Caixa de Pássaros - Josh Malerman

20 de fevereiro de 2019

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira, Ficção, Horror, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Romance de estréia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois de o misterioso surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.



Resenha:
Não Abra os Olhos!
Dizem que os seres humanos são curiosos por natureza e diante de uma ordem como essa, um mecanismo dentro de nós cria um desejo de ver o que quer seja negado a nós.
Porém, para qualquer que ler este livro, seu cérebro vai querer funcionar de uma forma totalmente diferente.

Caixa de Pássaros foi lançado em janeiro de 2015 no Brasil pela editora Intrínseca, e foi um grande sucesso, o autor Josh Malerman fez uma grande estréia.   Quase quatro anos depois a Netflix lançou um filme com a ganhadora do Oscar Sandra Bullock e novamente o livro voltou a entrar em evidencia.

Essa resenha será apenas do livro, se quiserem conhecer nossa opinião do filme, clique aqui.
No livro acompanhamos Malorie uma mulher que luta para sobreviver com seus dois filhos pequenos em um mundo onde existe um mal desconhecido, a espreita o tempo todo.


Há quatro anos algo horrível aconteceu com o mundo, porém, ninguém sabe dizer o que. Quem viu não sobreviveu tempo suficiente para contar aos demais, uma loucura enraizou em suas mentes, transformando-os: em loucos homicidas, violentos ou suicidas. A única coisa que sabemos com certeza que o que quer que seja, ataca através do sentido da visão, basta um segundo, um único olhar recaindo neste mal, e vocês estão perdidos, alguns muito mais rápidos do que os outros.

Então a única forma que ela tem para tentar sobreviver é abraçar a escuridão e segurança das vendas, que a separam do mundo que ela sempre conheceu.

 A linha temporal do livro se divide entre o presente e o passado quando então podemos conhecer o que causou a situação inicial de nossos três sobreviventes.
Nem sempre foram apenas os três nesta luta, e o desenrolar da historia deles vai marcando a vida de Malorie, e das crianças.

Em Michigan, em pleno outubro com o frio ameaçando se tornar a cada momento pior, Malorie precisa decidir se aquele é o momento ideal para pegar seus dois filhos de quatro anos e saírem em busca de um local seguro. Onde eles se escondem atualmente não está conseguindo prover mais a segurança que Malorie tanto deseja. Por toda a vida deles, ela os esteve treinando, para que sigam as regras dela, para que acordem de olhos fechados, para que usem o sentido da audição deles de forma aguçada e aprimorada. Ela precisa deles para se guiar nessa viagem em busca de um local seguro, eles tem agora uma capacidade de atenção e audição superior à dela.
“Prestem atenção. Vamos para um lugar que nenhum de vocês conhece. Nunca estiveram tão longe dessa casa. Muitas coisas lá fora podem acabar machucando vocês ou a mamãe se não ouvirem agora, hoje.”
Colocando os filhos em um barco ela então sai nessa jornada, e enquanto reza para que o local seguro exista como prometido, ela precisa enfrentar seus piores medos, aqueles enraizados tão profundamente nela, que irão testar nossos nervos enquanto lemos.

Impossível, não sentir uma enorme empatia por esses três personagens, eles enfrentam o inimigo final, aquele que sequer sabem como combater, como se proteger de algo que não podem ver?
“- Mamãe! – grita o Garoto.
Mamãe tem que abrir os olhos, quer dizer ela. Mamãe tem que olhar.
Mas os pássaros enlouqueceram.
- Mamãe! - repete o Garoto.
Ela responde. E mal reconhece a própria voz.
- O que foi, Garoto?
- Tem alguma coisa aqui com a gente, mamãe. Tem alguma coisa bem aqui.
O barco para”

Sem sombras de duvida um thriller muito emocionante, onde muitos momentos de tensão e sustos podem nos pegar desprevenidos. O medo do desconhecido é algo que move a humanidade, é à base de muitos outros medos que assolam nossas mentes diariamente e isso é bem descrito neste livro.

Não somente pelo medo que quer que esteja causando esse efeito nas pessoas, como o medo de perdermos o controle de nossas mentes. O que poderia nos fazer deixar nosso instinto de auto preservação de uma maneira tão catastrófica e violenta?

Este livro é para ser devorado, eu mesma o li em uma madrugada por não consegui me desprender do suspense. Porém, não é um livro para quem precisa ter todas as respostas descritas em uma história, o autor deixou vários pontos em abertos, o que acredito ter sido de propósito para gerar um debate e teorias sobre o tema: Você tem medo do quê?

Um favorito do ano quando o li pela primeira vez, e mesmo em uma releitura neste ultimo mês de 2018, se mostrou uma experiência fascinante de leitura.

Se quiserem ler o livro e ver o filme, para comparar deixem nos comentários suas impressões sobre ambos.


6 comentários

  1. Olá! O livro está na minha estante há algum tempo, comprei meio que num impulso (o preço estava muito bom), mas ainda não me dei a oportunidade de acompanhar essa história que parece ser bem interessante, mas ao mesmo tempo, apavorante, acho que é esse último motivo que me afasta um pouco para iniciar de uma vez a leitura. Mas como estou louca para assistir a tão esperada adaptação, quero muito poder conferir o livro, ainda esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete.
      Eu comprei ele super em conta também. Uma promoção linda no submarino assim que lançou.
      Lembro que quando o li fiquei impactada e quase ninguém tinha lido. Na época eu ainda não tinha esse círculo de amigos leitores online, e fiquei sozinha com as minhas teorias.
      Eu adoro ele e indico para todos ainda mais quem não costuma ler o estilo já que a escrita é muito fluida.
      Espero que quando o ler tenha uma grande experiência de leitura.
      Beijos. 😉

      Excluir
  2. Nunca li thriller porque sou muito medrosa kkk mas sem duvidas esse livro atendeu a todas as expectativas do publico, a premissa é muito boa e instigante. O autor consegue deixar o leitor ligado a todo momento e apreensivo também, fiquei até com vontade de ler. Pude perceber também que a leitura flui e quando você percebe o livro acabou. Eu não daria pra viver nesse livro kkkk morreria na primeira oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana!Eu também! Primeiro grito eu já tô abrindo os olhos e correndo!
      Eu amo thriller, suspense e terror, leio bastante mas prefiro que fique apenas dessa forma. Eu lendo e não vivendo esses terrores todos.
      E sim esse livro é do tipo que você vai lendo e mal percebe quando acaba.
      Um dos que eu mais gosto no gênero nos últimos anos.

      Excluir
  3. Oi, Vivian
    Amo thriller e Caixa de pássaros esta na minha lista de desejos.
    Fico com aquele pensamento toda vez que acesso a Netflix assisto ou não, estou resistindo porque quero ler o livro primeiro.
    Enfim, sua resenha me deixou com mais vontade de ler e sanou algumas dúvidas que tinha a respeito da trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luana, acredita que eu não vi muitas semelhanças entre livro e filme?
      Não sei se porque quando eu li eu praticamente fiz um filme na minha mente... hahaha

      Mas recomendo ler o livro primeiro pelas surpresas...

      Excluir