelanna jamais conhecera."
As histórias em Kelanna são passadas de forma verbal, de geração em geração... não existem palavras escritas... mas talvez esse não seja o jeito mais mágico de se conhecer o que aconteceu no passado??
"Livros são objetos curiosos. Eles têm o poder de aprisionar, transportar e, se você tiver sorte, até de transformá-lo. Mas, no fim, livros - até os mágicos - são apenas objetos montados com papel, cola e tinta. Essa era a verdade fundamental que os leitores esqueceram. Como o livro, na verdade, era vulnerável. Ao fogo. À umidade. À passagem do tempo. E ao roubo."
"Sefia olhou para o alto e percebeu a umidade no ar e a velocidade das nuvens que cruzavam o céu. Nin sempre sabia quando vinha chuva; dizia que era o frio em seus ossos."
"Sua mãe sempre lhe dissera que havia uma energia oculta no mundo, uma luz fervilhante logo abaixo da superfície. Sempre estava ali, girando invisível ao seu redor; e de vez em quando borbulhava, do mesmo modo que água brota de uma fissura na terra, um brilho dourado visível apenas àqueles especialmente sintonizados com ele."
"Dizem que o medo é um vazio no estômago, mas o que ela sentiu foi uma dissolução, como se a névoa estivesse queimando e se dissipando, deixando para trás apenas Sefia, exposta e indefesa, com nada a sua frente nem atrás, além de vazio."
"Haveria sinais para cada uma das estrelas e grãos de areia na praia? Para árvore ou pedra ou rio? Para casa? Será que, pairando no ar, eles seriam tão bonitos quantos soavam?"
"Mas o livro era a chave, e ela sabia que, se conseguisse apenas descobrir como usá-lo, seria capaz de abrir a porta e ver - realmente ver - a magia que se agitava sem correntes invisíveis, além do mundo que ela experimentava com os ouvidos, a língua e a ponta dos dedos."
Sefia aprendendo sozinha a magia da leitura é algo de uma sensibilidade incomparável... já se imaginaram sem conseguir ler uma palavra sequer?
"Somos uma sociedade de leitores. (...) Fomos formados muito tempo atrás. Antes que qualquer um dos Historiadores possa se lembrar, quando cada onda da história apagava tudo o que tinha vindo antes. Tudo era caos e trevas, e nessas trevas nós nos tornamos a luz, encarregados da proteção de todos os cidadãos de Kelanna."
Aqui eu já me perguntava se era questão de proteção ou apenas controle de poder?
"Ele descreveu os feitos maravilhosos de magia que Lou poderia realizar caso de juntasse a eles. Iriam caminhar entre montanhas e através de mares, como os aventureiros e foras da lei que enchiam seus sonhos, todos cheios de oceanos, navios a vela e estrondos de canhões. Seus feitos trariam a paz a um mundo instável, preservado em lenda em meio às estrelas."
"Uma única pedra pode alterar o curso de um rio."
"É possível que qualquer coisa pudesse ser um livro, não havia limites para o que se podia aprender; se soubesse o que procurar. Seixos lisos formando palavras sobre um chão musgoso. Linhas desenhadas na areia, ou inscritas na lateral de um tronco caído, semiobscurecidas por gravetos e matéria orgânica: Isto é um livro."
Em vários momentos da leitura vamos nos deparar com essa frase: "Isso é um livro" e imagino que a intenção da autora seja nos mostrar que devemos prestar atenção em tudo que acontece a nosso redor, diariamente, pois cada pequeno detalhe faz parte de uma história não escrita que poderíamos passar de geração em geração...
Aliás...
"Ler era interpretação de sinais, e o mundo estava cheio deles. Cicatrizes, arranhões, pegadas. Se pudesse compreender o mundo iluminado, podia ler a história de cada marca com a mesma clareza com que lia uma frase em um livro."
E deixo, para encerrar o post, uma citação para refletir... sobre como às vezes deixamos de viver nossas vidas para invejar e imaginar como estaríamos na pele de outras pessoas... pensem nisso...
"Nós trabalhamos duro por nossas histórias. Elas são o que deixamos para trás quando morremos. Não são feitas para serem distorcidas por alguns vermes num bar em um beco escondido. Então, vão embora. Saiam daqui. Vão fazer alguma coisa digna de se contar, em vez de roubar de pessoas como eu."
Espero, de verdade, que vocês consigam vivenciar essa leitura deliciosa... beijinhos e até a próxima!!!!
Acho que o terceiro e o último quote foram os que me chamaram mais a atenção :D Pela foto no inicio desse post e pela resenha que você já postou deu pra perceber o quanto esse livro te interessou e fiquei bem curiosa pra lê-lo também ;)
ResponderExcluirTá aí um livro pra quem ama livro e a magia da leitura. Muitos quotes bonitos demais *.*
ResponderExcluirParece uma graça de leitura mesmo.
Olá Fabíola!
ResponderExcluirQue quotes profundos! Eu não conhecia o livro mas já estou apaixonada. Sem dúvida a autora transmite diversas mensagens importantes. O clima poético da história transmite magia ao leitor. Um livro perfeito pra quem valoriza a leitura.
Beijos
Curiosa demais com esse livro!!
ResponderExcluirOlá! A resenha já me deixou bastante empolgada em conhecer mais essa história, os quotes agora, só aumentaram ainda mais essa vontade (eita coisa boa). Amo histórias de fantasia e essa parece ser bem diferente, e claro que já está na minha lista.
ResponderExcluirOiee!
ResponderExcluirQue interessante este livro!
Gostei muito dos quotes, deu pra perceber que a leitura é super agradável e flui facilmente, eu não conhecia, mas já gostei de tudo o que vi e li.
Bjokas!
Fabíola!
ResponderExcluirAcho demais os quotes que escollhe, porque contam um pouco da história que poderemos encontrar e seus comentários, complementam.
cheirinhos
Rudy
Oi, Fabíola
ResponderExcluirQue quotes surpreendentes.
Se queria ler quando li a resenha agora posso dizer que estou desesperada pra ler.
O último quote é a pura verdade.
Beijos