A Bela e a Fera, Perdida em um Livro - Jennifer Donnelly

23 de dezembro de 2018

Título: A Bela e a Fera, Perdida em um livro
Autora: Jennifer Donnelly
Páginas: 303
Ano: 2017
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Infantojuvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Depois do estrondoso sucesso do livro A Bela e a Fera, que figurou entre os primeiros na lista de mais vendidos da revista Veja por mais de 15 semanas acompanhando o sucesso do filme, vem aí uma nova aventura da Disney Presa no castelo da Fera, Bela acostumou-se à sua nova casa e fez amizade com todos que ali viviam. Quando ela encontra Nunca Mais, um livro encantado diferente de qualquer outro que já havia visto no castelo, Bela se perde em suas páginas e é transportada para um mundo de glamour e intrigas. As aventuras que sempre imaginou, os sonhos dos quais foi forçada a desistir quando se tornou prisioneira, tudo parece estar ao seu alcance novamente. Os encantadores e misteriosos personagens que ela encontra nas páginas desse livro lhe oferecem uma conversa agradável, uma vida deslumbrante, com todo o luxo parisiense e até mesmo permitem um encontro que ela nunca imaginou ser possível. Ali, Bela pode ter tudo o que sempre desejou, no entanto, algumas indagações permeiam essa aventura que beira a perfeição: será que Bela pode confiar nos novos companheiros que encontrou nas páginas de Nunca Mais? Esse mundo é mesmo real? E seus amigos que permaneceram no castelo da Fera, ela nunca mais os verá? Bela precisa responder todas essas questões e descobrir a verdade sobre o livro antes que se perca nele para sempre.



Este livro foi cedido pela Editora Universo dos Livros, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:

Sobre a edição tenho que dizer que está perfeita.... capa linda, detalhes em todos os cabeçalhos de páginas, notas de rodapé a respeito de algumas citações literárias que encontramos. A editora utilizou uma diagramação bem interessante: apesar das letras não serem muito grandes, a leitura é tranquila e agradável e é utilizado a mudança de estilo de fonte quando são transcritos pensamentos dos personagens (vocês sabem como adoro isso!).




O livro inicia com um interessante jogo entre duas irmãs bem conhecidas de todos nós: Amor e Morte. Elas observam Bela através de um espelho mágico e acompanham sua história com a Fera o que as inspira a uma aposta cuja pedra do tabuleiro é justamente Bela.
"A garota estava assustada com ele no início, pensou Morte, e quem não ficaria? Mas não está mais. Essa garota é a mais estranha das criaturas, ela vê com seu coração. Minha irmã está certa. Ela poderia ser a única. Mas isso não vai acontecer."
Morte, astuta como é, resolve quebrar as regras do jogo e coloca no caminho de Bela um livro mágico chamado Nunca Mais, o que poderá mudar a história para sempre.

O livro é muito bem escrito e dentro da proposta infantojuvenil, cumpre bem o seu papel. Temos a história original transcrita na maior parte do tempo mas a autora acrescenta alguns elementos que, ao menos nos filmes da Disney, não foram explorados.... alguns personagens novos e algumas lições valiosas, como é o caso de Agata e Remi.
"Ouça-me Remi, ela (Agata) disse, A morte ganha apenas se você deixar."
" Você acha que é a vida que vence a morte? Pois não é. É o amor. A vida é frágil. A vida acaba. Mas o amor? O amor vive para sempre."
Em alguns capítulos, somos apresentados a um enredo inédito que envolve Bela e o livro Nunca Mais, um portal mágico que a transporta para um mundo de sonhos, um mundo perfeito onde ela consegue vivenciar a realização de coisas que ela imagina desde criança na vila onde vive com o pai. Neste novo enredo pude identificar inspiração da autora em O Mágico de Oz com uma pitada de Coraline e o Mundo Secreto. Porém, ela consegue criar um universo bem interessante e que deixa com vontade de saber um pouco mais, de aprofundar um pouco mais.

Amor e Morte se confrontam em dado momento, e percebi que nenhuma das duas é somente má ou bondosa... o que as interesse é realmente vencer o jogo.
"Você está trapaceando, querida irmã. Mais uma vez. Precisa parar com isso."
A história original acaba tomando a maior parte do livro e neste sentido, confesso ter sentido um pouco a falta de mais componentes inéditos.
"Desde sempre, e para sempre, Amor e Morte seguirão jogando."

10 comentários

  1. Interessante esse jeito dele, gosto quando fazem alguma releitura ou adicionam coisas que possam explorar mais da historia. Essa é minha preferida, a da Bela. Mas quando diz original quer dizer dos filmes da Disney? Porque se for daquelas duas primeiras versões aí não identifiquei muita coisa. Os livros tem muito mais que os filmes. Uns elementos mágicos, coisas com bruxas e a família dela e da maldição do reino e coisa e tal. Achei interessante isso do livro que ela arruma e de toda a magia dele. Bem diferente e legal essa ideia. Dá pra ver muito com isso se for bem feito. No geral parece bom e leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!! Na verdade, minha referência foi realmente os filmes, eu ainda não havia lido nada da Bela... mas adoro releituras tbm.
      Obrigada!!!!

      Excluir
  2. Olá, a forma com a qual a autora revive o clássico da Disney é um dos pontos altos do livro, de modo que o leitor naturalmente vai associando os novos elementos que são incorporados à história original. Gosto da descrição que foi feita desse mundo no qual Bela adentra, e já percebi que Donnelly não poupa recursos para impressionar o leitor. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison, obrigada pelo comentário!!! Foi minha primeira leitura desta autora e gostei muito da experiência.

      Excluir
  3. Oi, Fabíola!!
    Gosto muito da história da A Bela e a Fera, mas nunca li nenhum livro sobre versões sobre esse conto de fadas, achei bem interessante essa versão da história, parece que a Bela vai parar num mundo mágico que consegue realizar vários sonhos que ela tinha desde de criança. Enfim, gostei muito da indicação e com certeza parece ser um livro bem legal.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!!!! Tbm não havia lido nada dessa história antes, meu referencial foram os filmes... fico feliz que tenha gostado da indicação, vale a pena ler!!!!

      Excluir
  4. Olá! Como a história da Bela é a minha favorita, dentre o mundo das princesas, essa sem dúvida é uma leitura obrigatória, pelo menos para mim. É sempre bom, ter um pouco mais da minha princesa favorita e vai ser bem divertido poder acompanhar essa aventura, mesmo já sabendo o final, é sempre maravilhoso poder suspirar um pouco mais com esses personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete!!!!! Olha só!! Dos filmes da Disney esse é um dos que me fazem chorar sempre que vejo... aquela música já me fez chorar muito no trânsito hehehehehe.... Fico feliz que tenha gostado da resenha e quando ler, comenta aqui o que achou!!!

      Excluir
  5. Olá Fabíola!
    Como uma grande fã de contos fique extasiada com esse livro. O jogo entre Amor e Morte me chamou muito a atenção com os questionamentos nos quotes que você postou. É uma pena a autora não ter colocado um pouco mais de originalidade na história, porém ela compensa nos fazendo ver Bela em outra realidade. Já quero essa obra pra ontem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa nova versão de A bela e a fera!
    Adoroooooo o filme da disney, e já li o livro que foi escrito depois do novo filme (lançado ano passado).
    Essa nova obra para ser muito criativa e essa interação da Amor e da Morte parece deixar tudo ainda mais instigante!
    Querooooo!
    bjs

    ResponderExcluir