Luz, Câmera, Ação!!! Caixa de Pássaros ( Bird Box)

25 de dezembro de 2018

Diretor ou produtor:  Susanne Bier
Roteiro: Eric Heisserer, Josh Malerman
Ano (filmes): 2018
Gênero:  Drama, Ficção Científica , Suspense, Terror
Elenco:  Sandra Bullock, Trevante Rhodes, John Malkovich, Sarah Paulson, Jacki Weaver, Rosa,  Danielle Macdonald, Lil Rel Howery, Tom Hollander, Machine Gun Kelly, BD Wong, Parminder Nagra
Nota: 
Sinopse: Cinco anos depois de uma presença sinistra e invisível levar a maioria da sociedade ao suicídio, uma mãe e seus dois filhos fazem uma tentativa desesperada de alcançar a segurança.




Resenha: Pois bem, vou começar reclamando da sinopse, que não diz nada e o pouco que diz, não é bem assim. E olha que eu procurei por outras, não encontrei.

Resumindo e contando o que a sinopse não contou, Malorie (Sandra Bullock), ao se deparar com "o fim do mundo", grávida, acaba se refugiando numa casa com outros desconhecidos, estão presos lá, já que não tem como sair sem encontrar a criatura, força sinistra ou seja lá o quê que faz com que as pessoas se suicidem, parece que ficam, sei lá, em transe ou com muito medo de alguma coisa que vêem e a única alternativa para sua mente é acabar com a própria vida!

Bom, Malorie começa a história com sua irmã, mas logo a perde para a tal loucura, sem saber o que fazer ou para onde ir, se refugia com os tais desconhecidos. Acontece que juntar um monte de gente que se conhece em um lugar fechado, lutando pela vida já é difícil, imagina gente que não se conhece, portanto, não liga muito para o bem estar do próximo? Nada fácil, nada seguro.



Eles não podem sair à rua, não de olhos abertos e a solução encontrada é andar às cegas já que precisam ir atrás de comida.

Um a um, eles vão perecendo, até que ficam somente Malorie, duas crianças, uma dela e outra não e o Tom, outro sobrevivente que havia se juntado ao grupo. Cinco anos se passaram e eles estão vivendo em relativa segurança, aprenderam a desenvolver técnicas que os ajuda a vencer os obstáculos onde não podem ver, até que um contato pelo rádio os dá esperanças de que há um lugar onde se abrigar, para isso, terão que fazer uma difícil travessia num rio. Agora Malorie vai ter que tentar, sozinha com as crianças, vencer o rio, os perigos, as pessoas que a loucura dominou e que não cometeram suicídio e a tal presença. Imagina, ter que atravessar um rio de olhos fechados num barco? Com duas crianças pequenas? A uma travessia que dura alguns dias aliás.



É aí que o filme tem início. Começa com ela e as crianças se preparando para fugir e durante toda a travessia, lembranças nos mostram partes do passado que nos fazem entender como ela chegou até ali e porque agora está sozinha com as crianças.

Não tenho como comparar com o livro, pois não o li. Vi que teve gente reclamando que não está igual ao livro, que não está tão bom...enfim...

Mas para quem apenas assistiu ao filme, sem conhecer a narrativa original, posso dizer que está muito bom. É um estilo que eu gosto, não achei tão carregado de suspense, nem vi terror ali. Recomendo e se você ficou com vontade de assistir, está na Netflix.


8 comentários

  1. Não consegui ler esse livro mas fui ver o filme e adorei. O tom de tensão e aquela vontade de saber o que aconteceu pra ela estar sozinha com duas crianças no meio disso tudo foi bem legal. Confesso que acabei indo assistir mais pelo elenco. O livro sempre tive vontade de ler mas ainda não peguei de fato. E é, já vi tanta gente reclamando que a história tinha mais que nem sei o que vou achar do filme depois de ler. Mas sem ler ele tá bem legal, vale a pena pra quem gosta de umas coisas assim.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, cadê os spoilers?
    Rsrsrsrs.
    Adorei a resenha e vou criar coragem para assistir
    =D

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não conferi a adaptação, porém estou bastante curioso visto que tive a oportunidade de ler a obra original. Pela resenha é possível perceber que não há uma fidelidade para com os acontecimentos do livro, e isso até poderia ser irrelevante se a direção entregasse uma trama coerente e frenética, porém vejo que há uma má execução nas cenas que faz com que o espectador, quando não inteirado acerca do livro, não consiga entender a essência do suspense envolvendo as criaturas. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise!!
    Li o livro Caixa de pássaros tem mais ou menos um ano, e gostei bastante da história, então imagine a minha curiosidade para assistir o filme, e para mim adaptação ficou muito boa e curti a Sandra Bullock como a Malorie, enfim adorei como tudo foi conduzido e não tenho nada a reclamar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li o livro, por isso, pretendo assistir à adaptação somente após a leitura, afinal adoro fazer as comparações e descobrir o que faltou, o que está sobrando (risos). Mas só tenho lido coisas positivas em relação ao filme, então tenho certeza que vou gostar muito, a única coisa que está me prendendo no momento mesmo é um certo medinho, já que sou bem medrosa com uma leitura assim.

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise!
    Também não li o livro, já que não m atraio nem um pouco por terror. Ainda não vi nenhuma crítica a esse filme mas me parece medianamente bom já que o enredo não me atraiu muito, mas me animei um pouco com você dizendo que não há terror na adaptação. Gosto muito da atuação de Sandra Bullock e pretendo conferir o filme em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dê!!!! Ontem finalmente assisti tbm.. Como vc, não tenho parâmetros para comparação com o livro pois não o li mas sabemos que nunca será igual, não é?
    Bem, pessoalmente gostamos muito.. Percebi elementos do filme Fim dos Tempos (inclusive Charlie, um dia que estão escondidos na casa, faz um comentário usando esse nome, não sei se proposital ou não) e do It (quando ele menciona a tal "entidade" que toma a forma dos seus medos) mas esses detalhes não influenciaram no desenvolvimento da trama, no meu conceito. Acredito que as pessoas não tenham gostado da "indefinição" do mal que ronda a história mas não achei que isso tenha sido de todo ruim.
    O final, na minha opinião, encaixou perfeitamente nos acontecimentos e o reencontro que Malorie tem faz uma ponte emocional bem interessante.
    Tbm não vi terror mas o suspense foi bem apresentado.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da sua resenha, deu pra ver que é um filme intrigante e de nos deixar ansiosos para saber o que acontecerá com a Malorie e as crianças e com essa coisas que os faz se matarem.
    O livro ainda quero ler, tô adiando assistir ao filme, pra poder ler primeiro.
    bjs

    ResponderExcluir