Autor: Christina Dalcher
Páginas: 320
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Distopia, Ficção, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse:
O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR
O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.
Esse é só o começo...
Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.
...mas não é o fim.
Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.
"O que as meninas estudam agora? Um pouco de soma e subtração, ver as horas, saber contar o troco. Contar, claro. Devem aprender a contar até cem."
De cara, fiquei louca por ele, afinal, a ideia de só poder falar 100 palavras por dia é, pra mim, que falo pelos cotovelos, impossível. Acontece que não é bem assim! Não pode falar, fato! Mas as mulheres não podem se comunicar de maneira alguma. Linguagem de sinais, escrita, tudo foi tirado delas, tudo...
“Como mulheres, devemos manter o silêncio e obedecer. Se precisarmos saber de algo, perguntemos aos nossos maridos na intimidade do lar, porque é vergonhoso uma mulher questionar a liderança do homem, ordenada por Deus.”
Minhas expectativas estavam bem altas, eu estava esperando um livro muito bom e não me decepcionei. É intenso, questionador, perturbador e não é uma leitura fácil. Não é fácil de aceitar, tão pouco imaginar um mundo tão opressor quanto o que conhecemos em Vox.
"Agora as coisas são assim: temos uma cota diária de cem palavras por dia. Meus livros e revistas - até os exemplares antigos e Julia Child e (que ironia) uma publicação para donas de casa que uma amiga me deu como um presente de casamento brincalhão - estão trancados em armários para que Sonia não possa pegá-los."
Vamos conhecer a atual realidade da Dra. Jean McClellan, uma neurocientista super respeitada que de uma hora para outra se vê silenciada pelo governo, assim, em um dia ela tinha um emprego respeitável e voz para falar e no outro, nada....nem emprego, nem voz, nem a perspectiva de que alguma mudança possa acontecer, já que o governo e a igreja agora, ditam as regras.
Bom...Seu emprego foi tirado, assim como sua voz, que foi substituída por um bracelete, que é zerado a cada início de dia, quando o contador atinge o número limite, a mulher leva um choque, dependendo de quantas palavras a mais a pessoa fala, maior o choque.
Jean tem uma filha, tão reprimida quanto ela e três filhos, que tudo podem, assim como seu marido, o banana, ops, o Patrick, ah mas é sério...o cara é um banana! O filho mais velho está aprendendo a ser um machistazinho da pior qualidade e a pobre mulher tem que ver isso tudo, quieta. Ah....ela perdeu além do emprego, os livros, o computador, o celular, enfim....A mulher existe para cuidar da casa e só!
Mas como sempre, devido aos interesses dos políticos, Jean foi chamada ao trabalho, sua pulseira retirada e quando pensamos que as coisas iam ficar boas para ela, passamos a ver quanto um governo corrupto pode atingir, moldar e mudar o ser humano e ela agora, ainda que tenha voz novamente, continua na prisão que idealizaram para todos os que pensam diferente.
"Todas aquelas casas são pequenas prisões, penso, e dentro delas existem celas na forma de cozinhas, lavanderias e quartos."
Foi uma leitura bem densa, bem difícil. Ver de forma tão crua, tão direta, o que um governo pode fazer com toda uma população é impactante. Não que eu acredite que isso possa acontecer, claro, mas ainda assim, é bem perturbador. Podemos ver de forma muito clara que o preconceito é ensinado, não vem de berço.
Vemos isso de uma forma perturbadoramente clara no filho mais velho de Jean que não hesitou em colocar a mãe de lado como a nova sociedade ditou e no próprio Patrick, marido dela que, mesmo tendo vivido uma vida inteira da outra forma, aprendeu rapidinho a manter as coisas da esposa trancadas e as informações bem longe dela.
Enfim, como eu falei, não sabia como falar desse livro. Queria dar infinitos spoilers para justificar tudo o que eu achei, mas infelizmente, não posso fazer isso. A única coisa que posso adiantar é que o final foi muito corrido e que nos traz um Plot twist que eu não gostei nadinha!
Tirando isso, é uma "baita" de uma leitura! De verdade gente! Leiam, é perturbadora, mas maravilhosa! Tem um romance que eu não gostei... não precisava, mas isso é só a minha opinião!
"- Tenha cuidado, querida. Você tem muito mais a perder do que sua voz."
Enfim, como eu falei, não sabia como falar desse livro. Queria dar infinitos spoilers para justificar tudo o que eu achei, mas infelizmente, não posso fazer isso. A única coisa que posso adiantar é que o final foi muito corrido e que nos traz um Plot twist que eu não gostei nadinha!
Tirando isso, é uma "baita" de uma leitura! De verdade gente! Leiam, é perturbadora, mas maravilhosa! Tem um romance que eu não gostei... não precisava, mas isso é só a minha opinião!
O ebook está no unlimited e eu vi que tem audiolivro dele na Amazon também!
Nenhum comentário
Postar um comentário