Autor:Traci Chee
Páginas:464
Ano:2017
Editora:Plataforma 21
Gênero: Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Era uma vez um mundo chamado Kelanna. Um lugar tão maravilhoso quanto terrível, onde ninguém sabia ler. Lá, as histórias não eram registradas em papel como esta que você está prestes a ler, elas eram simplesmente transmitidas de geração a geração. Em uma dessas lendas, falava-se de um objeto misterioso que guardava a maior magia que o povo de Kelanna já conheceu: o livro. Quem soubesse interpretá-lo teria acesso a um poder inimaginável.Resenha:
Após o assassinato de seu pai por uma organização misteriosa, a jovem Sefia recebe de herança um estranho objeto retangular, que pode ser a chave para desvendar seu passado. Para isso, ela precisará aprender a decifrá-lo para entender o que o torna tão valioso e se tornar uma leitora.
Magia e grandes perigos, como o terrível Flagelo do Leste e sua famosa frota de piratas, cruzarão seu caminho. Mas você se engana se acha que Sefia enfrentará tudo sozinha…
*
Acróstico é uma composição escrita feita a partir das letras iniciais de palavras isoladas ou localizadas no início ou no interior de frases e de versos.
A partir dos acrósticos, que são lidos em sentido vertical, são formadas palavras ou frases. Eles refletem uma preocupação com a forma do discurso, motivo pelo qual são um dos recursos utilizados na função poética.
*
Olá!!!!
Vocês devem estar se perguntando "porque a Fabi colocou um termo de estudo no início desta resenha?" "Pra quê eu preciso saber o que é Acróstico?"... Bem, esse é um livro totalmente diferente de tudo que eu já tinha lido. A leitura dele é uma verdadeira experiência, uma aventura... cito aqui as palavras do Bruno Melo, analista de mídias sociais da editora, ao qual eu questionei um aparente erro de impressão da obra:
" Oi, Fabiola, tudo bem?
Pode parecer um defeito de impressão, mas é, na verdade, parte importante da edição do livro!
A leitora é um romance sobre metalinguagem e o poder dos livros, e isso se reflete na edição. Vários detalhes estão escondidos nas páginas, como palavras soltas no rodapé próximo aos números de páginas, manchas de tinta e palavras ocultadas. Se você olhar nas páginas 436 e 437, as páginas estão todas manchadas como se tivessem sido queimadas.
Por isso, não se preocupe. A menos que você encontre páginas repetidas (o que de fato seria um erro de impressão), tudo faz parte da experiência de leitura do livro."
Portanto, a partir deste momento (eu já estava na página 38 do livro e voltei a leitura do início) comecei a vivenciar a leitura e não a somente deixar que as palavras passassem por meus olhos... e já no início do livro me deparo com o primeiro (sim, terão outros, mas vou deixar para que vocês sigam o conselho da autora neste que cito) acróstico me dizendo que VEJA COM ATENÇÃO, o que fez desta leitura uma imersão por detalhes a serem procurados no livro todo, em cada palavra, em cada frase, em cada início de capítulo... e vou dizer que foi incrível, arrisco dizer que uma das melhores leituras da minha vida.
A história em si já é mágica pq trata de um povo que não lê, que não tem acesso a livros... e, quando uma pessoa tem o dom de "ler" a vida (sim, não somente palavras), ela se torna especial e por isso mesmo, na situação específica de Mar de Tinta e Ouro, caçada.
Sefia é uma destas pessoas... uma garotinha que vive com seus pais e sua tia Nin e que sabe desde sempre que algo é diferente na vida dela pois quando recebem visitas, ela é escondida em um quarto secreto para que ninguém saiba de sua existência. Treinada desde cedo para situações onde possa estar em perigo, um dado dia ela chega e encontra seu pai assassinado e a casa completamente destruída.
Daí em diante, cada detalhe do livro é importante de ser percebido e visto... fiquem atentos a coisas que pareçam erros ou falhas de impressão, pq não são... podem ser dicas preciosas e essenciais para que você entenda um pouco da luta de Sefia contra quem a persegue.
Os inícios de capítulos tem uma marcação diferente para mostrar a respeito de quem aquela parte do livro trata mas isso é algo a ser entendido também no decorrer da leitura.
Não vou falar muito desta obra pq acredito que, assim como eu, vocês vão ter um prazer individual em vivenciá-lo. Mas já adianto que seria interessante praticar o desapego e ler com canetas, lápis e sem dó de dobrar as pontinhas das páginas... sei que dói ouvir isso mas a proposta deste livro combina com essa atitude "monstruosa"... olhem o meu como ficou:
Bejios, boa leitura... e deixem seus comentários, estou curiosa!!!!!
Uma leitura diferente é o que parece ser esse livro. Gostei da resenha e fiquei curiosa pra ver a experiência que a leitura proporciona e curti as fotos dele na resenha.
ResponderExcluirCaramba, nem tinha ideia de como era esse livro. Tinha achado legal de capa e nome mas não vi muita coisa. Só pela edição e essa coisa toda com ler e as palavras e o prestar atenção já fiquei super curiosa e com vontade de conhecer. A Sefia tem uma jornada e tanto pela frente e só pelo tanto de marcação no livro dá pra ver que ele deixa ótimas impressões. Nem imaginaria isso tudo lendo a sinopse. Ela não entrega tanta coisa assim que me chamasse atenção. Deu vontade de ler *-*
ResponderExcluirFabíola!
ResponderExcluirApenas pelo fato do livro falar sobre o poder da leitura, seja de algo ou alguém, já merece uma atenção diferenciada e se a isso, está acoplado uma grande fantasia, personagens instigantes e magia (ah! como gosto quando há magia...), não tenho como me furtar a leitura desse livro, embora seja uma série e traga sentmentos como raiva e vingança, estimulando a busca da protagonista (é que não gosto muito desses sentimentos).
Boa Páscoa!
cheirinhos
Rudy
Esse livro me deixou muito curiosa. Eu gosto muito desse estilo de jornada de leitura que devem ser vivênciar ela de forma mais profunda e densa. Os detalhes da edição estão lindíssimos. Quero muito ler!
ResponderExcluirOlá! Uau! Fiquei simplesmente encantada com a proposta do livro. O gênero é um dos meus favoritos, só isso, já me deixou feliz, mas saber que a cada página lida terei enigmas e palavras escondidas, além disso, terei que desdobrar minha atenção durante a leitura, pronto, me conquistou.
ResponderExcluirOiee!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo.
Confesso que achei bem interessante isso do livro falar sobre um livro, e a história desse realmente parece ser muito boa. Vejo que a editora fez uma ótima diagramação e um bom acabamento, se dúvidas a edição faz jus a sua história.
Bjokas!
Olá Fabíola!
ResponderExcluirConfesso que pode ser um pouco difícil deixar o zelo de lado para explorar o livro. E que livro mais original! Uma verdadeira caça ao tesouro. Muito interessante a interação que a autora criou, achei sensacional! Uma obra perfeita para os amantes da leitura.
Beijos
Oi, Fabíola
ResponderExcluirVi esse livro quando foi lançado, achei a capa bem interessante. Mas não sabia exatamente qual era o conteúdo.
Gostei muito do enredo por tratar de um povo que não lê e apenas algumas outras uma pessoa tem o dom da leitura.
Estou bem curiosa para ler e será que vou realmente aprender rasurar o livro assim. E ainda é um livro interativo, que guia o leitor numa experiência única.
Beijos