Autor: George Orwell, ilustrado por Odyr Bernardi
Páginas: 172
Ano: 2018
Editora: Quadrinhos na Cia
Gênero: Distopia, Fábula, Ficção, Literatura Estrangeira, Política, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon| Submarino | Livraria da Travessa | Magazine Luiza
Nota:
Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stalin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, a obra passou a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell repetiria o mesmo gesto anos mais tarde com seu outro romance 1984, finalizado-o às pressas à beira da morte para que o mesmo service de alerta ao ocidente sobre o horrores do totalitarismo comunista.
É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.
Este livro foi cedido pela Editora Companhia das Letras, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora.
Resenha: A Revolução dos Bichos, consagrado romance de George Orwell, conta a história da Granja do Solar, uma fazenda onde os animais sofrem pelo excesso de trabalho e escassa alimentação. Dentre estes animais, Major, um porco ancião, se destacava como mentor dos animais. Major uniu todos os bichos da fazenda para compartilhar seus pensamentos em relação à opressão instaurada, mostrando um caminho para que os bichos pudessem viver em dignidade. Em uma corajosa filosofia, Major propõe que a ordem natural seja modificada, fazendo com que os animais se juntem como irmãos, não importando suas diferenças, para se levantar contra o ser humano.
O que quer que ande sobre duas pernas é inimigo, o que quer que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo. Lembrai-vos também de que na luta contra o Homem, não devemos ser como eles. Animal nenhum deve morar em casas nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar. Todos os hábitos do Homem são maus.Major morre como um mártir, trazendo ainda mais peso para suas palavras e alcançando todos os bichos em seu ideal revolucionário. Nesse âmbito, dois outros porcos, seguidores da filosofia de Major, passam a liderar os bichos: Bola-de-neve e Napoleão. Bola-de-neve procura trazer a revolução de Major tal como foi descrita na noite em que o líder a compartilhou, tentando fazer com que os bichos estejam sempre unidos, ajudando nos seus mandamentos, aprendendo e ensinando a ler e a escrever, e principalmente consolidando os princípios do Animalismo. Já Napoleão, apesar de também parecer um líder preocupado com a revolução, passa a seguir caminhos desconfiáveis, tomar atitudes questionáveis e parecer calculista demais em determinadas atitudes. Com o passar do tempo, Napoleão supera Bola-de-neve e passa a ser o líder supremo dos bichos da Granja do Solar, agora com o nome de Granja dos Bichos. Apesar de batalhas terem sido travadas entre homem e animal em nome do Animismo, pouco a pouco os bichos da fazenda começam a traçar inquestionáveis semelhanças entre o governo de Napoleão e a tirania anterior à revolução.
George Orwell escreveu este livro diante de um evidente descontentamento com a forma de governo da União Soviética, que, em sua opinião, estava se afastando dos reais ideais socialistas propostos por Karl Marx e outros pensadores. Uma clara alegoria foi feita, comparando Napoleão à Stalin e Bola-de-neve à Trotsky. Durante o enredo, várias manobras políticas são realizadas em prol do controle de massa, fazendo com que os animais aceitem as ordens do novo governo inquestionavelmente, aproximando assim o enredo da história humana em si, e trazendo uma segunda ótica sobre a revolução socialista na União Soviética.
O livro original já é conhecido por ter uma fácil narrativa em fábula direcionada ao público infanto-juvenil, e nesta versão ilustrada por Odyr Bernardi, a história torna-se ainda mais simples de ser compreendida. Com uma incrível retratação dos animais em tinta acrílica, Odyr Bernardi busca trazer uma seriedade aos seus desenhos, sendo suas ilustrações vívidas, realistas e em momentos, chocantes.
Conheça mais sobre o trabalho de Odyr Bernardi através de seu Instagram. |
Queria ler esses livros dele faz tempos. Só acabei conhecendo por escola e uns textos soltos, mas deu uma vontade danada de conhecer algum dia e esse é um livro que quero muito ler dele. Essa coisa dos animais e de colocar uma crítica na história através de algo tão simples e que quase soa infantil é bem interessante. Quando você pensa em um livro de animais já bate aquela ideia de coisa pra criança e adoro que não tenha nada disso na trama e seja cheia de alfinetadas e coisas que fazem a gente pensar. Não deve ser atoa que ficou famoso né. Gostaria de ler. Tem muita força através dessa historia.
ResponderExcluirOlá Michel!
ResponderExcluirOrwell faz leitor abrir os olhos para muitas coisas acerca do universo politico através de suas obras. Li 1984 e fiquei um pouco incomodada com a linguagem meio rebuscada e uma trama sem nexo, acho que não foi um boa escolha para um primeiro contato com o autor. Pela narrativa mais simples de A Revolução dos Bichos acho que terei uma experiência bem mais prazerosa, e é claro que essa versão ilustrada contribui muito para a conscientização dos mais jovens sobre o tema, algo importantíssimo nesses tempos sombrios em que vivemos.
Beijos
Oi Michel, tudo bem? Já li algumas resenhas sobre esse livro que só reforçam meu interesse na história e ler o que escreveu renovou a minha curiosidade por ela.
ResponderExcluirBeijos, Adri
Espiral de Livros
Oi, Michel!!
ResponderExcluirÉ incrível como um livro publicado há tanto tempo ainda é recente, A Revolução dos Bichos nos dar um panorama do descontentamento politica da época que o autor escreveu esse livro. Infelizmente ainda não li esse livro mais uma das minhas metas de 2019 e ler essa obra de George Orwell.
Bjoss
Olá! O livro é realmente incrível e ficou ainda mais interessante com essas ilustrações, eu mesma estou louca para reler com essa novidade. É impressionante que apesar da história ter inspiração no que acontecia na União soviética, mas cabe tão bem em outros momentos do nosso país e do mundo.
ResponderExcluirOlá, essa obra de Orwell de fato é um clássico brilhante justamente pela forma ousada com a qual discorre sobre o viés político do socialismo. É notório, contudo, que somente quem tem a História do mundo fresca na cabeça consegue ter a experiência ideal ao ler a obra, porém essa nova edição facilita bastante a leitura, ainda que um aprofundamento sobre a União Soviética não deixe de ser pertinente. Beijos.
ResponderExcluirOi Michel,
ResponderExcluireu amei demais A Revolução dos bichos, li duas vezes a versão original, e acho ele sensacional.
Adorei que lançaram essa nova edição, acho que com as mudanças, poderemos até mesmo perceber mais sobre política.
bjs