Autor: Ronildo Brites
Páginas: 120
Ano: 2015
Editora: Editora Reflexão
Gênero: Filosofia, História, Religião e Espiritualidade, Sociologia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Editora Reflexão | Amazon | Venda Direta
Nota:
Sinopse:
Matar em nome de Deus é um paradoxo, mas a história foi e é uma verdade. Nesta obra percebemos que a repressão ao discurso polissêmico, não ficou restrito a conhecida Inquisição Católica. Os Protestantes, em seu nascedouro, contribuíram com essa história de repressão, dor e morte. "Inquisição Protestante: o Justo, pela sua fé matará", desestabilizará seus conceitos dobre a liberdade de discurso no ambiente de fé protestante, mostrando que passado e presente se tornam semelhantes quando se quer reprimir discursos diferentes dos estabelecidos pelas instituições religiosas.
Resenha:
Nesse livro, o autor cria uma pequena linha cronológica e nos transporta para uma verdadeira aula de história, através do tempo. A centralidade desse texto se dá ao apontar as opressões praticadas a luz da reforma protestante, chegando até os dias atuais.
”O resultado de um cristianismo, cuja reflexão teológica e pratica não se preocupa em eliminar os resquícios de perseguição e opressão oriundos da idade média, será extremamente danoso, e a Igreja Protestante, com base nos seus fundamentos, não poderá se relacionar bem com sua consciência e com sua história, enquanto permitir que a opressão seja realidade em suas comunidades.”Esse é um livro com embasamento cristão protestante, que denuncia as atrocidades e como funcionou a centralização de poder a partir de dogmas religiosos no contexto religioso cristão, e ainda aplica pontos de vista filosóficos.
Como não poderia faltar, o "líder" da reforma protestante é muito citado aqui, sendo assim, foi possível entender um pouco mais do que motivou Lutero, onde o monge agostiniano passou dos limites e também em sua acertada crítica ao comércio de indulgência. Nesse ponto, vemos o quanto uma interpretação errada, ainda que a favor da fé, pode causar danos irreparáveis. Danos que se refletem nos dias atuais.
Claro, que por Ronildo Brites ser Pastor Batista, você pode imaginar que a visão aplicada nesse texto seja a de minimizar confrontos, porém, não foi! Com muita propriedade, com embasamento literário, pessoal e sob o título de Teólogo Pós Graduado em Ciência da Religião, o autor cria um texto inquietante, de denúncia, capaz de mexer nas estruturas “politizadas” do sistema religioso que oprime.
”A história já nos mostrou que esta realidade não modifica as estruturas de poder, mas perpetuam estas mesmas estruturas, sendo mais perversa, por se acharem agindo em nome de Deus.”
A experiência de leitura foi sensacional, foi muito fácil entender o assunto, apesar da linguagem culta. O livro possui variadas citações que ajudam a compreender os questionamentos levantados. No Rodapé de cada página existe uma referência ou explicação.
Numa atualidade tão complexa, com pessoas realizando atrocidades em nome da política e da fé, ter esse livro em mãos me fez questionar e perceber, que ainda não nos distanciamos tanto daquele período de inquisição. Ainda hoje a opressão se repete, quisera eu que fosse apenas um termo que vemos em livros históricos.
Inquisição Protestante, O Justo Pela Sua Fé Matará, é um livro que sempre será atual, pois, o tempo passa e sempre existirá aquele que acha justo realizar qualquer tipo de atrocidade para proteger sua verdade e aqueles que tentam manter-se neutros em prol de sua zona de conforto.
”Enganados estarão sempre aqueles que discursarem a favor de uma suposta neutralidade, a escolha da neutralidade é tão perversa quanto a escolha pela opressão.”
Um livro rico, fluído, informativo, gostoso de ler, que estimula a reflexão e que denuncia tudo aquilo que quase ninguém ousa falar! Um livro capaz de tirar vendas, remover amarras e que recomendo sem sombra de dúvidas!
bjs e boa leitura :*
Olá! Sou apaixonada por história, por isso, tenho certeza que esse livro vai somar ainda mais na minha leitura e é sempre muito interessante ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre o que está por traz de fatos históricos assim como esse.
ResponderExcluirOi, Jéssica,
ResponderExcluirÉ viável o quanto esse livro é completo, esclarecedor e rentável.
Eu tenho muito interesse particularmente por essa parte da história, por ela ser envolta em uma aura de segredos escondidos a todo custo e nunca revelados ao público, nem nos livros aos quais costumamos ter acesso. Acredito que esse seria um livro mais do que informativo, que traria reflexões e levantaria questionamentos acerca da religião e do quanto ela influencia positiva e negativamente nossa história como seres humanos. O autor realmente tem propriedade para falar e é gratificante saber que ele conseguiu expressar-se de forma quase imparcial sobre o assunto.
ResponderExcluirOi Jéssica!
ResponderExcluirAchei esse livro bem diferente, primeira vez que leio sobre ele, na vdd nunca tinha o visto...
Não é uma leitura que me agrada, não sei se leria por hora...
Talvez pelo gênero...
Bjs!
Olá!
ResponderExcluirO livro traz temas bem interessantes e uma maneira clara sobre o que fala, não sei se leria mais quem saber, pelo menos é bem interessante.
Meu blog:
Tempos Literários